HQ/Livros

Entrevista

Destiny | De fã para quadrinista oficial: como um brasileiro acabou ilustrando a webcomic do game

Zé Carlos é o desenhista de A Queda de Osíris, publicação baseada no mundo criado nos games

25.01.2018, às 18H19.
Atualizada em 25.01.2018, ÀS 18H47

De fã para quadrinista de seu jogo favorito. Essa é a jornada do desenhista Zé Carlos até chegar em A Queda de Osíris, primeira websérie em quadrinhos baseada no vasto universo de Destiny. Originado de Contagem, em Minas Gerais, o desenhista começou como apenas mais um admirador encantado com o mundo criado pelo game e todo o visual que o envolve e, quando menos viu, estava colaborando com a franquia.

“Vi um gameplay e fiquei apaixonado por toda estética. Assim que saiu a beta, acabei baixando e joguei bastante durante muito tempo. Foi uma paixão à primeira vista. Imediatamente, virei um jogador ativo de Destiny”, explicou em entrevista ao Omelete. “É um tipo de jogo de primeira pessoa muito diferente visualmente e ele acabou me inspirando muito”, explica.

Zé Carlos trabalha com desenhos desde muito jovem e sempre sonhou em participar de um desses mundos que admira. Contudo, ele logo percebeu que não seria tão fácil realizar seu sonho de tornar-se quadrinista e acabou se envolvendo com outras áreas como publicidade e até mesmo dando aulas para garantir o seu sustento. Porém, há três anos ele começou a trabalhar ativamente com HQs e a chance de sua vida apareceu após descobrir o universo expandido de Destiny.

“Comecei a me aprofundar na história do jogo e descobri que existia muito mais. Foi me dando cada vez mais aquela vontade de desenhar e também, automaticamente, por ser uma pessoa que desenha, eu imaginava os mundos, como eles seriam, nada oficial. Então, um dia, apareceu um concurso para criar uma camisa de Destiny e era só postar no site deles de arte. Resolvi fazer. Seria uma boa desculpa para criar algo relacionado ao game e ainda mandar para os produtores”, explicou.

Para sua surpresa, o desenho fez um sucesso além do esperado e foi para votação principal onde estavam apenas os melhores. Pouco depois, ele foi oficializado como uma camiseta oficial e as portas começaram a se abrir para o brasileiro.

A Bungie ficou impressionada com o trabalho do brasileiro e, por conta disso, alguns meses depois indicou seu nome para participar de um teste para desenhar um livro ilustrado do Destiny. “O desenho ficou muito bacana e esse acabou sendo meu primeiro trabalho junto com eles”, explicou. Não demorou muito para surgir um novo convite ao desenhista. “Sou agenciado da Chiaroscuro e, por eles, descobri que eles precisavam de um quadrinista para um novo projeto. O que achei legal é que esse não foi teste nem nada, foi um convite”, completou.

A HQ, no caso, é a webcomic Queda de Osíris, que conta a trama entre alguns dos personagens mais importantes do universo de Destiny 2: a arcana Ikora, e o misterioso Osíris. Escrita por Ruan North, vencedor do prêmio Eisner e um dos autores mais vendidos da lista do New York Times, em parceria com Christine Thompson, líder da narrativa de Destiny 2: Maldição de Osíris. Segundo Zé Carlos, esse é um trabalho fundamental para fãs da franquia e, ao mesmo tempo, pode ser uma porta de entrada para ela. “A HQ preenche lacunas que o jogo deixa e vai agradar quem é fã de Destiny com certeza. E quem não joga tanto também vai acabar se interessando. Ela pode funcionar como essa ponte”, finalizou.

A webcomic está disponível no site oficial da Bungie (em inglês) confira.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.