HQ/Livros

Lista

Senhor dos Aneis | 4 contos de J.R.R Tolkien que adoraríamos ver nos cinemas

Após filmes de Peter Jackson, família de autor inglês dificilmente autoriza outras adaptações

20.10.2016, às 14H17.
Atualizada em 27.10.2016, ÀS 10H48

A notícia de um livro inédito de J.R.R Tolkien foi recebida com euforia pelos fãs do criador de O Senhor dos Anéis. Mito essencial dentro da Primeira Era do universo criado por Tolkien, a lenda do mortal humano Beren e da imortal elfa Lúthien e a tentativa do roubo de uma silmaril de Melkor tem todos os elementos para ser transformado em um filme. No entanto, a família de Tolkien, principalmente o filho Christopher, não planeja vender mais direitos de adaptação após os filmes de Peter Jackson. Porém, como sonhar não custa nada, listamos outras histórias do universo de Tolkien que poderiam ser adaptadas para o cinema.

Ainulindale e Valaquenta

None

Primeira parte do Silmarillion, o mito da Música dos Ainur e a dissônância de Melkor é descrita pelos especialistas de Tolkien como a parte mais importante e bonita do livro.  Valaquenta, a segunda parte, nos dá uma extensa e bela descrição dos Valar e Maiar, os poderes sobrenaturais de Eä que descem à Terra-Média. A explicação das diversas divindades e a riqueza da hierarquia de espíritos deste universo são algumas das razões pelas quais os fãs de Tolkien sonham com uma adaptação do Silmarillion.

Sauron e as Fábulas de Numenor

None

A história de Sauron começa ainda no Silmarillion, onde era tenente de Melkor. Após a expulsão do senhor do Escuro para o vazio do universo, Sauron experiencia a solidão e logo inicia seu plano para dominar a Terra-Média. Fortalecido após a forjadura dos aneis, Sauron encontra nos Númenorianos sua principal resistência, e acaba sendo preso em Númenor, conhecida por ser o maior reino dos Homens. Astuto, Sauron vira conselheiro do rei e faz com que uma insatisfeita Númenor declarasse guerra contra os Valar, provocando a ira dos deuses e a destruição da ilha.

A Queda de Gondolin

None

Conhecida por ser a primeira história sobre a Terra-Média divulgada publicamente por Tolkien. Construída em segredo pelo Rei-elfo Turgen e seu povo durante a Primeira Era, a cidade se manteve oculta por inúmeros anos,  mas acabou sendo descoberta e atacada pelo exército de Melkar, com balrogs, orcs edragões. O conto reúne algumas das batalhas mais épicas de toda a obra de Tolkien, como o combate entre Ecthelion e Gothmog e a luta entre Glorfindel e um balrog na beira do penhasco.

Túrin Turambar e os Filhos de Húrin

None

Mais recente livro publicado por Christopher Tolkien, a história de Túrin e Nienon segue a linha de Beren e Luthien, só que ainda mais sofrida. Único filho homem de Húrin e Morwen, Túrin é vítima de uma maldição de Melkar, e, apesar de ser um grande herói, se vê envolto em uma constante maré de azar e tragédias. Para piorar, ele e sua irmã mais nova Nienon recebem um feitiço do dragão Glaurung e acabam se apaixonando. Túrin consegue matar Glaurung, mas a morte do dragão quebra o feitiço, expondo a cruel realidade para os dois, que acabam cometendo suicídio.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.