Um
projeto de longa-metragem animado da Disney, baseado em livro de Roald
Dahl (autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate), esquecido
há mais de 40 anos. Dá pra acreditar nisso? É o que aconteceu com The
Gremlins.
Gremlins foi o primeiro livro infantil de Dahl, também autor de Matilda e de James e o Pêssego Gigante, baseado em sua experiência como piloto da Royal Air Force britânica durante a Segunda Guerra. Os personagens-título são criaturinhas verdes que adoram causar problemas mecânicos nos aviões (como fazer furos nas asas).
O próprio Dahl foi obrigado a fazer um pouso forçado durante a guerra, no meio do Saara, e atribuiu a pane do seu avião aos gremlins. É parte do folclore dos pilotos britânicos atribuir problemas das aeronaves às criaturinhas. (Quem se lembra do filme de 1984 de Joe Dante? Começa justamente com um velhinho dizendo que os gremlins mexeram no motor do seu carro.)
O manuscrito do livro de Dahl chegou às mãos de Walt Disney em 1942. Ele logo quis transformá-lo em um longa de animação. Mas, por algum motivo, o projeto nunca foi realizado - diz-se que, como a história se passava durante a Guerra, barrou-se a produção com o fim da mesma. Dahl lançou The Gremlins como um livro ilustrado em 1943.
Por incrível que pareça, o livro não havia sido reeditado até setembro de 2006. Foi a editora americana Dark Horse que recuperou o material e relançou-o mês passado. E resolveu ir além.
Return of the Gremlins, minissérie em três capítulos que estréia em 13 de dezembro, dá continuidade à história das criaturinhas. A editora foi aos arquivos da Disney buscar tudo que havia sido preparado para a animação nos anos 40. Mike Richardson, o próprio editor-chefe da Dark Horse e apaixonado por animações clássicas, escreve a nova história, com desenhos do animador Dean Yeagle.
The Gremlins, reedição de luxo do clássico de Roald Dahl, tem 56 páginas e custa 12,95 dólares. Return of the Gremlins sairá a 2,99 dólares cada edição. A Dark Horse também está lançando uma linha de bonecos de vinil e PVC com os personagens.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários