A Vertigo, linha de quadrinhos adultos da DC Comics, continua procurando sucessos do porte de Sandman, Preacher e Y: O Último Homem para adicionar a sua linha. Duas novas apostas deste ano tentam caminhos completamente inesperados, trazendo tanto um novo criador quanto contratados habituais da linha.
Os habituais são Mike Carey e Peter Gross, que fizeram juntos quase toda a série Lucifer (sucesso de crítica, mas não de público, na linha). Seu novo trabalho conjunto, The Unwritten, já comentado aqui, trata dos conflitos entre ficção e realidade: é a história de Tom Taylor, um cara que ficou famoso na infância porque seu pai o transformou no personagem de uma série de livros sobre um garoto bruxo que fizeram sucesso mundial.
The Unwritten
Sweet Tooth
Imagine se Harry Potter fosse baseado num filho de J.K. Rowling. Anos depois da série de livros, Tom - o real, não o dos livros - vive de aparições em convenções como a Tommy Con (na qual ele está nas páginas inicias da série), dando autógrafos para fãs, e de consultor dos filmes baseados na série. O que ele começa a descobrir é que a confusão entre ele e o personagem vai além do imaginado, e que há possivelmente toda uma conspiração por trás do seu sucesso e do desaparecimento do seu pai.
A Vertigo promete que a série vai tomar tons de Código DaVinci ao longo das edições, enquanto aprofunda-se na conspiração.
A outra série é de um autor recém-contratado pela Vertigo, que vem fazendo sucesso no cenário dos quadrinhos independentes: o canadense Jeff Lemire. Autor da trilogia Essex County, ele foi convidado para escrever uma graphic novel original para a Vertigo - The Nobody, que sai em julho - e o convite acabou sendo estendido para uma série mensal, que é Sweet Tooth.
Na decisão do próprio autor: "é a história de Gus, um garoto que nasceu com chifres de cervo. Ele viveu a vida inteira isolado na floresta com seu pai. A história começa quando Gus é forçado a deixar seu santuário e começa a experimentar o mundo lá fora pela primeira vez. O que ele descobre vai além da compreensão: os EUA foram devastados uma década antes por uma doença misteriosa. O mais extraordinário é que Gus é parte de uma nova e rara raça de crianças híbridas humano/animal que são aparentemente imunes à doença. O garoto é logo encontrado por Jepperd, um nômade fortão que promete levá-lo à Reserva, um possível refúgio para crianças híbridas. Ao longo do caminho, começa a surgir um mistério maior em torno dos híbridos, com Gus e Jepperd no centro."
Tanto The Unwritten (que estréia em maio) quanto Sweet Tooth (setembro) terão primeiras edições com o dobro de página e preço especial: US$ 1. É a iniciativa da Vertigo para conquistar mais leitores.