Fábulas, a série de Bill WIllingham e Mark Buckingham sobre os personagens dos contos de fadas vivendo no mundo real, vai comemorar 100 edições em dezembro. É a primeira série lançada na Vertigo a realizar este feito. E a comemoração está no tamanho da própria edição.
Fables #100 terá 100 páginas, divididas em uma história inicial de 62 páginas por Willingham e Buckingham, uma história em prosa escrita por Buckingham com ilustrações de Willingham, duas histórias curtas (uma delas ilustrada pelo brasileiro João Ruas, que atualmente faz as capas da série), um teatro de bonecos de Fábulas e um jogo de tabuleiro da série, ambos desenhados por Willingham, e histórias com "dúvidas dos leitores" ilustradas por convidados ilustres como Adam Hughes, J.H. Williams III e Dave Johnson.
A comemoração, porém, será seguida do cancelamento de Jack of Fables, a série derivada lançada em 2006 nos EUA (e ainda inédita por aqui), dedicada ao personagem João das Lorotas. Em entrevista ao Newsarama, Willingham e o co-escritor Matt Sturges dizem que ela vai bem nas vendas, mas preferem encerrá-la em ponto alto, antes que seja cancelada justamente por uma queda abrupta nas vendas. A última edição será a 50, de fevereiro.
Não que haja pouco leitura para quem é fã da série. A segunda minissérie de Cinderela, Cinderella: Fables Are Forever, por Chris Roberson e Chrissie Zullo, estreia em fevereiro nos EUA.
Leia mais sobre Fábulas