HQ/Livros

O que esperar da continuação de Me Chame Pelo Seu Nome

Desfecho do livro tem mais a oferecer à história de Elio e Oliver
-
Sony Pictures Classics/Reprodução
 - Sony Pictures Classics/Reprodução

Assim como O Senhor dos Anéis, o romance que deu origem ao filme Me Chame Pelo Seu Nome acaba umas três vezes antes de terminar de fato. Se a adaptação ao cinema pega o momento mais climático para encerrar a história de Oliver e Elio, o livro de André Aciman estica a ruptura e escolhe um caminho mais conciliador, que enforma melhor a narrativa como um bildungsroman sobre Elio - quem ele foi ao longo do livro, quem se tornou depois.

No livro, afinal, Elio é o narrador que divide conosco todo o seu fluxo de consciência, seus medos e suas vontades, e Aciman parece se sentir obrigado a nos mostrar, pelo menos panoramicamente, como o amor de juventude do menino impactou sua vida adulta, e toda a última parte do romance transcorre como um epílogo, em que Elio revisita seus sentimentos por Oliver a título de reflexão. No filme de Luca Guadagnino é diferente, não há narração e os protagonistas interiorizam tudo nos primeiros contatos (Elio só verbaliza angústias quando escreve os bilhetes em voz alta para Oliver). Mais do que o livro, o filme tem o caráter do efêmero, do amor de verão - daí seu final parece feito mais na medida.

Já o livro tem personagens (como a menina doente) e situações (como a noitada boêmia em Roma com o poeta e os literatos) que sugerem um acúmulo maior do tempo e das experiências sociais, que extrapolam a simples relação do menino com o americano. Me Chame Pelo Seu Nome, o filme, faz essas escolhas conscientemente, encerrando sua narrativa na bolha dos dois protagonistas naquele verão na Itália, e eliminando aquilo que poderia sugerir que o amor de Elio e Oliver se irradia a partir deles para outras pessoas, outros espaços, outros tempos.

Assim, se Guadagnino se dispuser mesmo a criar uma continuação, essa deve se emancipar bastante do livro e também do que foi o primeiro filme, porque uma sequência dessa história pressupõe que o amor de Elio e Oliver se transformou em outras relações, permeou outros círculos sociais, tocou questões afetivas e profissionais apenas como evocação. Uma adaptação fiel como foi a de Me Chame Pelo Seu Nome seria impossível, afinal, porque o final do livro aborda os próximos vinte anos das vidas de Elio e Oliver como um grande mosaico de instantâneos.

Guadagnino já disse em entrevista que imagina continuar essa história como François Truffaut havia feito nos filmes sobre a infância, a adolescência e a vida adulta de Antoine Doinel. Isso significa que veríamos Elio em fases dintintas de sua vida, cercado de personagens novos, mas mantendo os traços de personalidade, de inquietação e de costumes que o definem. Essa não parece, porém, a escolha mais viável do ponto de vista comercial, para os fãs que esperam os reencontros de Oliver e Elio. De qualquer forma, se Guadagnino seguir um caminho similar ao da trilogia de Richard Linklater com Julie Delpy e Ethan Hawke, então os próximos filmes de Me Chame Pelo Seu Nome, numa adaptação minimamente fiel do desfecho do romance de Aciman, estariam cheios de melancolia e reminiscências.

Não respeita não, vc vem numa noticia de um filme LGBT soh pra causar, e vem me dizer que respeita, hipocresia gritando, hein. Obviamente, soh prost pra sair com vc, pq mulher que se da o minimo de valor não sairia com um idiota que nem vc

Aceitar e respeitar as diferenças eh ver a humanidade morrer? Na verdade acho o contrario, e quanto a questão de cacarejar, não sou as galinhas que vc costuma pegar, estou bem acima disso. (se eh que vc pega alguém, deve ser falta de amor, que não te deixa ver que amor, independente se for hétero ou homossexual, não mata ninguém.)

Primeiro, estava bem na cara que vc eh o tipo de pessoa que so vê filmes com 'ação desenfreada e ainda acho que não tem sensibilidade nenhuma, hj em dia não acho que sou minoria, graças a Deus, pq se a maioria pensasse como vc, concordaria com o fim da raça humana

Eu disse para você escutar podcast e ler as críticas para entender o por que do filme estar sendo tão elogiado, não para mudar sua opinião sobre o filme né já que vc disse que o filme só está recebendo boas críticas por ser "de boiola"

Moonlight serve para pessoas que tem o minimo de sensibilidade, coisa que vc com certeza não tem, deve ser fã de Velozes e Furiosos, no minino

Não estou falando pra ler as críticas ou escutar podcast para mudar sua opinião sobre o filme, né. Mas sim pra você tentar entender os motivos pelo qual o filme está sendo elogiado, porque você insiste em dizer que é porque " filme de boiola" ganha elogios só pela temática, o que é bem engraçado porque este é o filme que menos tenta levantar qualquer bandeira sobre o tema. O filme é basicamente um filme arte europeu, não tem nada a ver com dramalhões hollywoodianos.

Não é nem o único filme LGBT lançado ano passado nos festivais, cara....Difícil alguém gostar de cinema e pelo menos não ver a qualidade técnica do filme, escute podcasts, leia críticas e você perceberá que o filme está sendo elogiado por gente que entende do assunto, não é pela temática. Independente de gostar do tema ou não, é inegável a qualidade do longa. Uma pena você não ter gostado e perder tempo comparando com outro filme que não tem nada a ver

Não ignoro, pq pessoas como vc devem ser combatidas e rebatidas

Não me chame pelo meu nome, estou trabalhando...use o de guerra.

Tbm acredito que o Timothée não vai levar esse Oscar. Porém essa indicação dele ja ajuda dar aquele up na carreira e quem sabe muito futuramente com mais trabalhos o Oscar dele venha.

Opiniões homofóbicas e misóginas como as suas eh melhor vc guardar para si

Cheio de crianças querendo chamar a atenção nos comentários. Não liga, gente. Sobre a continuação, eu acho totalmente desnecessária. Não tenho medo de cagarem na sequência, mas sim dele ser um filme irrelevante.

Acho meio que bobeira fazer outro filme, visto que o filme foi perfeito e não precisa seguir o caminho do livro, mas tô ansioso pela continuação.

Olha aqui todos vocês que vem aqui comentar essa opinião de ''ah sou macho alfa, n suporto esse tipo de filme''. Saibam que isso é um tipo de amor. A natureza tem maneiras astutas de descobrir nossos pontos fracos. Então se vc é contra, fique caladinho, isso estará ajudando bastante na colaboração pro nosso bem e construção da paz. Filme excelente, perfeito, chorei no final!

Olha aqui todos vocês que vem aqui comentar essa opinião de ''ah sou macho alfa, n suporto esse tipo de filme''. Saibam que isso é um tipo de amor. A natureza tem maneiras astutas de descobrir nossos pontos fracos. Então se vc é contra, fique caladinho, isso estará ajudando bastante na colaboração pro nosso bem e construção da paz. Filme excelente, perfeito, chorei no final!

Ainda não terminou de mastigar seu biscoito? Toma mais um! Olha quantos comentários contra um comentário bobo.

queria fazer uma piada, mas nos dias de hj tenho medo.

Mas não vai estragar, o primeiro sempre vai estar aí a disposição para assistir. Captura um momento específico na vida desses personagens, seria interessante acompanhar como isto vai afetar suas vidas ( como no livro)

Kkkkkkkkkkkkk

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cruz Credo ....

Eu não sou LGBT, e estou aqui, não pela causa, mais pelo filme que eh uma obra de arte, e vc ai dizendo que 'Todo filme LGBT é acima da média hoje em dia.' Existem filmes LGBT ruins hj em dia tbm, no Netflix tem um monte, mas vc questionar a qualidade de Moonlight e Me Chame pelo seu nome eh lamentável.

Deu para perceber que você não assistiu o filme. O filme não é ovacionado por tratar de uma relação homossexual, assista e verá que a sensibilidade e competência com que se conta uma história é o cerne dessa obra;

Mas estão elogiando exatamente por estes motivos que você citou, direção, fotografia, a interpretação dos atores. É muito mais sobre a forma que o filme conta aquela história do que a história em si ( que bem, é simples...mas tem várias camadas quando vc presta atenção). O filme está longe de ser superestimado

Ué! Só pode comentar um filme LGBT quem for LGBT? Filme é filme. Mesmo aqueles filmes que não gostamos, queremos comentar. Eu não estou dizendo que o filme é ruim. Todo filme LGBT é acima da média hoje em dia.

Espero que o projeto não saia do papel.Assim não correm o risco de estragar algo tão belo

Espero que não saia,assim não correm o risco de estragar algo tão belo.

Assisti e sinceramente... Achei muito bem feito! No quesito fotografia e direção, espetaculares! A adaptação do texto também ficou muito boa. Mas fora isso, não tô entendendo esse alvoroço todo em cima desse filme... É só mais uma história de uma paixão de verão entre um menino e um cara mais velho. Agora, a interpretação do protagonista é real, convincente e gutural. Não creio que ele vá levar Oscar, mas ele deve ir numa crescente e um dia chegará a hora dele. Tem filmes com essa mesma temática muito mais interessantes.

Fazendo o que? Homofobia é todo aquele tem ódio de gays, aqueles que querem matar. Aqui ninguém está falando nada do tipo. Discordar e criticar não torna a pessoa homofóbica. As pessoas estão rotulando os outros exatamente para fugir do debate.

Evandro pq vc faz isso?

Oi? Pq vc vem numa noticia comentar sobre um filme LGBT se vc não eh nem simpatizante?

Pq vc vem numa noticia comentar sobre um filme LGBT se vc não eh nem simpatizante? Talvez seja uma curiosidade aguçando ai..

Pq vc vem numa noticia comentar sobre um filme LGBT se vc não eh nem simpatizante? Talvez seja uma curiosidade aguçando ai.

Pq vc vem numa noticia comentar sobre um filme LGBT se vc não eh nem simpatizante? Talvez seja uma curiosidade aguçando ai

Pq vc vem numa noticia comentar sobre um filme LGBT se vc não eh nem simpatizante, talvez seja uma curiosidade aguçando ai

E vc eh outro 'boiola' que vem comentar na noticia de filme LGBT

Mas alemão tem palavra complexa e autodefinidora pra tudo mesmo... Bildungsroman?!?!?!? Uau!!!

Passando vergonha na internet

Homofóbico, alguém aqui falou em matar gays, para você chamá-los de homofóbicos?

Sim é tosco mas aqui é cheio de cara assim, nao faz sentido mesmo mas como disse Omelete é assim kkkkkkkk Seja em filme de herói ou série ou até música já vi algo assim.

Isso se chama evolução. Tem que existir personagens gays, trans e bi em todas midias, isso não é forçação de barra, é mostrar que existe que é normal e natural, o entretenimento é só o espelho da vida real é compreensivel essa atenção. sobre Bonecas tudo é questão de entedimento, coisa mais rara era ter bonecas negras e hj são super comuns, não se pode esconder aquilo que existe e normal, isso é preconceito.

Não é único filme lançado em festivais com o mesmo tema em 2017, mas foi o único que ganhou tantas críticas positivas e prêmios. Seu argumento não faz sentido

Outro filme ruim que é tratado como "obra-prima" só porque aborda o hossexualismo. A atuação de Gary Oldman como Winston Churchill no filmaço O destino de uma nação... esse sim é merecedor de Oscar.

Tá cheio de homofóbico nesses comentários.. Da até nojo. Mas fazer oq né, existe ser humano bosta em todo lugar.. ;-;

Eu dava oscar só pela cena dos créditos.

Tá cheio de homofóbico nesses comentários.. Da até nojo. Mas fazer oq né, existe ser humano bosta em todo lugar.. ;-;

Ah, mas é diferente entrar em uma matéria de sei lá BvS e comentar que não gostou do filme, zuar a Martha e etc - ok, mas até aí o pessoal normalmente assiste e tem uma opinião formada né. Agora abrir a matéria de uma continuação de um filme que vc nem assistiu, nem vai assistir por causa da temática que vai contra a sua moral é estranho. Até o pessoal trolando nos comentários faz mais sentido do que uma autoafirmação dessas. É tipo vc se dar ao trabalho de ir no x videos, ir na categoria g a y e comentar no vídeo "não vou assistir, nem pretendo assistir" HAHAHAH Não faz sentido pra mim, desculpe

Parece que esse filme realmente tocou seu coração. Não sou ignorante quanto ao filme, apenas dei minha opinião que não esperava vê-lo. Vendo que muitas pessoas se identificaram com o filme, como você, acho que um dia eu verei esse filme, só não se quando será esse dia.

Meu amigo aqui é o Omelete, toda matéria que sai aparece um contra. Nao tem nada de anormal kkkkk

As atuações desse filme são dignas de serem indicadas ao oscar, é que não vi o filme do Gary Oldman mas pra mim esse Thimothee Chalamet merece vencer por enquanto. Mas o filme não curti, achei OK.

Filmaço. As interpretações são tão naturais que dá pra esquecer que é um filme

Crítica sobre "Me chame pelo seu nome": https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2018/01/20/me-chame-pelo-seu-nome-2017/

Opinião? Vc não assistiu, nem vai assistir. O que vc pode opinar sobre uma possível continuação do filme? Kkkkkkkkkk Vc é só ignorante mesmo. Me identifiquei demais mesmo, é uma história sobre primeiro amor, ser íntimo de alguém a ponto de ser nós mesmos na outra pessoa, mas duvido que vc tenha se relacionado de tal maneira que consiga se identificar mesmo.

kkkkkkkkkkkkkkk hétero n pode ver uma vergonha que já quer passar

Ba ba ca !!!!

Melhor filme de 2017,espero que teja continuaçao!

Idi ota!

São bonecas vestidas de meninas, só que tem pênis. Várias prefeituras estavam dando para as crianças com o intuito que elas já aprendessem sobre a sexualidade e ideologia de gênero já na infância.

bnoecas transgenicas - eu li isso

Bem, o número está aumentando. A Disney já está colocando pessoas para se beijarem em desenhos infantis. Parece que tudo funciona mais como um tipo de propaganda. Temos até bonecas transgênicas para crianças.

Não é verdade, acredito que isso acontece por causa de grandes produtoras que investe no marketing do filme, mas quantos filmes vc ver sendo lançandos no ano com essa msm tematica? Pablo é questão de gosto, né. Beijos

Eu sei. É que agora todo filme gay é classificado como fora do comum, excepcional. Até na música é assim. O Pablo Vittar, mesmo com aquela voz, já é considerado pela mídia como a melhor cantora brasileira do momento.

Moda é algo passageiro, relacionamento de dois homens sempre existiu. Beijos

Cuidado: Heterossexualidade frágil.

Por que não foi ver com um amigo?

Pq ele quer aparecer/chamar atenção, tipo "Olha, mamãe, tô tretando na internet".

Verdade. Falou olhando para a lente da verdade. ;-P

Clodovil era um homem de respeito, ele jamais apoiaria uma palhaçada de filme desses

"Me Chame Pelo Seu Nome: Clodovil".

O que esperar da continuação de Me Chame Pelo Seu Nome? R: +Viadagens

BOA!!!!... ;-P

Deve ser bom mesmo. Dois homens se beijando está na moda hoje em dia. Um dia eu ver esse filme, só não sei quando.

Brincadeiras à parte, o filme é excelente. Fui ontem no cinema com minha namorada e adoramos. Não perca bons filmes por conta de ignorância :)

Não precisa. Confio na opinião de vocês. Se vocês se gostaram e se identificaram tanto com o filme, deve ser bom.

quer da o brioco q eu sei hauhauhauhauhauhau

Tá muito preocupado com esse filme, não que fosse algo pra se preocupar. Pode ir no cinema assistir que sua frágil "masculinidade" não será maculada ;)

Ué! Não posso dar minha opinião. Você parece que se identificou muito com esse filme.

Por favor que tenha e que seja do mesmo nível do primeiro...

"O que esperar da continuação de Me Chame Pelo Seu Nome?" - Viadagem?

Kkkkk

O final do filme consegue transmitir a essência do livro, mesmo se passando anos antes dos acontecimentos descritos. Concordo que o filme teria que seguir um caminho diferente em uma possível continuação. Excelente texto!

KKK por que o desespero em abrir uma materia de algo que não te interessa? Pior ainda é comentar pra provar que não tem interesse....hm

Viadag3m mode on

Um dia dois vai ficar "grávido".

Filme de viad0?? Dispenso.

Me Chame Pelo Seu Nome é um filme intimamente sensivel e delicado, de longe um dos melhores filmes de 2017, mas pessoalmente não sei se uma continuação seria algo adequado.

ninguém liga

Artigo? KKKKKKK, se na faculdade eu escrevesse um artigo com esse "tamanho" a professora mandava refazer na mesma hora.

Filme excelente.

Espero não assistir ao segundo assim como não verei o primeiro

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus