HQ/Livros

Notícia

Autores revelam que Ex Machina quase foi censurado pela DC/Wildstorm

Série chega ao fim esta semana depois de 50 edições

21.08.2010, às 00H00.
Atualizada em 25.11.2016, ÀS 23H05

Em entrevistas sobre o fim da série Ex Machina para o site Newsarama, os autores Brian K. Vaughan (escritor) e Tony Harris (desenhista) falaram pela primeira vez que a série quase não chegou a ver a luz do dia, devido ao conteúdo.

Ex Machina estrela um super-herói com o poder de comandar qualquer tipo de máquina. Ele se elege prefeito de Nova York após impedir que o segundo avião colida no World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

Ex Machina

None

A ligação com o atentado causou preocupação na DC Comics - mesmo que Ex Machina #1 tenha saído três anos depois do ataque terrorista. "Teve uma época em que parecia que nossas duas primeiras edições teriam a tiragem destruída devido a questionamentos sobre o conteúdo, e que a série seria cancelada mesmo antes da primeira edição ser lançada", diz Vaughan na entrevista.

"Em certo ponto durante a produção da edição 2, a edição 1 estava circulando pela Wildstorm e pela DC. Naquele momento estivemos em grande perigo de sermos cancelados antes mesmo do lançamento", diz Harris. O Newsarama diz que os autores declinaram comentar mais sobre este assunto.

A possibilidade de que Ex Machina pudesse não ter saído nunca tinha sido revelada. A DC da época, porém, estava ganhando fama com os casos de HQs que, mesmo já com a tiragem impressa, eram destruídas por desagradar gente como o ex-publisher Paul Levitz.

A edição 50, que saiu esta semana nos EUA, traz o fim do mandato do prefeito-herói Mitchell Hundred e o que acontece com sua carreira política e super-heroística. Ao longo do seis anos de publicação, Ex Machina ganhou um prêmio Eisner, foi cotada para o cinema (Vaughan diz que o projeto afundou e que os direitos do roteiro que escreveu foram revertidos para ele), acompanhou a ascensão de Vaughan como roteirista de quadrinhos (Y: O Último Homem) e TV (Lost), além de ser sucesso de público e crítica.

No Brasil, a série é lançada em coletâneas pela Panini - o volume mais recente foi o quarto, de um total de dez.

Lreia mais sobre Ex Machina

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.