HQ/Livros

Disney | Como a compra da Fox afeta o mundo dos quadrinhos

Dark Horse pode perder grande parte do catálogo e BOOM! Studios pode até se fundir com a Marvel
-

A compra da Fox pela Disney também vai afetar a indústria dos quadrinhos. Com a aquisição, a Casa do Mickey, agora, terá uma parte da BOOM! Studios, uma das grandes editoras dos EUA atrás das gigantescas DC Comics Marvel – que também é da companhia. Além disso, a venda da produtora deve afetar diretamente a Dark Horse Comics.

Em 2009, a Disney entrou de cabeça no mundos dos quadrinhos com a compra da Marvel. Ela passou a controlar os heróis da Casa de Ideias em suas publicações e, ao mesmo tempo, realizou acordos com editoras como a IDW para continuar com revistas de seus personagens clássicos como o Pato Donald, Mickey Mouse e até adaptações de seus filmes – como uma versão de Enrolados.

Na mesma época da compra da Casa de Ideias, a Fox realizou algo semelhante e, pouco depois, confirmou a compra de uma pequena parte da BOOM! Studios, com a ideia de adaptar as principais HQs da editora para futuras produções na televisão ou no cinema. Além disso, realizou uma parceria com a Dark Horse para levar suas principais franquias para os quadrinhos – como fez com Alien e Buffy, a Caça-Vampiros, por exemplo.

Ao mesmo tempo, a Dark Horse contava com uma sólida parceria com a Lucasfilm e um de seus principais trabalhos era Star Wars, HQs que se passavam entre os filmes e expandiam o universo dos longas. Mas essa dinâmica começou a mudar no momento em que a Disney comprou a empresa fundada por George Lucas.

De início, nada mudou e as HQs continuaram saindo normalmente. Contudo, não demorou muito e a Disney decidiu que a Marvel começaria a publicar as histórias da franquia do zero e tudo o que foi feito na época da Dark Horse deixou de ser cânone e ganhou o selo Legend (obras que não fazem parte oficialmente da história). Com isso, a editora perdeu uma de suas principais HQs para uma de suas concorrentes.

Agora, com a compra da Fox, as coisas podem piorar para Dark Horse. Atualmente, ela publica HQs de Aliens, Prometheus, Alien Vs Predador, Predador, Firefly, Buffy, a Caça-Vampiros e diversas outras histórias vinculadas a produtora. Caso a Disney deseje, a editora pode perder grande parte do seu catálogo.

No caso da BOOM!, a incerteza ronda a editora. Ainda não se sabe sobre os planos da Disney, que pode tanto manter tudo como está, comprar o restante da empresa, vender sua parte ou até mesmo decidir juntá-la a Marvel.

O que deve acontecer é que a Disney deve aproveitar diversos acordos feitos pela Fox junto a BOOM!. Quadrinhos como Os Pequenos Guardiões, Rust, Goldie Vance e Lumberjanes tinham contratos assinados para se tornar série ou filme. Imperdoável, de Mark Waid, e Malignant estariam inclusive em desenvolvimento há alguns anos.

De qualquer forma, a Disney também deve afetar o mundo dos quadrinhos. Ainda não se sabe o que acontecerá, mas a expectativa é que mudanças aconteçam na indústria em breve.   

Leia mais sobre Disney

Rick and morty é da disney agora ?

Nos quadrinhos só, por favor rs

Entenda, o mercado de hqs americanas sempre foi duopolio, exceto por um currto momento de tento em que a Dark Horse superou a DC e virou triopolio. Mas o mercado de Hqs sempre foi duopolio, as outras mal conseguem concorrer com a marvel e a DC.

Das cinco maiores ela agora é dona de 2 e de mais da metade do acervo de outra, sobrando só a DC e a Image.

Disney entrou de cabeça no mundos dos quadrinhos, Quem redigiu isso esqueceu que o fundador Walt Disney começou nas HQs e é anterior a Marvel

E não é que ela é uma marvequinha safada mexxxmo, KKKKKKKK

Acredito que tudo corra bem para a Disney, mas os E.U.A não vão deixar uma 'superpotência' das mídias monopolizarem a coisa toda, isso corresponderia a uma grande % do ramo, muitos pontos e ressalvas vão ser colocados antes de isso realmente se concretizar.

Pode crer. :/

Sim

Pra gente isso é um pouco bom, muito desse material não era publicado aqui no Brasil por ser de editora pequena, agora a Panini pode lança-los

Ah sim

Tudo que eu conheço deles é hqs baseados em desenhos do Cartoon Network

Ah sim,nem sabia disso mano

Se eu lembro direito, ele virou uma idéia de Siegel e Shuster, originando o Superman. Foi uma bela homenagem do Mark Waid.

Pior que eu também pensei isso kkk

Verdade, agora com essa compra a Marvel não tem mais motivo para boicotar Quarteto e X-Men, ela TEM DE VOLTAR COM ELES.

Tadinha da Dark Horse.

Monopólio nunca é bom.

Todas as outras empresas grandes controlam mais de 10,00%, a warner tem mais de 15%

agora q voltaram, vão ficar estampados bem grande nos posteres haha

Sabe o que aconteceu com o Plutoniano no final da hq?

Na mão de apenas uma empresa, sendo que as outras devem ter 1, 2% é quase isso sim.

Pensei Q o "Boom" do título era uma bomba jornalística. Huahuahua que bocó!

E com o nome Stark na roupa

Ela é uma editora pequena, nível Archie Comics.

O contrato foi feito pela Warner e Fox, com a compra da Disney, acontece uma quebra de contrato, que para manter precisa efetuar um novo acordo, agora com a Warner e Disney, sendo que a Warner não deve assinar. Batman e Gotham continuam sendo da DC, amigo!

Eu nem sabia que afetava as hqs desse jeito,pra mim,dps da Marvel e DC,so a Dark Horse ea Mirage Comics eram as maiores editoras,nem sabia da Boom,nem conheço o trabalho dela pra falar a verdade,essa Boom publica quais quadrinhos?Sabem me dizer?

Por que da pra ganhar bem mais mudando pro lado deles.

Essa BOOM! Não produz qs hqs dos power rangers?

A disney não tá em monopolio, onde que 27% é monopolio?

A Disney tem aquele embate a respeito de direitos autorais, então se eles não ficarem fazendo remake e renovando franquias, corre o risco com os anos passando, de personagens se tornarem de dominio publico.

Vai seguir o mesmo rumo das outras, tudo sob a asa da Disney, melhor aceitar e infelizmente, qualidade vai cair um pouco (mas isso é discutivel)

Curioso... Diferente da DC a Marvel nunca deu muita bola para aquisições de outras editoras. Mas, claro, isso é até onde sei por isso me corrijam se estiver errado.

Só me dê de volta meu Quarteto Fantástico! Não dá pra existir em uma época que não tenha UMA HQ SEQUER DA MELHOR FAMÍLIA DE SUPER HEROIS DESSA ZONA!

Bem lembrado!!!!

Filme de Irredeemable? Meo deosss!

A própria Boom publicava quadrinhos Disney, hoje estão entre a Joe Books e IDW, a Disney possui a massa falida da Crossgen, tentaram relançar na Marvel e fracassou, a produção dos quadrinhos Disney são principalmente oriundas da Europa, principalmente italianas.

Cara, não fala bobagem por favor...a Disney comprou a FOX, não a Dark Horse...

Não, não tem que pedir autorização de coisa alguma...existe uma coisa chamada contrato e outra coisa chamada direitos autorais, o personagem Batman pode ser da DC, mas no caso da série, quem tem os direitos de veiculação e comercialização é a Fox, e a partir de alguns meses, a Disney. Mesma coisa no caso de Gotham, quem tem que pedir penico é a Warner, para passar no seu canal a cabo, por exemplo e não o contrário.

Só espero que nunca mais os X-Men e o Quarteto fiquem de fora dos posteres oficiais da Marvel das hqs.

Eu sei disso mas se a pessoa tem Netflix pra que ela vai assinar outro serviço de streaming pra ter um catálogo muito mais limitado a produções de um ou dois estúdios especificos ? Ou a pessoa vai optar por um ou outro, ou quem tem dinheiro e quiser ver coisas específicas vai ter que ficar pagando um monte de streaming diferente, eu particularmente prefiro um único que reúna todos os tipos de conteúdo do que espalharem tudo em plataformas diferentes, ai todo mundo sai ganhando sem querer enfiar um serviço desnecessário guela a baixo de quem é fã de algumas coisas e outras não de cada estúdio, fora que isso só aumenta a pirataria, que é ao que eu vou recorrer caso queira assistir algo específico, entendeu meu ponto de vista ? Daqui a pouco cada estúdio vai ter seu própio streaming banalizando a plataforma.

Complicado. Esse monopólio vai encarecer o produto (sem concorrência você pode pedir o preço que quiser, e os nerds sempre vão comprar), fechar porta de artistas e ideias contrárias as da casa (comum em grandes conglomerados) e pode até padronizar o mercado (se o público só consome a mesma coisa, ir contra a maré vira contraproducente e o restante passa apenas a copiar). Pior é que ela tá em todos os tipos de entretenimento hoje em dia. Futuros distópicos cyberpunks, aí vamos nós.

Achei engraçado a frase "Em 2009, a Disney entrou de cabeça no mundos dos quadrinhos com a compra da Marvel". Compreendi, é claro, por que os quadrinhos Disney nos EUA eram produzidos por outras empresas, devido ao fato da Disney não possuir até então uma editora de quadrinhos. Mas a penetração dos quadrinhos Disney na américa latina é enorme. Fazem parte da minha vida até hoje. Ps. Tony Stark e Red Richards são fichinha perto do Prof. Pardal.

Mas isso não é só com a Disney. No geral, todo mundo em Hollywood está repetindo coisas que deram certo no passado. Por isso tanto remake de filmes/séries. Os produtores tem preferido arriscar em algo que fez sucesso antes do que arriscar em novidades.

Blz, mas n é muito tempo, senão rolar mas nenhum "acordo histórico" programou para daqui a 4 anos, só o tempo estabelecer essas negociações atuais e tal.

Todo esse planejamento de fazer remakes opu apostar mais no genérico parte do presidente. Ele ia se aposentar antes. Mas ai os acionistas insistiram pra que ele ficasse por mais tempo.

Ah, sim... eles gastaram UMA NOTA sem pensar devidamente nas possibilidades de isso não ser aprovado. Aham.

Desmentiu!

Acho eu q isso n tem haver com o presidente, a Disney cada vez maior impede mesmo as obras autorais inovadoras e q ainda sejam ousadas (no sentido de liberdade criativa sem restrições). Mas se é culpa do presidente então tá tranquilo, ele planeja se aposentar daqui a 4 anos,certo q tava programado para ano que vem só q essa compra impediu isso, além de ser a terceira vez q ele tenta se aposentar, no entanto com certeza da próxima tentativa q já tá programada ele deixa a Disney.

Impagável a foto do Deadpool saindo algemado por um guarda na porta de um dos parques da Di$ney.

Só que a pegada do atual presidente da Disney é fazer coisas repetitivas e genéricas. Pois isso traz mais segurança financeira. Dificilmente obras autorias vão sair em larga escala.

Ok

Cara, em todos os filmes da Di$ney há sempre um ser soturno, meio nas trevas, pode notar.

As series da DC que passam em outros canais, usam direitos emprestados pela Warner, tanto que falaram que a Fox não pode comercializar nada de Batman sem autorização da Warner, então se a Disney quiser passar Gotham ou a serie antiga do Batman, eles tem que pedir pra Warner autorizar.

A diferença é que a Netflix no começo tinha parceria com todos os estúdios e tinha conteúdo de todo mundo. Com a criação desses serviços, a Netflix não só ganha concorrentes, como também ta perdendo direitos. Em breve Netflix vai ter que sobreviver de conteúdo próprio e como eles já tem um divida alta, isso pode afundar o serviço deles de vez.

Na matéria eles tb citam a Warner é a AT&T q teve a fusão barrada por causa do Trump, pq ele odeia a CNN

E precisa? Vc sabe q não é bem assim, o próprio presidente da Disney cogitou criar uma divisão da Marvel Studios para filmes com classificação R, ou seja, sendo verdade ou não se Deadpool 2 fizer bastante sucesso essa idéia tem grandes chances de se tornar real e isso seria algo novo se for comparar as últimas produções da Disney lançadas.

É o que não acontece com a ATT e Warner/ DC

Saiu uma matéria hj no TheWrap dizendo q o acordo provavelmente deve ser aprovado, citam vários motivos, inclusive a amizade entre o senhor Murdoch e o Trump como um dos motivos da aprovação

E tb cara

Gothan tmb

Com a transação realizada, a Marvel pode já antecipadamente começar a dizer que já começou a compra de uma parte da história da DC. Sim, a série antológica de Batman e Robin, a do Pah! pum! foi realizada pela Fox Television na época, anos 60/70 e agora em poder da DMF. Será que a DC já pensou nisso?

A Dark Horse não foi comprada pela Disney, então eles não podem demitir ninguém. E a Disney sempre tenta ganhar o máximo possível de dinheiro, se ta dando certo, porque mudar?

Tente me desmentir.

Sim. Estavam bem escondidos. Inclusive o Quarteto foi desmantelado e até o Ciclope virou vilão e morreu, assim como morreram o Xavier e o Wolverine. Tudo deve voltar ao normal agora.

O futuro é o streaming, é claro que outras empresas vão formar sua própria plataforma, seria mais tosco ter só a Netflix nesse ramo, seria o mesmo que ter uma Tv com um único canal, a concorrência é algo bom para o mercado, bom pra se trazer variedades e novos produtos...

sim, até por que a Marvel vinha boicotando eles nos hqs, a fim de diminuir a força dos heróis que a Marvel Studios não tinham controle.

Será que agora IMPERDOÁVEL vai ser publicado pela Panini aqui no Brasil de forma decente? Não quero mais saber de nada da DEVIR e tenho uma profunda indignação com ela (e com a Mythos) pelas coisas que começa a publicar e não continua!

Quero ver fazer milagre e melhorar as HQs e animação da marvel.

Dark Horse, a casa do Hellboy é adorada por mim e agora vem essa cambada querer destruir o que se construiu.

os advogados Mickey com certeza reviraram o contrato de ponta cabeça procurando algo que impedisse, isso vai ser só burocracia, talvez tenha que abrir mão de um ou outro estúdio da Fox, talvez a tv aberta ou a Sports, sei lá. Mas no fim vai se confirmar. Mas a Fox operar independente até meio de 2019 acredito, só depois o controle será efetivo Disney.

''tem que ser muito fanboy pra cair na ganancia desses executivos sem cérebro.'' só porque eu ou você nao iremos consumir, ( nem pago streaming) não significa que não podem fazer sucesso, acredito que serão sim. Porque alem de terem os filmes e series de tv, tanto a DC e a Marvel, terão filmes da Warner e da Disney que são muitos. A Netflix vem tentando de maneira frustrada apostando em produtos originais que não estão vigando, alguns poucos que estão a maioria vem sendo cancelada. Como foi com The Get Down uma série caríssima, entre outras produções

Streaming de produtos da DC KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, não sou hater de maneira nenhuma, amo a DC e os personagens mas essas tentativas de outras empresas em terem seus clones da Netflix é patético, tomara que fracasse miseravelmente essa ideia ridícula. Depois reclamam que os estúdios tentar reproduzir a "fórmula Marvel" de universo compartilhado e fracassam e dizem que é culpa da Marvel, não podem ver uma coisa dar certo que já querem copiar a exaustão, Netflix foi a primeira e será a melhor porque reune todo tipo de produto, duvido que tem usa Netflix vai pagar por fora pra ter Disney ou FOX ou DC por fora, tem que ser muito fanboy pra cair na ganancia desses executivos sem cérebro.

até Fênix Negra,a Marvel deve está planejando em como colocar eles no universo...

vão parar de boicotar eles em animações,hqs e jogos?

AT & T também, seu conglomerado de entretenimento será maior do que o da Disney, terão duas plataformas streaming uma da Warner e a outra somente para produtos DC. As duas precisam da aprovação se uma'' dançar'' na fusão a outra irá também.

São favas contadas, seu chorão. Aceita que dói menos...kkkkklk

KKKKK..viu mais um hater detected.

Quando a Disney comprou Star Wars demitiu todos os artistas da LucasArts e fechou o estúdio. A Dark Horse pode ter o mesmo destino. O atual presidente da Disney não tem interesse em criar coisas novas. O foco dele é refilmar ou repetir de modo genérico o mesmo filme, animação, game ou HQ.

Outra mudança que poderemos ver é a retomada na importância dos X-Men e Quarteto Fantástico nos quadrinhos, pois agora a Disney poderá lucar (muito mais) com eles nos cinemas.

muita calma pessoal, ainda falta a aprovação do governo americano, e isso vai demorar mais do que 1 ano.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus