O Festival d'Angoulême - uma das maiores convenções de quadrinhos do mundo, que acontece anualmente na França - anunciou seus premiados de 2008 no último sábado. O vencedor de Melhor Álbum foi o australiano Shaun Tan, por Là Où Vont Nos Pères.
O álbum conta uma história sem palavras sobre a chegada de um estrangeiro a um novo país, destacando o estranhamento, às vezes de forma surreal, diante de novos lugares e culturas. Ricamente ilustrado, The Arrival (nome original do álbum) já coleciona vários prêmios, como o de Melhor Artista no World Fantasy Award, além de elogios diversos da crítica de vários países onde foi publicado.
the arrival
Na outra importante premiação do festival, os "Essentiels", seis álbuns ganharam destaque: Exit Wounds (da israelense Rutu Modan), Ma Maman Est en Amerique, Elle a Rencontre Buffalo Bill (Jean Regnaud & Emile Bravo), La Marie en Plastique (Pascal Rabate e David Proudhomme), RG (de Pierre Dragon e Frederik Peeters), Trois Ombres (Cyril Pedrosa) e Kiki de Montparnasse (Catel e Bouquet).
Para conferir premiados em outras categorias do festival, confira o site oficial. Infelizmente, nenhum dos álbuns foi publicado no Brasil. Mas quem sabe a premiação desperte o interesses das editoras nacionais?