HQ/Livros

Artigo

Dia Mundial do Rock | De fracasso para item raro: A HQ "secreta" dos Beatles

Quadrinho dos anos 60 teve venda baixa na época do seu lançamento e virou raridade entre os fãs

13.07.2017, às 18H03.
Atualizada em 13.07.2017, ÀS 19H07

Nenhuma banda representa tanto o rock quanto os Beatles. A banda elevou o estilo para um outro patamar com sua popularidade e, graças a sua inovação técnica, revolucionou a música e influencia jovens até os dias de hoje. Nos anos 60, a beatlemania atingiu o seu auge e foram lançados os mais diversos produtos para explorar os garotos de Liverpool, mas em 1964 nasceu uma dos mais raros itens da carreira deles: um quadrinho oficial sobre a história do grupo.

Em fevereiro de 1964, a banda realizou sua histórica apresentação no Ed Sullivan Show em sua primeira viagem aos EUA. O momento literalmente parou o país, que registrou a audiência recorde de 73 milhões de espectadores, ou seja, 3/4 do público total. Os EUA foi conquistado imediatamente e a Dell Comics entrou em contato com o empresário do grupo para criar um quadrinho oficial baseado nos garotos de Liverpool.

Normalmente, uma grande publicação leva tempo para ser estruturada e produzida, podendo demorar até um ano (ou mais) para ser realizada. Porém, a necessidade de lucrar com os Beatles era imediata e em julho, apenas cinco meses após aparecerem no programa de talk-show, foi lançada uma revista com histórias sobre GeorgeRingoJohn Paul em tamanho gigante.

A história ilustrada por Joe Sinnott – que mais tarde trabalhou em quadrinhos da Marvel como ThorQuarteto Fantástico e SHIELD - não contava com muita novidade e era literalmente um caça-níquel. Quadrinhos falavam superficialmente sobre a trajetória do grupo e como eles conquistaram o coração dos EUAs com sua apresentação na televisão. Além disso, “revelava” informações como a comida favorita de John Lennon (geleia e cereais, de acordo com a revista).

Segundo o livro American Comic Book Chronicles: 1960-1964, a publicação contava com um total de 72 páginas, 64 de quadrinhos e o restante com pôsteres gigantes do grupo. Apesar da alta expectativa, a revista foi um fracasso imediato. Com um preço elevado – quase três vezes mais do que um quadrinho da editora custava – ela afundou nas bancas.

O fracasso da época fez com que o quadrinho virasse uma raridade e, atualmente, ele virou um dos itens mais preciosos para os fãs do grupo, sendo que uma edição pode ser encontrada no Ebay por até três mil reais.

Histórias em quadrinho baseadas nos Beatles voltaram a ganhar destaque recentemente, com O Quinto Beatle, de Vivek J. Tiwary e desenhos de Andrew C. Robinson Kyle Baker, que conta a história de Brian Epstein, empresário do grupo – leia mais. Além disso, foi confirmado que o filme Yellow Submarine ganhará uma nova versão em HQ que deve ser lançada em 2018 em comemoração aos 50 anos da animação – leia mais.

Contudo, a primeira viagem dos Beatles no mundo dos quadrinhos foi um dos grandes fracassos da banda. Confira algumas páginas da história: 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.