Uma das HQs mais importantes da história dos quadrinhos latino-americanos finalmente ganhará sua versão brasileira: Che, a biografia de Ernesto Guevara pelo argentino Hector Oesterheld e os desenhistas uruguaios, pai e filho, Alberto e Enrique Breccia, que a Conrad publicará em novembro.
Importante porque, além de ser uma belíssima graphic novel, foi lançada originalmente em 1968, poucos meses após a morte do guerrilheiro mais famoso das Américas, e representou a morte de um de seus autores - o roteirista Oesterheld, também criador do famoso personagem Eternauta, foi "desaparecido" pela ditadura militar argentina em 1977 por conta de seus quadrinhos com engajamento político.
Che
Che, a HQ, foi proibida em 1973 na Argentina. O desenhista Alberto Breccia enterrou um exemplar, que só buscou após a estabilidade política chegar à Argentina e ao Uruguai. Foi a partir deste exemplar que o material pôde ser republicado.
A Conrad promete uma edição de luxo, com 96 páginas e capa dura. A previsão de lançamento é para o fim de novembro. A HQ relembra os 40 anos do assassinato do herói latino-americano e ainda prepara o terreno para o lançamento de sua cinebiografia, em fevereiro.