HQ/Livros

Notícia

Caso com Liga Extraordinária em biblioteca americana chega mais ou menos ao fim

Sharon Cook foi demitida, mas continua pagando por seu ato

11.12.2009, às 00H00.
Atualizada em 02.12.2016, ÀS 19H02

O problema causado por um exemplar de The League of Extraordinary Gentleman: The Black Dossier - livro da Liga Extraordinária, de Alan Moore e Kevin O'Neill, inédito no Brasil - pode ter chegado ao fim na Jessamine County Public Library, de Nicholasville, Kentucky.

Em outubro, duas bibliotecárias foram demitidas após se recusar a emprestar a HQ a uma menina de 11 anos. Como a biblioteca é administrada com dinheiro público, faz parte de sua política que quem determina o que crianças podem ler são os pais, e não a biblioteca.

League

None

Durante o mês de novembro, várias reuniões abertas aconteceram na biblioteca para discutir o caso. Novos detalhes foram revelados: Sharon Cook, uma das bibliotecárias demitidas, considerava o livro impróprio, por isso o retirou em seu nome e planejava renová-lo infinitas vezes. A menina de 11 anos pivô da história, porém, havia reservado a HQ no sistema da biblioteca, impedindo que a bibliotecária continuasse as renovações. Cook então entrou no sistema e retirou o pedido de reserva - foi este ato proibido que levou à sua demissão.

A decisão das reuniões: The Black Dossier e várias outras HQs serão transferidas para uma sessão de livros adultos, diferenciando-as das HQs voltadas para todos os públicos.

Curiosidade 1: mesmo estando em outra seção, a biblioteca não pode impedir que crianças aluguem livros "adultos". Curiosidade 2: Sharon Cook continua com The Black Dossier em casa, pagando 10 centavos de multa por dia.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.