
Com duração de 57 minutos, Henfil: Profissão Cartunista, dirigido por Marisa Furtado de Oliveira, traz depoimentos de Jaguar, Ziraldo, Laerte, entre outros ex-companheiros de Pasquim, e mostra a luta do de Henrique de Souza Filho contra o regime militar, a censura e a hemofilia. O documentário foi realizado entre 2000 e 2002 e é narrado na própria voz de Henfil, graças à pesquisa dos produtores no Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro e na Rádio Jornal do Brasil.
O áudio de Henfil foi remasterizado e sua voz editada para acompanhar as animações realizadas a partir de originais obtidos no acervo de 15 mil ilustrações de Ivan de Souza, o filho do cartunista. A obra ainda traz depoimentos de Zico, Laerte, Glauco e outros.
A trilha sonora é de Paulo Serran com canções de Chico Mário, irmão de Henfil.
A Scriptorium é uma produtora do Rio de Janeiro e já realizou dois importantes documentários sobre dois grandes nomes dos comics norte-americanos, Will Eisner e Jerry Robinson.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários