“Eu vivo em dois mundos. Um é o mundo dos livros”. Assim começa o discurso de Rory Gilmore durante sua formatura em Chilton, em um dos momentos mais emocionantes de Gilmore Girls. Ao longo de sete temporadas, a série é lembrada por três coisas: diálogos super rápidos, café e referências a livros. Rory era uma verdadeira traça, e a literatura é desde o começo da produção criada por Amy Sherman-Palladino uma das maneiras que a personagem vivida por Alexis Bledel encontrava para se relacionar com sua família e com Dean, Jess e Logan, seus interesses amorosos. Veja os livros que definem cada um dos relacionamentos de Rory durante Gilmore Girls:
Moby Dick, Herman Melville
Primeiro namorado de Rory, Dean não era considerado um leitor nato, mas demonstrava muito interesse nas leituras da namorada durante a primeira temporada. Jà no piloto da série, o jovem galã forasteiro em Stars Hollow pergunta a Rory se ela está gostando de Moby Dick, clássico de Herman Melville, e confessa que vêm observando a jovem Gilmore em suas leituras diárias.
O ano do pensamento mágico, Joan Didion
O episódio da sexta temporada em que Luke, Lorelai, Rory e Logan embarcam em um encontro duplo na ilha de Martha's Vineyard não é nada memorável, ainda mais pela atuação de Scott Patterson. Um dos pontos positivos é o livro escolhido por Rory durante a viagem.
Emma, Jane Austen
Logo após o início do namoro, Rory e Dean começam um troca-troca literário, e um dos primeiros livros que Dean lê é Emma, 4° livro publicado por Jane Austen. Dean gosta do trabalho da clássica autora inglesa, deixando Rory empolgada e confiante para continuar a emprestar livros para seu namorado.
A Heartbreaking Work Of Staggering Genius, Dave Eggers
Após o furacão Jess, Rory começou a namorar Logan, um filhinho de papai que nunca combinou muito com a protagonista. Sem muitas surpresas, é evidente que Logan é o namorado menos culto. Apesar disso, conseguimos encontrar algumas referências literárias. Rory está lendo a memoir de Dave Eggers sobre a perda dos pais quando Logan bate na janela de seu dormitório. Os dois acabam dormindo juntos pela primeira vez. O livro é pesado, mas, considerando os pais de Logan, é até possível imaginar o casal conversando sobre ele.
Anna Kariênina, Liev Tolstói
Apesar de não ser um leitor voraz, Dean também lê obras por conta própria. Isso fica claro na metade da primeira temporada, onde o personagem diz que o clássico de Tolstoi (e um dos livros favoritos de Rory) é deprimente. Mal sabe Dean que o romance realista é um presságio do fim de seu relacionamento. Anna Karenina está presa em um amargo casamento com o Conde Karenin, e inicia um caso com o jovem e rebelde conde Vronsky. Já deu para entender porque Rory gosta tanto deste livro?
The Subsect, Jess Mariano
Tanta leitura faz Jess se transformar em um escritor. Na sexta temporada, ele aparece em Yale com uma cópia de seu livro, e parece ter se transformado em um rapaz sério. Não podemos dizer o mesmo de Rory. Durante os anos de ausência de Jess, a protagonista passou por uma crise dos 20 anos, cometeu delitos e dormiu com homens casados.
O Uivo, Allan Ginsberg
Dean era charmoso e educado, mas é praticamente impossível não se apaixonar por um rebelde de casaco de couro e fã da geração beat. Livros eram o grande assunto entre Rory e Jess, e referências literárias apareceram aos montes. Logo na primeira aparição de Jess, em um jantar na casa de Lorelai, o sobrinho de Luke rouba um exemplar do clássico de Ginsberg da estante de Rory e faz anotações na margem, em uma atitude ousada e romântica ao mesmo tempo.
Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Marquez
O relacionamento entre os dois é marcado por turbulências e grandes emoções. Em uma das cenas emblemáticas da série, Jess encontra Rory no ônibus e não conta à (ex?)-namorada que está indo para a Califórnia. O livro que o personagem está lendo resume perfeitamente sua atitude, abandonado Rory e Stars Hollow sem dizer adeus.
My Lai 4: A Report on the Massacre and Its Aftermath, Seymour M. Hersh
As discrepâncias entre Rory e Logan seguem aumentando. Em determinado momento da quinta temporada, ela revela que já aos 12 anos leu o clássico livro sobre o massacre de centenas de vietnamitas promovido pelo exército norte-americano na Guerra do Vietnã. A reação de Logan diz tudo. Jess acharia isso normal.
Oliver Twist, Charles Dickens
Felizmente, Rory fica encantada com a atitude corajosa de Jess, e, ao pegar o exemplar de volta, e chama Jess de Dodger. Ele rapidamente entende a referência de Oliver Twist, clássico de Charles Dickens, dando início a um clima de paquera.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários