O The New York Times trouxe recentemente um perfil excelente do casal Robert e Aline Crumb - o líder dos quadrinhos alternativos nos anos 60 e sua esposa. Os dois atualmente vivem num vilarejo francês, "em sua casa de 13 quartos, parte da qual foi construída no século XI", diz a reportagem.
Aline está preparando uma autobiografia em quadrinhos, chamada Need More Love, que contém suas HQs e pinturas - como o marido, ela tem décadas de cartunismo. Em fevereiro, suas obras estarão expostas em uma galeria de Manhattan, e no dia 14, em um evento na Biblioteca Pública de Nova York, o marido entrevistará a esposa diante da audiência presente.
Crumb e Aline
O artigo revela detalhes divertidíssimos da vida do casal. Praticantes do "relacionamento aberto", eles dividem a casa com Christian Coudurès, um amigo que Aline carinhosamente chama de "segundo marido". "Mas se ela começar a comparar nossas habilidades ao fazer amor, eu posso ficar com ciúmes", diz o "primeiro marido" Crumb. Ele, por sua vez, viaja uma vez por ano aos EUA para ficar com uma ex-namorada.
Também mora na casa Alex Goldsmith, o irmão de Robert, que tem uma profissão invejável: compra antigos gibis do irmão, leva-os até o estúdio, pede para Crumb autografar, e revende-os pelo quádruplo do preço no eBay.
Vale a pena ler o artigo completo, aqui (você precisa registrar-se, gratuitamente). Mas vá logo, porque ele logo sairá do ar e entrará na área paga do site do NYT.