HQ/Livros

Artigo

EXCLUSIVO: Editor da Panini dá mais detalhes das linhas Vertigo/Wildstorm

Preacher e Sandman vão voltar a ser publicados no Brasil

26.08.2009, às 15H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 04H10

Depois do anúncio da semana passada pegar muita gente de surpresa, a Panini deu algumas respostas exclusivas ao Omelete sobre as linhas Vertigo e Wildstorm, que começa a publicar por aqui em outubro.

O editor das duas é Fabiano Denardin, que já responde pela linha DC e muitos dos encadernados da editora. Ele conversou com o Omelete e explicou quais são os planos de longo prazo para Vertigo e Wildstorm no Brasil. Confira um resumo:

Promethea

None
Promethea

Ex Machina

None
Ex Machina

Fábulas

None
Fábulas

Planetary

None
Planetary

Vertigo / Wildstorm

None

Sandman

None
Sandman

Preacher

None
Preacher
  • É intenção da Panini publicar Preacher, nunca concluída no Brasil, até o final, dando seqüência aos encadernados publicados por Devir e Pixel.
  • Sandman vai voltar a sair, em formato ainda não definido.
  • Ex Machina e Freqüência Global são as duas séries da Wildstorm anunciadas, que serão lançadas direto em coletâneas; a Wildstorm não terá serie mensal, por enquanto.
  • No geral, a Vertigo/Panini dará seqüência ao que Pixel e outras editoras vinham publicando no Brasil. Só deverá fazer alterações no formato físico das publicações, respeitando o americano.
  • Fábulas e Planetary estão entre as séries às quais a Panini pretende dar seqüência (no caso da última, concluir). A linha America’s Best Comics, com material criado por Alan Moore - incluindo Promethea, premiada no HQ Mix deste ano - também foi mencionada.

Como já comentado na semana passada, a série mensal Vertigo começará com Hellblazer, Scalped, Northlanders e as minisséries Lugar Nenhum (adaptação do livro de Neil Gaiman) e Sandman Presents: The Thessaliad. O preço da série, que terá 132 páginas, ainda não foi anunciado - mas Denardin garante que será menor que o da antiga Pixel Magazine. As coletâneas Vertigo já anunciadas são de Y: O Último Homem e ZDM: Terra de Ninguém, ambas desde o início das séries.

A Panini já colocou no ar hotsites para Vertigo e Wildstorm, que até o momento só têm imagens marcando espaço. Há uma conta no Twitter também, exclusiva da Vertigo.

Sem mais delongas, a entrevista:

O que todo fã da Vertigo quer saber é de Preacher. A Panini vai enfim publicar o fim da série no Brasil? Vai começar do zero? Quando?

A Panini vai dar continuidade à publicação de Preacher do ponto onde a antiga editora parou. A série precisa ser concluída em algum momento, não é? (risos) Agora uma coisa polêmica... sei que o formato que alguns leitores pedem é o que estava sendo usado, mas pretendemos padronizar a coleção no formato original, como nossas outras publicações. A parte boa é que após concluirmos a publicação queremos voltar lá atrás e publicar a partir do Volume 1 para termos a coleção completa em catálogo. E em um só formato.

[Nota do Editor: Já saíram no Brasil cinco das nove coletâneas que compõem Preacher: faltam três da série normal e a coleção que reúne a minissérie Santo dos Assassinos e o especial The Good Old Boys. Quanto ao formato, a editora Pixel publicou algumas coletâneas em 16,5x24 cm, enquanto a Panini pretende respeitar o padrão americano de 17x26 cm.]

As primeiras publicações da Wildstorm mencionadas são Freqüência Global (com histórias já publicadas no Brasil pela editora Pandora Books) e Ex Machina. Tem mais alguma coisa? A Wildstorm também terá sua própria série mensal ou ficará restrita a coletâneas?

Sim, vamos ter mais coisas. Mas a Wildstorm não terá uma revista mensal (pelo menos em um primeiro momento). A tendência é termos mesmo mais material Vertigo do que Wildstorm.

E o Sandman de Neil Gaiman? O material é certamente popular no Brasil e tem muita gente querendo completar a coleção que a Conrad não pôde reimprimir. Quando sai e o que sairá de Sandman?

Sandman está em nossos planos para o ano que vem. Dificilmente vamos dar continuidade ao que estava sendo feito pela editora anterior. O formato da nossa coleção ainda vai ser anunciado.

Outra série que chama muita atenção dos brasileiros é Fábulas. Quais são os planos com esta?

Fábulas é uma das séries que pretendemos publicar em encadernados, dando continuidade ao que já fui publicado. De 2 a 3 volumes por ano, dependendo da demanda. Pretendemos adotar algumas séries e levá-las até a conclusão. Vamos contar com o público pra isso ser possível.

Alan Moore acaba de ganhar um HQ Mix no Brasil por conta do volume de Promethea publicado ano passado. Há mais Promethea, bem como diversas HQs da linha America's Best Comics inéditas no Brasil. Há planos para elas na Panini?

Sim, temos planos. Para Promethea e também para Planetary, série que ainda precisa ser concluída. Estamos vendo com carinho.

Em linhas gerais, quais são os planos a longo prazo da Panini com as duas linhas?

O que pretendemos com a linha Vertigo e Wildstorm é tentar manter o melhor do que foi feito antes e usar o que aprendemos nesse tempo, tentando o máximo para deixar nossos leitores satisfeitos - tanto os que acompanharam Vertigo por anos a fio em diversas editoras quanto os que acompanham nossos títulos desde o começo.

Hellblazer - uma das séries Vertigo mais conhecida - terá o arco que estava em aberto na editoria anterior concluído em um encadernado e não na revista mensal. O motivo para isso é que queríamos começar a nossa revista Vertigo com o máximo possível de novos arcos, trazendo novas histórias, novas séries, e também um pouco do que o leitor já está acostumado. Tudo para ter realmente um novo começo. Mas não queremos deixar o público fiel de fora. Por isso é importante concluirmos algumas coisas que ficaram pendentes. É por isso que resolvemos investir no Preacher também. Queremos concluir a série como prova de que a linha Vertigo é, sim, viável.

No meu entender, isso não seria possível há alguns anos. Tínhamos um outro mercado, não sabíamos muito bem operar no segmento de livrarias e a própria linha Vertigo não era a mesma. Mas desde que Y - O Último Homem e Fábulas foram lançados para comemorar os 10 anos do selo e mantiveram a qualidade por anos, a DC provou que ainda tinha a mão. E os frutos estão aí. O mesmo aconteceu na Wildstorm com Ex Machina e outras séries. E a linha ABC. Agora cabe a nós (e ao público) provarmos que esses selos de quadrinhos mais alternativos têm o seu espaço ao lado dos super-heróis. De nossa parte vamos tentar fazer o máximo pra viabilizar isso.

E um dos passos para popularizarmos, por assim dizer, o selo é nossa revista mensal. Vertigo realmente terá 5 séries. Serão 132 páginas de quadrinhos, trazendo também alguns textos e previews das séries que serão publicadas em encadernados. A quantidade de páginas e variedade de séries será o diferencial da revista, que vai custar menos do que sua encarnação equivalente pela editora anterior.

Resumindo: vamos ter títulos para todos os gostos e vamos investir em formatos consagrados (revista mensal, minisséries, encadernados para bancas e encadernados para livrarias) contemplando diversas faixas de preço pra tentarmos conquistar e manter esse público.

 Fique de olho no Omelete para mais novidades sobre as duas linhas. E não perca na sexta-feira, no OmeleTV #44, uma Omelista com as cinco melhores séries da Vertigo.

Leia mais sobre Vertigo

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.