HQ/Livros

Lista

1602 | Como são os heróis da Marvel no século 17 do clássico de Neil Gaiman

Sir Nicholas Fury, Carlos Javier e mais

15.01.2018, às 17H52.
Atualizada em 16.01.2018, ÀS 21H31

Recentemente, a Panini lançou uma nova versão do encadernado de 1602, publicação escrita por Neil Gaiman que mostra um mundo onde os heróis da Marvel surgiram 400 anos no passado, entre eles Sir Nicholas Fury, Carlos Javier e outros heróis.

Sir Nicholas Fury (Nick Fury)

Líder da inteligência da Rainha Elizabeth I, a versão do personagem no mundo de Neil Gaiman foi baseado em Sir Francis Walsingham, conhecido popularmente na Inglaterra como o grande “Mestre Espião”. 

Doutor Stephen Strange (Doutor Estranho)

Na HQ, o herói funciona como o físico pessoal da Rainha, além de ser o alquimista e mágico principal deste mundo. Ele foi baseado em John Dee, um matemático que também se interessava pelas artes obscuras. Ao lado de Fury, eles são os principais personagens da série e guiam a história. 

Clea Strange (Clea)

A esposa e assistente do Doutor Estranho também é uma feiticeira. Quando o herói morre, ela guarda sua cabeça para que ele continue ligado ao mundo e ajuda-o a conversar com os outros heróis deste universo. 

Com os personagens vivendo na Inglaterra medieval, Gaiman baseou os heróis em figuras lendárias do passado, dando a eles profissões da época (O Demolidor, por exemplo, deixou de ser um advogado e virou um menestrel).

Por conta disso, reunimos os principais heróis da minissérie e, em seguida, faremos uma lista com os principais vilões, com direito a uma versão antiga de Magneto, Doutor Destino e mais.

Matthew Murdoch (Demolidor)

Um menestrel irlandês e cego. Ele é um agente-secreto que de tempos em tempos realiza serviços para Sir Nicholas. Ao contrário do Demolidor atual, que é um personagem muito mais sério, esse Murdoch gosta de fazer piadas e não perde a chance de beber, tornando-se um dos personagens mais interessantes da HQ. 

Confira a lista dos 15 principais heróis de 1602: 

Carlos Javier (Professor X)

O Professor X deste Universo é um espanhol que vive na Inglaterra e conta com uma escola para os sanguebruxo, como são chamados os mutantes da época. Assim como Xavier, ele acredita em um mundo onde a caça às bruxas chegará ao fim e sua raça poderá viver em irmandade com os humanos. 

Quarteto Fantástico

Nesse universo, o grupo é lendário e é o principal tema da música tocada por Murdoch. Os quatro ganharam poderes quando seu navio encontrou uma onda de energia e na HQ estão presos no castelo do Doutor Destino. Eles são libertados por Fury e Javier e logo o Capitão Benjamin Grimm, Sir Richard Reed, Susan Storm e Mestre Jonathan Storm tornam-se parte fundamental da história. Gaiman e Andy Kubert fazem uma homenagem à primeira HQ, que pode ser vista na imagem. 

Os pupilos de Javier (X-Men)

O grupo de 1602 é o mesmo da primeira HQ dos X-Men e é formado por Ciclope, Anjo, Fera, Homem de Gelo e Jean Grey.

Rojhaz (Steve Rogers, Capitão América)

Virgínia, a primeira pessoa a nascer nos EUA, conta com um índio como seu guarda-costas, o gigantesco índio Rojhaz. Como se trata de um nativo loiro, logo os primeiros colonos assumem que ele é a prova que os galeses visitaram o Novo Mundo antes dos espanhóis. No fim das contas, ele é ninguém menos que o próprio Steve Rogers, que acabou voltando no tempo e decidiu passar sua vida protegendo os primeiros colonizadores do país. 

Peter Parquagh (Homem-Aranha)

O Aranha desse mundo não conta com poderes e é apenas um aprendiz de Sir Nicholas. Para aumentar o elo com sua versão normal, Gaiman faz com que o jovem tenha um interesse acima do normal por aranhas – o tempo todo quase é picado por uma. Ele remete a versão mais jovem do herói e conta com um pequeno romance com a jovem Virginia, a primeira pessoa a nascer nos EUA.  

Werner (Warren Worthington III, Anjo)

Um dos primeiros mutantes a aparecer, ele é visto pela primeira vez preso pela Inquisição e sendo preparado para fogueira. Ele é resgatado pelos pupilos de Javier e, ao longo da HQ, o último membro do grupo cria uma cumplicidade entre ele e o jovem John Grey – o que deixa Ciclope cheio de ciúme. A ideia de Gaiman foi fazer uma homenagem ao triângulo amoroso original dos X-Men formado por Jean, Scott e Warren.

John Grey (Jean Grey)

A jovem Jean se veste de homem na HQ para conseguir entrar na Escola de Javier. Todos sabem de seu verdadeiro sexo, com a exceção de Anjo, o último membro a entrar na equipe. Ela é uma das mais poderosas e é capaz de carregar um navio por grandes distâncias, mas tem um severo preço em seu corpo que começa a ficar cada vez mais fraco. Antes de falecer, ela pede pra partir como uma mulher. 

Scotius Summerisle (Scott Summers - Ciclope)

A versão de 1602 conta com um visor feito de rubis e é escocês. Onde nasceu, ele é considerado um monstro e foi marcado com um “X” no peito para mostrar sua origem sanguebruxo. Ele deveria ter sido afogado, mas foi salvo e agora é o capitão da equipe de Javier. 

Donal (Thor)

O idoso Donal é um cavaleiro templário que deve entregar o maior tesouro de sua ordem para Stephen Strange. É um cajado que, no fim das contas, trata-se do Mjolnir e ele acaba transformando-se no Deus do Trovão – um Deus que não deveria nem existir de acordo com sua fé.

Hal McCoy (Hank McCoy - Fera)

A origem do mutante é sofrida. Quando jovem, acusaram sua mãe de ter “tido intercurso sexual com um macaco”. A mulher não aguentou ouvir essa blasfêmia e logo morreu, com o pai do garoto a seguindo pouco depois. Sozinho, ele era chamado de Fera ou Troll e sofria com a ira dos homens, que jogavam pedras nele até descobrirem que ele era muito mais forte. Ele também escapou da Escócia e é um dos homens de confiança de Javier.

Roberto Trefusis (Bobby Drake – Homem de Gelo)

Sobrinho de Sir Francis Drake, um capitão inglês e um dos mais famosos navegadores da Inglaterra. Apesar de ser um dos mais jovens, ele tem um grande controle sobre seus poderes e consegue, inclusive, colocar um navio inteiro dentro de um bloco de gelo. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.