HQ/Livros

Lista

10 livros sobre os bastidores de filmes e séries clássicas

Breaking Bad, De Volta para o Futuro e mais

20.11.2017, às 18H00.
Atualizada em 20.11.2017, ÀS 23H03

Nem sempre a produção de um clássico é tranquila. Existem problemas com atores, dificuldade com efeitos especiais e diversas outras adversidades que tornam os bastidores de uma produção tão históricos quanto o próprio filme, como Steven Spielberg sofrendo para fazer seu Tubarão funcionar no clássico dos anos 70 e encontrando soluções na filmagem que transformaram o filme em um dos maiores produções da história.

De Volta Para o Futuro: We don’t Need Roads – Os bastidores da Trilogia

Um dos documentos mais completos sobre a trilogia, o autor Caseen Gaines passou cerca de vinte meses realizando pesquisas e conduziu mais de 500 horas de entrevistas com equipe técnica, elenco e fãs, incluindo o corroteirista Bob Gale, Christopher Lloyd (Doc Brown) e o diretor Robert Zemeckis – que revela o verdadeiro motivo a demitir Eric Stoltz, o primeiro ator a interpretar Martin McFly, e convidar Michael J. Fox. Além disso, ele fala como Chuck Berry quase sabotou o solo de Marty, como o título quase foi O Homem de Plutão e muito mais. O livro foi lançado no Brasil pela Darkside.

Por conta disso, diversos livros procuraram não falar sobre o filme, mas sim sobre os desafios da produção para finalizar o longa e publicações focam desde clássicos do cinema como De Volta para o Futuro até para fracassos comerciais como O Portal do Paraíso.

Harry Potter – Das Páginas para a Tela

Escrito por Bob McCabe, o livro conta com mais de 500 páginas e diversas curiosidades sobre os oito filmes da franquia, começando por A Pedra Filosofal chegando até As Relíquias da Morte: Parte 2. São detalhes sobre os bastidores, conversas com os diretores, elenco sobre os desafios de transformar a série de livros de J.K. Rowling em realidade. O grande destaque da publicação são as imagens, que são mais de 600, e ilustrações dos bastidores das produções. No Brasil, o livro foi lançado pela Panini Books

Breaking Bad

O livro oficial da série contou com a supervisão do próprio criador, Vince Gilligan, e analisou tudo que tornou o drama em um dos maiores clássicos da história da televisão. Além de entrevistas com o próprio criador, o livro de David Thompson conta com perfis dos personagens, análise da trilha sonora e da fotográfia e são mais de 300 imagens oficiais do drama e de bastidores, muitas delas inéditas. No Brasil, o livro foi lançado pela Darkside

Confira dez livros sobre bastidores de filmes e séries clássicos: 

Evil Dead – A Morte do Demônio

Para escrever o livro sobre os bastidores, o crítico Bill Warren teve acesso total ao arquivo do diretor Sam Raimi e das três produções clássicas focadas em Ash (Bruce Campbell). Ele revela entrevistas exclusivas com o elenco e a equipe de produção, além de fotografias raras e inéditas da filmagem. Não bastando, o autor ainda mostra os storyboards, esboços dos concepts e figurinos dos demônios e diversas curiosidades sobre os bastidores. No Brasil, o livro foi lançado pela Darkside.  

Making of Star Wars

J.W. Rinzler escreveu livros sobre os bastidores dos três filmes da trilogia original, mas a publicação onde fala sobre o longa de 1977 continua como a mais completa. A obra é baseada em entrevistas perdidas dos arquivos oficiais da Lucasfilm e mostra a criação do argumento, da pré-produção, fala do casting e vai até a estreia estrondosa e o sucesso do longa ao redor do mundo. Com diversos materiais exclusivos e inéditos, como entrevistas com os atores, o produtores e George Lucas, o livro cobre as partes boas e ruins da produção. 

A Hora do Pesadelo

Um dos maiores sonhos, ou melhor, pesadelos, de Wes Craven era levar sua antiga obsessão de infância para as telonas em um filme que ficaria eternizado como A Hora do Pesadelo. Craven conseguiu criar em Freddy Krueger um dos personagens mais icônicos de todos os tempos, mas produzir o filme não foi fácil. Por isso, Thommy Hutson criou um livro onde entrevistou membros do elenco, da equipe e até mesmo o próprio Craven para entender as dificuldades de produzir esse clássico do terror. No Brasil, o livro foi lançado pela Darkside

Homens Difíceis (Bastidores de clássicos da TV)

O livro de Brett Martin fala sobre como séries como Breaking Bad, Família Soprano, The Wire, Game of Thrones e Mad Men transformaram a estrutura dramática da televisão e começaram uma nova era de ouro da telinha. Com histórias mais complexas, produções cinematográficas e personagens melhores trabalhados, a TV passou a arriscar mais do que o cinema e começou a atrair nomes que, antigamente, ficariam apenas na telona. O autor entrevista produtores, showrunners e personalidades do meio para detalhar essa hitória que, no Brasil, foi lançada pela Aleph

A Magia da Pixar

O livro de David A. Price fala sobre os primeiros anos da empresa de animação que mudou para sempre os desenhos nas telonas. Com entrevista de especialistas, ele mostra como a Pixar enfrentou decepções, perdas financeiras até chegar ao sucesso com o clássico Toy Story, ressaltando a importância de John Lasseter e Steve Jobs no desenvolvimento da empresa. No Brasil, o livro foi lançado pela editora Elsevier

Final Cut (Bastidores de Portal do Paraíso)

O Franco Atirador transformou Michael Cimino em um dos grandes diretores de Hollywood. Por conta disso, em seu próximo trabalho ele recebeu carta branca do estúdio e fez O Portal do Paraíso. Contudo, o longa estourou seu orçamento, foi um fracasso de bilheteria e de público e praticamente foi a causa da falência de sua produtora, a United Artist, além de destruir a carreira do diretor. Steven Bach, executivo da UA na época, fala sobre como foi ter de lidar com o cineasta e com a recepção do filme que, atualmente, ganhou o status de cult. 

The Jaws Log (bastidores de Tubarão)

Em meados da década de 70, Steven Spielberg lançou um dos mais importantes blockbusters da história e sedimentou seu nome na indústria graças a Tubarão. Contudo, a gravação do filme foi um desastre – pois o animal mecatrônico sempre falhava, houveram diversos atrasos e tudo indicava que o filme não iria sair. Carl Gottlieb, que co-escreveu o roteiro e chegou a participar do filme interpretando Meadows, escreveu esse livro em primeira pessoa e é uma das visões de bastidores mais interessantes e divertidas da produção. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.