De Volta Para o Futuro completou 32 anos de seu lançamento no último dia 03 de julho. O diretor Robert Zemeckis afirmou que não pretende criar novas histórias para sua trilogia, pois acredita que os filmes seguem atuais, porém, nos quadrinhos a franquia expandiu, criou novas histórias e revelou mistérios sobre as produções originais.
Publicadas pela IDW nos EUA, os quadrinhos rapidamente tornaram-se mensais por conta do sucesso. Com participação de Bob Gale, que ajudou a escrever a trilogia original, as HQs exploraram futuros alternativos e histórias não contadas do mundo do clássico dos anos 80.
Confira as histórias reveladas nas HQs:
Marty McFly conhece Doc Brown
Logo na primeira revista, descobrimos como o garoto conheceu o famoso cientista. Na história, Needles (interpretado por Flea no filme) quebra o tubo interocitor de sua guitarra e rouba a de McFly, obrigando o garoto a comprar um novo tubo para receber seu instrumento de volta. Ele vai em uma loja, mas descobre que um tal de Emmet Brown comprou todos e vai até a garagem dele pedir um emprestado.
Marty McFly conhece Doc Brown
Na entrada ele leva choque, é capturado em uma rede e, quando finalmente se solta, Doc aparece perguntando se ele veio se inscrever para a vaga de assistente que ele havia anunciado. O garoto nega e diz que só veio pelos tubos, mas acaba aceitando a vaga e dá início a amizade.
Doc no futuro
No final do primeiro filme, Doc Brown aparece na casa de Marty Mcfly e diz que eles precisam viajar para o futuro. A história mostra o antecedente disso e revela como o cientista adaptou seu carro para voar e como assegurou sua tranquilidade financeira para toda vida: voltando ao passado e comprando a primeira edição da Action Comics, que apresenta a primeira história do Superman.
Jurassic Biff
A história mostra o destino do velho Biff, que roubou o DeLorean de Doc em 2015. Como não sabe pilotar a máquina, ele acaba na época pré-histórica, onde é perseguido por um velociraptor. Eventualmente, ele consegue descobrir como o carro funciona e vai até 1955 encontrar sua versão mais jovem.
Biff to the Future
A minissérie mostra como Biff dominou Hill Valley no futuro alternativo de De Volta para o Futuro II, onde o personagem enriqueceu quando sua versão do futuro roubou o DeLorean de Marty McFly e Doc Brown, voltou no tempo e entregou para sua versão mais jovem um almanaque com todos os resultados esportivos.
Biff to the Future
O tom da HQ é muito mais obscuro do que os filmes e logo na primeira história vemos o que aconteceu nas 48 horas depois que Biff recebe a revista e apresenta uma nova personagem: sua avó, uma mulher que se torna uma das razões para o vilão se tornar um bully. Eventualmente, ele a leva para um cassino, vira o jogo para manipulá-la e começa a se tornar o monstro que domina a cidade em 1985.
Biff to the Future
Biff começa a se envolver na política, se torna um corrupto e finalmente é revelado como ele consegue casar com a mãe de Marty McFly, que era sua paixão de infância. A minissérie conta com altos e baixos e a jornada de Biff torna cada vez mais difícil torcer por ele. Mas essa é uma das graças do quadrinhos, que não foge da ideia de que está contando a história de um vilão.
Citizen Brown
Baseado no game lançado em 2010, a história começa com um DeLorean aparecendo vazio em 1986. Rapidamente, Marty McFly descobre que Doc Brown está preso em 1931, na época dos gângsteres. Marty vai ao passado e utiliza o nome Don Corleone e diz que existem pessoas devendo para seu chefe, Robert De Niro.
Citizen Brown
McFly salva Doc Brown no passado e até consegue um encontro para a versão jovem do cientista com Edna, mas isso leva a uma terrível consequência. Quando volta para 1986, Doc Brown se torna um tirano chamado Citizen Brown e Marty precisa salvar o futuro mais uma vez.
Citizen Brown
Além de mostrar uma versão alternativa de 1986, a história ainda conta com um retorno ao velho Oeste e revela mais sobre a família da namorada de Marty e sobre seu avô. A publicação foi elogiada pela crítica por manter o clima familiar dos longas e foi uma continuação digna da história original.