HQ/Livros

Artigo

Não perturbem o Miller!

Não perturbem o Miller!

04.04.2002, às 00H00.
Atualizada em 05.12.2016, ÀS 16H04
Não faz muito tempo, o veterano quadrinhista John Byrne fez um certo número de histórias do Homem-Aranha. Foi seu primeiro trabalho com um personagem de primeira linha em muitos anos.

Tais histórias, por diversos motivos, foram muito mal recebidas pelos fãs. Não faltou quem o chamasse de "caduco" ou decretasse irremediável o final de sua carreira; clamor esse muito precipitado, diga-se de passagem, haja vista a boa qualidade de Gerações.

Mais recentemente, com o lançamento da nova mini-série Cavaleiro das Trevas 2, o mesmo coro se fez ouvir em torno de outro monstro sagrado das HQs: Frank Miller.

Eu me lembro de ter sido um dos poucos defensores de Byrne quando muitos o chamavam de "ultrapassado". Nada mais justo, então, que eu seja o primeiro a defender Miller.

Em primeiro lugar, devo dizer algo que as pessoas parecem esquecer: NINGUÉM É PERFEITO! Todo mundo pode cometer erros e DK2 parece ser um dos pontos rasos da carreira de Miller. Mas daí a dizer que ele está acabado&qt;& Não exageremos.

Permitam-me mencionar minha experiência pessoal com os trabalhos de Miller: Eu nunca achei Cavaleiro das Trevas tudo aquilo de que se fala. É um bom exemplo de arte seqüencial&qt;& Sem dúvida! O ápice da carreira de Frank Miller&qt;& Não! Eu sempre preferi Ronin, mas, como não era estrelada por um maluco vestido de quiróptero, essa série jamais teve a mesma receptividade.

Mais tarde, no final dos anos 80 e início dos 90, Miller sumiu do mapa. Ficou um longo tempo ausente dos quadrinhos, fazendo roteiros para (fracos) filmes hollywoodianos (Robocop 2 e 3). Quando voltou, apareceu com um dos trabalhos mais terríveis de sua carreira: Elektra Vive. Muito bem desenhado, é verdade, mas nulo de conteúdo.

Naquela altura, um jovem e ingênuo Hunter proclamou – para seus amigos, já que "Internet" ainda era um conceito abstrato –, com aquela segurança que só fã de quadrinhos ostenta: Frank Miller estava acabado!

Eu não podia estar mais errado!

Embora Liberdade, o trabalho seguinte de Miller não fosse nada de excepcional, o autor rapidamente lançou uma seqüência de obras memoráveis – Hard Boiled, Big Guy & Rusty e várias séries de Sin City –, culminando com aquela que eu considero sua obra-prima: 300, que, não custa ressaltar, saiu há cerca de 3 anos apenas!

Então, mais tarde, ele decide fazer a seqüência de um título que não precisava de continuação, com a intenção patente de faturar umas verdinhas em cima do antigo sucesso. Embora não seja, Batman: O cavaleiro das trevas é percebido como seu melhor momento por um público que só posso considerar desinformado. Então, ao fazer isso, o sujeito é execrado e taxado automaticamente um fracassado. E - pasmem! - o veredicto é lavrado antes mesmo da série terminar! Meio precipitado, não acham&qt;& Infelizmente, típico de fãs de quadrinhos.

Todos têm o direito de fazer trabalhos inferiores, especialmente aqueles criadores que tantos bons serviços já prestaram às HQs.

Miller está acabado&qt;& Não mesmo! Ele fez sua melhor HQ há poucos anos. Como poderia estar acabado&qt;&

E Byrne&qt;& OK, ele fez Gênesis, um megacrossover da DC, felizmente inédito no Brasil, ruim até a última gota de nanquim, mas criou também a excelente Gerações!

E Alan Moore&qt;& Não é ele que está fazendo uma série de trabalhos rasteiros na linha ABC&qt;& Talvez, mas também fez a Liga dos Cavalheiros!

E Stan Lee&qt;& Ora, o velhinho anda fazendo o mesmo que aprontava quando éramos moleques. Será que acharíamos seu trabalho atual ruim se o lêssemos com a mentalidade daqueles tempos&qt;&

A lista de exemplos é infindável. Os citados acima, porém, bastam para se confirmar como é injusto exigir de nossos ídolos uma obra-prima por semana. Acordemos! Essa não é e nunca foi a intenção deles. Nós, a esta altura, temos MUITO mais experiência do que na época em que lemos as obras mais marcantes desses criadores. É muito mais difícil nos maravilharmos como das primeiras vezes. Além disso, por que tanta exigência com os quadrinhos se nos contentamos cordialmente com porcarias no cinema e na TV&qt;&

Cavaleiro das Trevas 2 não é tão bom quanto o primeiro&qt;& Não mesmo! Mas é uma boa HQ&qt;& Sim! Isso é que deveria importar! Se querem uma obra-prima, então, vão ler Red Star - A estrela vermelha e não fiquem perturbando o pobre do Miller! Ele está apenas fazendo seu trabalho!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.