HQ/Livros

Lista

5 Heróis que viraram vilões nas HQs

Lanterna Verde, Jean Grey e mais

19.03.2018, às 16H50.
Atualizada em 22.03.2018, ÀS 17H01

“Ou você morre um herói ou vive o suficiente para se tornar um vilão” é uma das frases históricas de O Cavaleiro das Trevas, clássico do gênero de heróis de Christopher Nolan. Nos quadrinhos, a frase sempre foi levada a sério e diversos personagens acabaram em algum momento trocando de lado.

Jean Grey (Fênix Negra)

No final dos anos 70, Jean Grey se tornou a entidade Fênix, uma força onipotente de poder. De início, isso parecia bom, mas rapidamente ela virou a Fênix Negra – destruindo um sistema solar inteiro e ameaçando a existência de todo o universo. Os X-Men fizeram o seu melhor, mas no fim foi a própria Jean que acabou com a sede de destruição da Fênix e acabou morrendo. Recentemente, Chris Claremont chegou até a dizer que esperava que a heroína tivesse continuado morta – leia mais. Atualmente, ela lidera o próprio grupo de mutantes na HQ X-Men: Red.

Sejam coadjuvantes de personagens clássicos ou até mesmo heróis que marcaram época nos quadrinhos, confira cinco personagens que viraram vilões nas HQs:

Lanterna Verde de Hal Jordan (Parallax)

Durante os anos 90, as vendas do quadrinho do herói estavam em declínio e, por isso, o editorial decidiu transformar Hal Jordan em um vilão e abrir espaço para um novo personagem chamado Kyle Rayner. O clássico herói virou Parallax e partiu em uma onda de destruição, acabando com a Tropa dos Lanterna, matando diversos Lanternas e tentou recriar o Universo a sua maneira. Anos depois, ele voltou a ser um herói graças ao roteirista Geoff Johns na minissérie Renascimento (Não confundir com o atual Renascimento da DC).

Bucky Barnes (Soldado Invernal)

Bucky Barnes era o parceiro e melhor amigo do Capitão América, mas sua morte durante a Segunda Guerra Mundial acabou transformando as motivações do herói. Então, foi uma surpresa descobrir que ele ainda estava vivo e trabalhando como um agente secreto da Hidra conhecido como o Soldado Invernal. A transformação de Bucky foi tão boa que ela acabou virando base para o segundo filme do Capitão, considerado até hoje uma das melhores produções da Marvel. Assim como no cinema, ele se redimiu e nos quadrinhos chegou até a usar o manto do herói após a morte de Steve Rogers na primeira Guerra Civil.

Jason Todd, o segundo Robin (Capuz Vermelho)

Em um dos momentos mais marcantes da história dos quadrinhos, o Coringa matou Jason Todd, na época o segundo Robin, com um pé-de-cabra. Porém, em 2005, ele retornou no arco Batman Contra o Capuz Vermelho. Ele era um vigilante que não tinha problemas em matar vilões, o que o levou a um conflito direto com o Batman. Foi revelado que ele voltou graças ao poço de Lazarus e chegou a enfrentar o Homem-Morcego por um tempo. Porém, atualmente atua como um anti-herói e conta com sua própria HQ – leia mais.

Reed Richards do Universo Ultimate

O Universo Ultimate deu liberdade aos quadrinistas, que puderam mudar características de alguns dos personagens mais marcantes da Marvel. A principal delas foi com Reed Richards e o Quarteto Fantástico, que transformou a maior mente do Universo Marvel em um vilão. O personagem passou por uma série de tragédias - o time acabou, Sue negou seu pedido de casamento e sua casa da infância foi bombardeana enquanto ele estava ali. Não demorou para ele ficar louco e virar um vilão fundamental em Guerra Secreta, que acabou com o Universo Ultimate.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.