A obra de Gonçalo Júnior, principal historiador dos quadrinhos brasileiros, está virando documentário. Estreou no Festival de Brasília, no último dia 20, o documentário A Guerra dos Gibis, curta-metragem que trata dos quadrinhos eróticos brasileiros (e da censura) dos anos 60 a 80 - baseado principalmente no livro Maria Erótica e o Clamor do Sexo.
A direção do curta, que tem 19 minutos, é de Thiago Mendonça e Rafael Terpins. Mendonça é autor de outro documentário, Minami em close-up: a boca em revista, que tratava de Minami Keiji, da editora Edrel - que produzia tanto quadrinhos quanto revistas pornográficas sobre o cinema pornô dos anos 70.
A partir de cenas gravadas para o primeiro filme e de uma conversa com Gonçalo Júnior, Mendonça criou um roteiro onde os entrevistados - Minami, Gonçalo, Paulo Fukue, Carlos Cunha, Franco de Rosa, Faruk el Katib - interagiam com os personagens da Edrel em animação. O co-diretor Rafael Terpins foi responsável principalmente pelas animações. Confira o trailer abaixo:
Em conversa com o Omelete, Mendonça diz que, passando o circuito dos festivais, o curta deve ser exibido em eventos de quadrinhos e, por fim, ser disponibilizado na internet.
Leia mais sobre Gonçalo Júnior