A edição 25 de Darth Vader revelou que a concepção de Anakin Skywalker pode ter sido na verdade parte de um grande plano dos Sith e deu pistas sobre o seu verdadeiro pai. CUIDADO COM SPOILERS.
Na HQ, Vader está no seu castelo em Mustafar tentando acessar a força através da forte conexão do planeta com o Lado Negro. O vilão, então, consegue quebrar as barreiras da vida e da Força viva, aparecendo como uma silhueta de energia nos principais momentos de sua vida. No mais revelador deles, ele vê o momento em que sua mãe, Shmi Skywalker, fica grávida.
Em A Ameaça Fantasma, Shmi explica para Qui-Gon Jin que Anakin não tem pai, ela simplesmente ficou grávida e o concebeu. O quadrinho mostra que Darth Sidious (mais conhecido como o Imperador Palpatine) apareceu como uma projeção da Força e usando uma feitiçaria Sith criou Anakin. Confira:
A HQ faz parte do cânone oficial de Star Wars, então podemos afirmar que o pai de Vader é Palpatine.
O Comicbook ressalta que durante A Vingança do Sith, Palpatine fala para Anakin sobre um Lorde Sith tão poderoso que era capaz de controlar a vida e a morte; no caso, era seu mestre, Darth Plagueis. Na época surgiram teorias de que Anakin seria o resultado desse experimento devido a forma como Palpatine olha para ele e, agora, descobrimos que o próprio Imperador era poderoso o suficiente para controlar a Força dessa maneira.
Ainda não se sabe se a revelação terá influência no próximo filme da franquia. Star Wars: Episódio IX chega aos cinemas dia 20 de dezembro de 2019.