Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
HQ/Livros
Crítica

Avengers Standoff: Assault On Pleasant Hill #1 | Crítica

Saga que reunirá três Capitães América começa com uma esperta inversão de expectativa

MH
22.02.2016, às 16H38.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

Avengers Standoff: Assault On Pleasant Hill, a saga dos Vingadores da Marvel que ajuda a celebrar os 75 anos do Capitão América, começou apostando tudo no jogo de aparências. Esse jogo não só é a base da premissa como inclui uma reviravolta, ao final da primeira edição, que de fato parecia inesperada.

None

Omelete Recomenda

Não vamos entrar em detalhes ou spoilers aqui, mas vale dizer que o gancho promocional dessa saga - a oportunidade de colocar lado a lado os Capitães América Sam Wilson, Steve Rogers e o ex-Capitão Bucky Barnes - não se consuma ainda em Avengers Standoff #1, e a graça da reviravolta final é justamente ver frustrada essa expectativa. Quando tudo caminhava para um esperado despertar de Bucky (apresentado como protagonista da história nas primeiras páginas), o roteirista Nick Spencer pega o caminho inverso, depois de espalhar "arenques vermelhos" por toda a edição.

Enganar o leitor, que se descobre incapaz de confiar no que vê, é uma forma de tornar mais eficiente a premissa de Avengers Standoff, saga que segue o modelo de Stepford Wives, A Vila da série de TV Prisoner e outras tantas obras da cultura pop que falam de utopias de fachada e de paranoia. Desta vez o subúrbio americano perfeito até demais se chama Pleasant Hill, um lugar arborizado, com balões coloridos e animais de estimação (a fofura fica realçada no desenho arredondado e sempre meio cartunesco de Mark Bagley), que logo descobrimos ser a clássica fabricação para anestesiar o espírito.

Mais uma vez, a exemplo do que aconteceu em Guerra Civil, a Marvel parece pender para a torcida da desobediência civil, em outra saga que trata o governo e suas agências (aqui, a SHIELD de novo) como limitadores não apenas da ação dos heróis como também dos vilões. É difícil prever, a julgar apenas por essa primeira edição, que desdobramentos Avengers Standoff terá no Universo Marvel, mas como criação de suspense e de uma atmosfera de insegurança a saga começa com o pé direito.

Nota do Crítico

Bom
Marcelo Hessel

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.