HQ/Livros

Lista

Deadpool 2 | Por que a citação do Mojoworld é tão importante no filme

Realidade paralela das HQs é mencionada pela primeira vez no cinema

21.05.2018, às 12H41.
Atualizada em 21.05.2018, ÀS 18H01

"Venho de um mundo que é similar a este mas lá nós somos melhores do que vocês, em tudo", diz Shatterstar na sua entrevista de emprego para integrar a X-Force em Deadpool 2. Essa menção ao Mojoworld passa rápido, mais como um easter egg, mas não deixa de ser marcante: é a primeira vez nos filmes dos X-Men que se faz uma referência a um dos planetas de dimensão paralela saídos dos quadrinhos dos mutantes.

Shatterstar

No filme, Shatterstar não tem muita oportunidade de mostrar seus dons. Nas HQs, ele vem do futuro do Mojoworld, um século à frente do nosso presente. Criado para ser um escravo, ele foi geneticamente modificado para ser um gladiador nas arenas televisionadas do Mojoworld, e foi nesses combates que desenvolveu seu senso de honra e orgulho. Shatterstar tem fator de cura acelerado, pode gerar ondas de choque e, com suas espadas, abrir portais para se teleportar. Com aliados, ele se rebela e deixa as arenas do vilão Mojo, e ao viajar no tempo e no espaço acaba encontrando os X-Men na Terra.

Mas o que é o Mojoworld e o que o torna tão especial assim? Na galeria abaixo, listamos os principais fatos sobre Shatterstar, o Mojoverso, e como Mojo pode aparecer no cinema - caso a Fox (e eventualmente a Disney) decida utilizar o clássico vilão nas telonas.

Mojoworld

Antes de se tornar um elemento das séries dos X-Men, o vilão Mojo e seu Mojoverso foram criados para ser os antagonistas da minissérie que introduziu, em 1985, o novo mutante Longshot. O planeta Mojoworld da dimensão Mojoverso é similar à Terra (eles têm, por exemplo, o "Mojomas", versão do nosso Christmas, o Natal), mas se diferencia por seu caráter distópico: nesse mundo todos são viciados nas batalhas de gladiadores transmitidas pela TV. A criação da roteirista Ann Nocenti foi influenciada por pensadores de comunicação, capitalismo e cultura de massa, como Marshall McLuhan e Noam Chomsky.

X-Force

Assim como em Deadpool 2, Shatterstar integrou a X-Force, embora tenha surgido nas HQs dos Novos Mutantes, em 1991, pelo desenhista que criou o mercenário, Rob Liefeld. A vínculo dele com a equipe se deu quando Shatterstar viajou no tempo e no espaço e parou na Terra justamente quando Cable reorganizava os Novos Mutantes para formar a X-Force. Com a promessa de que os seus novos aliados o ajudariam a derrotar Mojo, Shatterstar se tornou então um dos membros fundadores da X-Force. Em 2005, o personagem estrelou uma minissérie própria dentro da equipe, X-Force: Shatterstar. 

Na TV

O Mojoworld foi aproveitado nas séries animadas dos X-Men com sua premissa clássica: Mojo caça mutantes na Terra para suas arenas de gladiadores e os X-Men precisam se livrar. Isso já acontece na série animada dos anos 1990, em que Mojo tinha a capacidade de disparar lasers por um canhão instalado na ponta do seu rabo mecânico. Ele voltaria depois em Wolverine and the X-Men e na animação Avengers Assemble, em que Mojo usava uma simulação virtual para esconder sua verdadeira aparência.

Mojo

O alien Mojo é um dos Sem Espinhas, as criaturas invertebradas que habitam o Mojoverso e que usam tecnologia avançada de plataformas mecânicas com pernas para se locomover. Senhor de escravo nas arenas do Mojoworld, Mojo caça espécimes para seus jogos, e foi concebido como uma paródia dos magnatas de comunicação que mandam em redes de TV, um vilão louco por poder e audiência. Ele formatou o Mojoworld à sua maneira e, por conta das transmissões de ondas que levavam o sinal da TV por dimensões paralelas, a visão que o Mojoworld fazia da nossa Terra chegava a eles distorcida.

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.