HQ/Livros

Lista

J.R.R. Tolkien | 10 grandes autores influenciados pelo britânico

Lenda da literatura completaria 126 anos neste dia 3 de janeiro

03.01.2018, às 16H31.
Atualizada em 07.01.2018, ÀS 17H53

J.R.R. Tolkien é um dos maiores escritores de todos os tempos e isso deve-se muito a sua influência no mundo literário. Diversos autores admitiram que buscaram inspiração no trabalho do britânico, conhecido especialmente por conta de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

George R.R. Martin

Martin nunca escondeu que todos os seus livros - desde As Crônicas de Gelo e Fogo, que foram adaptados para televisão na série Game of Thrones, até seus trabalhos mais recentes - foram diretamente influenciados por Tolkien. Em uma entrevista à EW em 2011 sobre Dança com Dragões, ele fala constantemente sobre a importância do autor na criação de mundos, no desenvolvimento da história e fala que sempre acompanhou seu trabalho. “Eu sabia de maneira geral que queria escrever uma fantasia épica, uma vez que amava Tolkien desde criança”.

Neste dia 03 de janeiro, ele completaria 126 anos e, por isso, reunimos dez dos maiores nomes da literatura moderna que foram diretamente influenciados pela obra de Tolkien. Confira: 

Neil Gaiman

Escritor de clássicos como Sandman e Deuses Americanos, Gaiman explica que seu primeiro contato com Tolkien foi quando tinha nove anos com O Hobbit. Porém, quando descobriu O Senhor dos Anéis, ele ficou apaixonado pelo mundo criado pelo escritor. “Cheguei à conclusão de que O Senhor dos Anéis provavelmente foi o melhor livro que poderia ter sido escrito – o que me colocou em um tipo de dilema. Eu queria ser escritor e queria escrever O Senhor dos Anéis. O problema é que ele já havia sido escrito”, afirmou em um discurso na Mythopoeic Society em 2004.

J.K. Rowling

Apesar de não ter sido diretamente influenciada por Tolkien, a autora de Harry Potter explica que chegou a ler O Senhor dos Anéis na adolescência e, após finalizar o primeiro livro da sua série, ela leu O Hobbit e ficou maravilhada. “Alguém deu o livro pra mim e eu pensei, eu realmente deveria ler isso, pois as pessoas continuam me recomendando e dizendo ‘você com certeza leu o Hobbit, certo?’ E eu dizia ‘Humm, não’. Então, eu li e achei maravilhoso”, afirmou à Newsweek em 2000.

Isaac Asimov

Em uma entrevista realizada em 1988, Asimov explica que gosta Tolkien e leu o trabalho do autor cinco vezes. “Eu não leio mais ultimamente, para ser honesto. Quando se escreve o tanto que escrevo, não se tem tempo para ler”. Em As Cartas de JRR Tolkien, que reúne um compilado de trechos de cartas escritas pelo autor, o britânico diz que é fã das obras de Asimoov. 

C.S. Lewis

O autor do clássico As Crônicas de Narnia era um amigo próximo de Tolkien em Oxford e chegou, inclusive, a ler os originais de O Senhor dos Aneis. Sua trilogia espacial, por exemplo, nasceu após uma conversa com o autor britânico. 

Stephen King

Uma das maiores inspirações de A Torre Negra foi a obra de Tolkien. No prefácio da edição lançada em 2003 nos EUA, King cita o filme Três Homens em Conflito, as lendas do Rei Arthur e O Senhor dos Anéis como principais bases para o seu trabalho. Do autor britânico, King “emprestou” o mundo onde se passa a história e o desenvolvimento de uma língua própria. 

Terry Pratchett

Autor de clássicos como Pequenos Deuses e Belas Maldições, que escreveu ao lado de Neil Gaiman e que ganhará uma série em breve, o autor também participou da coletânea Meditations on Middle-Earth e considera o trabalho do inglês vital. “Eu cheguei a escrever uma carta pra ele uma vez e recebi uma bela resposta. Imagine o quão ocupado ele estava e, mesmo assim, encontrou tempo para responder um fã”, disse em entrevista ao The New York Times

Orson Scott Card

O americano que escreveu ficções como Ender’s Game – O Jogo do Exterminador, que em 2013 ganhou uma versão cinematográfica, chegou a participar do livro Meditations on Middle-Earth, obra onde diversos escritores de fantasia falam da importância do trabalho de Tolkien. 

Christopher Paolini

No passado, o autor de Eragon – que chegou a ganhar uma adaptação cinematográfica em 2006 (que foi mal recebida pela crítica e pelos fãs) – chegou a ser comparado com o britânico e explicou em uma entrevista ao The Telegraph que o trabalho de Tolkien foi uma de suas grandes inspirações ao lado de clássicos como Beowulf. 

Marion Zimmer Bradley

Conhecida por seu trabalho em As Brumas de Avalon, onde reconta a Lenda do Rei Arthur sob o ponto de vista de mulheres como Guinevere, Morgana e Morgause, a autora chegou a escrever fanfics curtas no início dos anos 70 focadas em Arwen e as publicou de maneira independente na época. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.