O Artists' Alley é o coração da CCXP 2016. Este ano, o espaço dos quadrinistas vai ficar exatamente no meio do centro de convenções e, acompanhando o crescimento da feira, passa de 165 para 336 mesas. São 461 artistas confirmados. Praticamente todo o quadrinho nacional - com alguns convidados estrangeiros - estará representado ali durante os quatro dias.
Além dos Trilhos
Um coelho e sua bolsinha seguem os trilhos da ferrovia à procura de um sentido na vida. É a primeira HQ longa e autoral de Mika Takahashi, autora de Ink Stories e ilustradora de diversos livros. A estreia nos quadrinhos promete.
MESA A30
Muitos autores correram nos últimos dias para preparar obras inéditas, e vão lançar seus trabalhos novos durante a convenção. Na lista abaixo, selecionamos 13 HQs brasileiras que fazem sua estreia por lá - e já chamam atenção pelas prévias, pela premissa ou pelo currículo dos autores. Siga a lista por ordem das mesas, e não deixe de conferir as outras 323!
Xampu - Vol. 2
Roger Cruz, um dos primeiros quadrinistas brasileiros a se destacar nos EUA, volta à sua HQ autoral sobre metaleiros na São Paulo de 1980 e 1990. O primeiro volume foi relançado recentemente pelo selo Stout Club/Panini - e o autor diz que a série vai ser uma trilogia.
MESA A34
Parafuso n. 0
O quadrinista mineiro Jão gosta de publicar em formatos grandões e desfila referências de mangá e quadrinho europeu. Depois de Baixo Centro, sua nova investida é a Parafuso, revista que estreia com o número 0 na CCXP. As histórias são de ficção científica e fantasia.
MESA F14
Opala 76
Dário, um pistoleiro aposentado, tem que voltar à sua cidade natal para realizar o último sonho de seu pai: restaurar um Opala 76. Mas para isso ele terá que acertar as contas com o passado. A HQ de crime é criação de Eduardo Ferigato, mais conhecido no quarteto que faz a série de ficção científica Quad.
MESA B22
Yowiya
As ilustrações de Hiro Kawahara estão entre as mais conhecidas do Brasil - ele assina as toalhinhas de bandeja do McDonald's há mais de 20 anos. Yowiya é sua segunda HQ, que envolve um deus dos chimpanzés que quer ser adorado por humanos, o espírito de uma modelo francesa assassinada e uma menina que ganha superpoderes. Os desenhos, como já se esperava, são excepcionais.
MESA E41/42
Finório
A trajetória de vida de Finório - ou Frank - um cara que se vê sempre envolvido com violência por onde passa. É o primeiro trabalho longo (240 páginas!) e solo de Marco Oliveira, co-autor da ótima Aos Cuidados de Rafaela e das também ótimas coleções de tiras Overdose Homeopática e Mute.
MESA C31
Guia de Viagem do Perdido
Os cinco autores de Guia Culinário do Falido - Samanta Flôor, Felipe 5Horas, Leo Finocchi, Marília Bruno e Fernanda Chiella - aplicam a ideia da primeira HQ ao turismo: como viajar sem ter noção nem dinheiro.
MESAS E38/40
Timo/Vagaluz
Os ilustradores Raul Aguiar e Thales Molina estreiam nos quadrinhos com um flipbook: de um lado, Timo, por Aguiar, a história de um garoto apaixonado pela leitura; do outro, Vagaluz, por Molina, um vagalume à procura de outro tipo de luz.
MESA F39
Quadrinhos A2 n. 5
O casal Cristina Eiko e Paulo Crumbim segue transformando seu cotidiano em aventuras super-sentai e afins. Mas o conteúdo do quinto volume, por enquanto, é guardado a sete chaves. (Quem não conhece a série, que corra logo atrás da coleção completa!)
MESA D05
Mr. Luvas
"Mais de 100 páginas de cachorros lutando boxe e fazendo pão!", segundo descreve o autor Raoni Marqs. O ilustrador e roteirista, autor de Kill Back, Bull Kid e outras HQs, segue inspirado no mangá.
MESA F40
Mayara & Annabelle Vol. 3
As funcionárias públicas mais eficientes do Ceará voltam em nova aventura contra os magos, demônios e conspirações que controlam o Estado. A ninja e a maga, criação de Pablo Casado (roteiro) e Talles Rodrigues (desenhos), já estão entre as personagens mais famosas do quadrinho indie brasileiro.
MESA G37
O Flerte da Mulher Barbada
Para promover Bulldogma - uma das melhores graphic novels brasileiras da história - o quadrinista Wagner Willian colocou sua personagem Deysi Mantovani a entrevistar grandes nomes do quadrinho nacional. As principais entrevistas são reunidas no livro, cheio de conversas legais sobre HQ, vida de artista e abduções alienígenas.
MESA G13
Eu não me Arrependo de Nada
João Montanaro, que está fazendo quase dez anos de carreira como cartunista na Folha de S. Paulo, reúne 64 páginas de ilustrações no novo livro. Segundo a quarta capa: "Cavalos, ping-pong, vasos, robôs, livros, mafiosos, galinhas, crianças, empilhadeiras, ventrílocos [sic], piratas, discos de vinil...".
MESA G21