O problema causado por um exemplar de The League of Extraordinary Gentleman: The Black Dossier - livro da Liga Extraordinária, de Alan Moore e Kevin O'Neill, inédito no Brasil - pode ter chegado ao fim na Jessamine County Public Library, de Nicholasville, Kentucky.
Em outubro, duas bibliotecárias foram demitidas após se recusar a emprestar a HQ a uma menina de 11 anos. Como a biblioteca é administrada com dinheiro público, faz parte de sua política que quem determina o que crianças podem ler são os pais, e não a biblioteca.
League
Durante o mês de novembro, várias reuniões abertas aconteceram na biblioteca para discutir o caso. Novos detalhes foram revelados: Sharon Cook, uma das bibliotecárias demitidas, considerava o livro impróprio, por isso o retirou em seu nome e planejava renová-lo infinitas vezes. A menina de 11 anos pivô da história, porém, havia reservado a HQ no sistema da biblioteca, impedindo que a bibliotecária continuasse as renovações. Cook então entrou no sistema e retirou o pedido de reserva - foi este ato proibido que levou à sua demissão.
A decisão das reuniões: The Black Dossier e várias outras HQs serão transferidas para uma sessão de livros adultos, diferenciando-as das HQs voltadas para todos os públicos.
Curiosidade 1: mesmo estando em outra seção, a biblioteca não pode impedir que crianças aluguem livros "adultos". Curiosidade 2: Sharon Cook continua com The Black Dossier em casa, pagando 10 centavos de multa por dia.