A minissérie Guerra Civil acaba de ter sua última edição lançada no Brasil.
O trabalho do escritor Mark Millar e do desenhista Steve McNiven mostrou um racha entre os heróis da Marvel. Tudo começou depois de um acidente envolvendo os Novos Guerreiros que causou a morte de centenas de civis. O governo dos EUA, então, decidiu registrar todos os seres superpoderosos do país. Alguns heróis, liderados pelo Homem de Ferro, apoiaram a lei, enquanto outros, liderados pelo Capitão América, passaram a agir na clandestinidade contra a medida autoritária.
Poderosos Vingadores
Thunderbolts
Hulk Contra o Mundo
Guerra Civil
A parte 7 da história em quadrinhos, vencedora do Omelhor 2007, terminou com as prometidas bombásticas (e já conhecidas pela grande maioria) mudanças no Universo Marvel e tais alterações começam a ser sentidas já no mês que vem em todas as revistas de linha da Marvel, publicadas aqui pela editora Panini Comics. Confira abaixo e cuidado... se você não acompanhou as notícias sobre Guerra Civil aqui no Omelete no último ano elas podem estragar pequenas surpresas:
Guerra Civil Especial 4: O lançamento do ambicioso projeto Iniciativa de Tony Stark, que consiste em colocar uma equipe de super-heróis (registrados, claro) em cada um dos 50 estados dos EUA.
Avante, Vingadores!: O título recebe as histórias mensais do Homem de Ferro, agora em nova fase; e em março sedia a nova série Os Poderosos Vingadores (Brian Bendis e Frank Cho), focada na ação, com os heróis sancionados pelo governo Homem de Ferro, Vespa, Magnum, Tigresa, Ares, Sentinela e Viúva Negra. Um mês depois estréia a série Vingadores: A Iniciativa, mostrando a instalação das super-equipes de cada estado e o treinamento de heróis registrados (Dan Slott e Stefano Caselli). Trata-se da HQ "Pró-Registro", portanto.
Os Novos Vingadores: Ficam na revista os heróis renegados, ilegais, que estarão às voltas com as investigações de uma gigantesca conspiração no Universo Marvel. Os Novos Vingadores são a equipe do Capitão América, apesar do herói não integrar suas fileiras. São eles: Luke Cage, Homem-Aranha (que voltou a usar o uniforme negro - fato que será melhor explicado na HQ do herói), Wolverine, Mulher-Aranha, Punho de Ferro, Dr. Estranho, Ronin e Eco. As histórias do título solo do Capitão, que culminará em dramáticos eventos, também será publicado aqui.
Universo Marvel: Em março começam as aventuras dos imprevisíveis Thunderbolts, com roteiros de Warren Ellis e arte do brasileiro Mike Deodato. Integrando o grupo estão os vilanescos - e registrados - Venom, Mercenário, Rocha Lunar, Soprano, Homem Radioativo, Espadachim e Duende Verde, além de um oitavo - e misterioso integrante atormentado. Na mesma revista, outra mudança de rumos... Susan Storm volta para Reed Richards, mas o futuro do casamento ainda é incerto - o que leva a mudanças (e novos integrantes) no Quarteto Fantástico. A revista será também um dos principais títulos do alardeado evento Hulk Contra o Mundo (World War Hulk), que distanciou significativamente a Marvel da concorrência em seu lançamento no ano passado. Nele uma união dos maiores cabeças do Universo Marvel - Reed Richards, Tony Stark, Dr. Estranho, Raio Negro - concluiu que o único jeito de parar com a destruição causada pelo gigante verde era mandá-lo para o espaço. Assim começou a saga Planeta Hulk, em que o verdão tornou-se um gladiador adorado pelas massas. Mas ele está de volta à Terra agora... e nada feliz...
Marvel Apresenta: Em fevereiro o gibi mostra a formação da nova superequipe do... Canadá! Sim, alguns dos heróis que não concordam com o registro mudam-se para outros países; e o Agente Americano e Bill Raio Beta rumam para o norte onde formarão a Tropa Ômega (por Michael Avon Oeming e Scott Kolins).
Marvel Action: Poucas mudanças por aqui... o título permanece centrado nos Cavaleiros Solitários da Marvel Comics, como Justiceiro, Cavaleiro da Lua e Demolidor.
Marvel Especial: O título passa a ser bimestral. Em março apresenta a nova geração dos Novos Guerreiros. Kevin Grevioux, egresso de Hollywood, assume os roteiros ao lado do ilustrador Paco Medina. A nova equipe rebelde, formada por heróis jovens e desconhecidos, usa o infame nome dos causadores da tragédia de Stamford como protesto pelo registro.