HQ/Livros

Notícia

Escritores da DC reclamam publicamente da editora

Dwayne McDuffie e Judd Winick se defendem diante dos leitores e apontam dedo para os editores

01.04.2009, às 13H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

O clima entre os escritores da DC Comics e a editora continua não sendo dos melhores. Dois deles vieram a público recentemente reclamar da interferência editorial pesada, e sempre de última hora, em seus trabalhos.

O primeiro foi Dwayne McDuffie, escritor da série Justice League of America - que atualmente vem sendo detonada pela crítica. Em conversa com fãs no fórum The V Hive, ele disse que tem que reescrever muitos dos seus roteiros - quando eles não são reescritos no próprio escritório da DC, pelos editores.

Batman

None

"Escrevi uma cena no cemitério que recentemente tive que reescrever rápido, e o resultado não me agradou muito", diz McDuffie. Perguntado por um fã se ele "realmente gosta de escrever Liga da Justiça", com tanta interferência editorial, McDuffie foi direto: "Não, não gosto".

Vale lembrar que o autor foi um dos principais roteiristas do seriado animado Liga da Justiça Sem Limites, em geral bem visto pelos fãs.

O outro roteirista que se manifestou contra a DC é Judd Winick, que assumirá em breve a nova série de Batman. Em entrevista ao Comic Book Resources, ele disse que havia sido convidado inicialmente para escrever a minissérie Battle for the Cowl, que decidirá quem será o próximo homem-morcego. E chegou a escrever dois capítulos da mini.

"Eu estava bem avançado quanto aos prazos. Sabia como as coisas iam acabar e estava entusiasmado, então decidi correr. Tinha duas edições prontas e estava seguindo em frente (...). Mas quando me reuni com os editores, Mike Marts entre eles, já que minha história estava imensa, descobrimos que eu estava esgotando ideias que eles queriam usar nas séries mensais, depois. Eu estava queimando toda lenha, pois eram as ordens que tinha recebido. Era para eu contar esta gigantesca história sobre como chegamos lá. Battle for the Cowl seria grande. Quatro edições, duas por mês, com 30 páginas cada. (...)

Então todo mundo respirou fundo, me olhou e disse: 'temos que cortar'. E Dan Didio e Mike Marts disseram: 'Azar. Vamos pegar 1/8 da história que você trabalhou, essa parte aqui, aquela outra ali, e é isso que vai ser Battle for the Cowl. O resto você usa na série mensal'. Eu me ofereci para terminar Battle for the Cowl. Eles: 'Não, esquece. Continue com a série'. Eu estava pegando fogo. Ao invés de me pedirem para reescrever, eles disseram: 'Vamos deixar com o Tony [Daniel]. Ele está pronto. Ele já está trabalhando na história mesmo'."

Interferências editoriais e reclamações são comuns no mercado de quadrinhos, como em qualquer outro trabalho. Quando as reclamações vêm a público, porém, é porque a coisa ficou feia. E a DC já tem história: editores e outros escritores, como Grant Morrison e Chuck Dixon, já atacaram as políticas editoriais da casa de Batman e Superman.

Parte dos fãs vêem como o maior "problema" da editora o editor-chefe do Universo DC Dan DiDio. Mesmo com rumores de sua demissão, com a DC perdendo cada vez mais terreno para a Marvel no mercado e todas as críticas a séries como Contagem Regressiva e Final Crisis, nada indica que ele vá deixar o posto tão cedo.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.