A Conrad Editora divulgou para o Omelete a sua lista de lançamentos de quadrinhos para o primeiro semestre. E que lista! É para começar o ano com uma variedade incrível de HQs nas bancas e nas livrarias.
Se você está ligado no Omelete, já sabe que a editora vai publicar a coleção completa de tiras de Calvin & Haroldo - infelizmente não como a edição de luxo, The Complete Calvin & Hobbes, lançada em 2005 nos EUA, mas em vários álbuns. O primeiro deles, O Mundo é Mágico, já está em pré-venda e sai no fim de fevereiro.
Epicuro - O Sábio, de William Messner-Loebs e Sam Kieth, e Revolução, de Milo Manara, também estão em pré-venda. O primeiro sai no início de fevereiro, o segundo ainda este mês.
Agora, as novas novidades. A seleção tem quadrinhos norte-americanos, franceses, italianos, japoneses e até chineses!
Fevereiro: como já circula entre os otakus, o shoujo (mangá para meninas) Paradise Kiss, de Ai Yazawa, chega ao Brasil no fim do mês. Yazawa é simplesmente a líder nas vendas de quadrinhos para meninas na Europa. Paradise Kiss é o nome do ateliê de moda onde se passa a história da adolescente Yukari Hayasaka, tendo o mundo fashion como pano de fundo. Nana, o trabalho atual de Yazawa e um dos mangás mais vendidos no mundo, deve sair em seguida.
Março: é possivelmente a primeira vez que o Brasil verá quadrinhos da China. Viagem ao Oeste é a adaptação para as HQs de um dos textos clássicos do folclore chinês, com mais de 400 anos, sobre a jornada do Rei Macaco e seus parceiros em busca dos ensinamentos budistas na Índia. A longa saga será dividida em volumes pesadões - o primeiro tem mais de 400 páginas. Março também marca a volta de Evangelion às bancas. Com mais um volume do mangá japonês, a Conrad já pode preencher as edições 19 e 20 da série de Yoshiuki Sadamoto, que a produz a passo de lesma.
Abril: a volta dos europeus. Epiléptico (originalmente chamada LAscension du Haut Mal, mas traduzida como Epileptic nos EUA) é a autobiografia realista-fantástica de David B. e seu irmão epiléptico. A HQ foi vencedora do prêmio de roteiro de Angoulême em 2000, e é elogiadíssima em todo o mundo. Originalmente em seis volumes, sairá no Brasil em dois. No mesmo mês, uma das obras-primas de Hugo Pratt e Milo Manara, Verão Índio, ganha nova versão nacional (a primeira foi da Meribérica). A Conrad promete uma edição de luxo. Na graphic novel, passada nos EUA do século XVII, o estupro de uma garota dá início à guerra entre colonizadores e índios.
Maio: Black Hole, obra indie do estadunidense Charles Burns, é um conto de terror semi-autobiográfico, sobre uma praga que se alastra pela população jovem de Seattle nos anos 70. A história está sendo adaptada para o cinema, com roteiro de Neil Gaiman (Sandman) e Roger Avary (Pulp Fiction) e direção do francês Alexandre Aja (Viagem Maldita). Originalmente uma minissérie em doze edições, aqui sairá em dois volumes.
Isto, claro, não é tudo. A Conrad produz uma grande quantidade de quadrinhos por mês, e a toda hora nos surpreende com lançamentos imprevisíveis. Mas, só com esses, já dá pra garantir um primeiro semestre bem interessante.