Já circulam pela Internet há alguns meses as primeiras páginas de MSP 50: Maurício de Sousa por 50 Artistas. As cinco dezenas de quadrinistas brasileiros convidados não conseguiram esconder a alegria de estar desenhando, oficialmente, páginas de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e Cia.
MSP 50
O álbum comemora as cinco décadas desde que Mauricio de Sousa, o grande nome dos quadrinhos infantis brasileiros, publicou sua primeira tira (do Bidu) e traz 50 nomes consagrados ou que vêm despontando no quadrinho nacional nos últimos anos.
O resultado vai ser lançado neste sábado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Em 192 páginas, o álbum faz a maior reunião de quadrinistas nacionais já vista: Ziraldo, Laerte, Angeli, Spacca, Fábio Yabu, Gabriel Bá, Fábio Moon, Fernando Gonsales, José Aguiar, Antonio Eder, Fido Nesti, Ivan Reis, Jean Galvão, Jean Okada, Lelis, Samuel Casal e Victor Cafaggi, para ficar só em um terço dos nomes. Há planos inclusive para um segundo volume, após artistas terem manifestado interesse em fazer suas histórias.
Veja na galeria as artes criadas pelos Cozinheiros do Omelete, Yabu e Aguiar.
O lançamento na Bienal será acompanhado de vários outros projetos de Maurício de Sousa para este ano. A começar por outras HQs: o álbum Bidu 50 Anos (histórias do cachorro azul dos primórdios até hoje), Turma da Mônica: Romeu e Julieta (clássica adaptação da peça teatral, relançada em capa dura) e Monica y su Pandilla e Monica's Gang (novas séries mensais, em espanhol e em inglês, que sairão nas bancas brasileiras para ajudar quem estuda as línguas estrangeiras). Há também livros infantis e até uma versão da Bíblia com a turma da Mônica.
O autor estará na Bienal das 18 às 20h deste sábado, no pavilhão azul. O álbum MSP 50 chega às livrarias nas próximas semanas, em duas versões: capa dura (R$ 98) e capa cartonada (R$ 55).