A DC Comics revelou um anúncio para a edição anual de Justice Society of America com ilustração e chamada muito especiais: sob a belíssima pintura de Alex Ross, a frase "Bem-vindo à Terra 2". Confira abaixo, na galeria.
Se você não é um fã dedicado da DC, pode levar um tempinho para entender a idéia de "Terra 2". No início da década de 60, a editora reformulou boa parte de seus personagens dos anos 40 - em especial Flash e Lanterna Verde, que ganharam novas e joviais versões.
Para não apagar totalmente as versões antigas, os editores tomaram uma decisão que afetaria toda a história futura do Universo DC: este seria composto de várias realidades alternativas, ou "Terras", cada uma habitada, geralmente, por variações dos mesmos heróis. Os roteiristas ganharam a liberdade de criar versões alternativas de seus personagens quando quisessem, e abusaram deste recurso por décadas, fazendo encontros como os da Sociedade da Justiça (Terra 2) com a Liga da Justiça (Terra 1) ou utilizando-o para explicar discrepâncias de cronologia.
O resto da história contém alguns spoilers para quem acompanha as edições brasileiras.
Crise nas Infinitas Terras, a maxissérie da década de 80, acabou com a brincadeira. Todas as "Terras" foram fundidas em uma só, e cada personagem teria apenas uma versão. 52, no ano passado, retornou ao conceito original: o Universo DC agora seria composto de 52 Terras alternativas.
O pôster da nova Justice Society of America Annual recupera personagens clássicos, há muito desaparecidos, da Terra 2. Abraçados a Poderosa - uma personagem tradicional da Terra 2, depois incorporada à cronologia normal da DC (para dor de cabeça de muitos escritores) - estão a versão adulta de Robin e a versão Caçadora que é filha de Batman e Mulher-Gato (!). As versões clássicas de Gavião Negro, Starman e Sr. Destino estão voando. No chão, ainda é possível ver os membros da Corporação Infinito, a equipe formada pelos filhos da Sociedade da Justiça original.
A novidade deixou os fãs de longa data entusiasmadíssimos. O pôster, afinal, rende horas de discussão nos fóruns para ver quem identificar e sabe contar as origens dos personagens. Para ver quem mais Ross e Geoff Johns vão ressuscitar, o jeito é aguardar a edição, que sai no verão americano.