HQ/Livros

Notícia

Combate Inglório | Confira preview da polêmica HQ de guerra

Série dos anos 60 desafiou o militarismo dos EUA

07.08.2011, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H25
Os quadrinhos dos EUA sempre gostaram das guerras. Dos anos 30 aos 70, era grande o número de séries mensais dedicadas a contar histórias de soldados, manobras militares e pelotões heroicos. E foi em 1965, em plena Guerra do Vietnã, que Blazing Combat ousou surgir.

Criada por Archie Goodwin, a revista foi uma das primeiras a propor que as guerras poderiam ser inúteis e absurdas. Eram histórias que mostravam que o conflito armado, apesar de todas as outras HQs do gênero dizerem o contrário, não tinha nada de heroico. E, por isso, sofreu: durou apenas 4 edições.

Relançada em 2009 nos EUA, a publicação da extinta Warren Publishing tem sua coletânea lançada no Brasil este mês pela Gal Editora. Com o nome Combate Inglório, reúne histórias curtas de grandes nomes dos quadrinhos, como Frank Frazetta, Wally Wood, Alex Toth e Gene Colan.

Baixe aqui uma história completa, escrita por Archie Goodwin e desenhada por John Severin, que retrata bem o tom da série.

O lançamento está previsto para este mês nas livrarias.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.