Axel Alonso vai passar de um dos principais nomes do editorial da Marvel Comics para "o" principal da editora. Ele foi anunciado nesta terça como novo editor-chefe, cargo vago desde junho, quando Joe Quesada virou Chief Creative Officer.
Alonso está na editora desde 2000, à época convocado pelo próprio Quesada para levantar a combalida Marvel. Alonso vinha da Vertigo e de ótimas relações pessoais e profissionais com autores como Garth Ennis, Brian Azzarello, Paul Jenkins, Peter Milligan e outros. Todos acabaram ajudando a criar sucessos de vendas e crítica para a Marvel na última década.
marvel
Nos últimos anos, Alonso foi editor, por exemplo, da passagem de J. Michael Straczynski pelo Homem-Aranha, da controversa série X-Statix, da linha X-Men (onde ainda atua) e, mais recentemente, do impulso à onipresença de Deadpool no catálogo da Marvel.
Segundo o comunicado oficial, o cargo de editor-chefe significa "supervisionar o cotidiano da divisão de publicações Marvel, incluindo consultoria sobre direcionamento criativo editorial, criação de novas sagas e liderança na criação de novas iniciativas".
"Este novo papel me dá desafios interessantes e que eu nunca havia encarado, mas eu sei de uma coisa: a Marvel vai ficar ainda maior em 2011", declara Alonso no release.
Entrevistamos o homem há mais de dez anos, quando ele ainda era editor da Vertigo. Omelete entrevista Axel Alonso.