HQ/Livros

Sin City | 25 curiosidades nos 25 anos da HQ de Frank Miller

Série que trouxe de volta o gênero policial aos quadrinhos mainstream faz aniversário
-

Foi em abril de 1991 que Frank Miller, na época já um dos quadrinistas mais consagrados do mundo, lançou um projeto particular e peculiar. Sua nova HQ não teria super-heróis. Não sairia por Marvel nem DC. Não teria cores. E seria de um gênero em baixa há décadas: os crime comics, ou quadrinhos policiais.

Miller lançou Sin City há 25 anos e, a partir dali, sua carreira atingiu novos auges. Depois de uma década premiada nos quadrinhos, a cidade do pecado ganhou nova vida no cinema e deu ao autor um prestígio que ele com certeza não esperava após relações de amor e ódio com Hollywood. E, aos leitores, deu um universo noir violento, com arte exuberante.

Na retrospectiva abaixo, relembramos o que faz Sin City ser Sin City e por que a série é um marco para as HQs.

MAIS LISTAS

https://www.youtube.com/watch?v=iv64GJlVRbQ assistam essa critica

Leia Ronin,vc vai gostar e identificar o gênio de Frank Miller.

Concordo que o Frank Miller decaiu de uns anos pra cá, MAS ainda sim, ele publicou algumas hqs boas depois dos anos 90. E tbm, apesar de a parte dois de tdk ser ruim, essa parte três que está saindo agr (com colaboração de Brian Azzarelo) está sendo muito boa.

Uma pena você não ter lido 300 nem Martha Washington. Duas boas narrativas, desvinculadas deste mainstream e que, a despeito do hype com a primeira e seu senso ultradireitista, foi conferido à segunda um viés atual e profético que até o próprio Miller foi engolido por ele, dada a incapacidade para superá-lo.

Demolidor, A queda de Murdock, Elektra Assassina, Eu Wolverine, Batman Ano Um, O Cavaleiro das Trevas 1 e Sin City ( a saga inteira) são os únicos trabalhos do Miller que li até hoje. Não leio o que ele publicou depois dos anos 90, para não adquirir uma imagem péssima dele, e continuar admirando sempre ele, pelo seu legado aos quadrinhos. Ainda quero ler Liberdade, mas é difícil de encontrar nos sebos.

É uma pena que Frank Miller se converteu, em pouco temo, a uma sombra do que foi nas décadas de 80 e 90. De um trabalho excepcional partiu para mediocridade total. Nunca vi uma virada tão repentina na qualidade de um autor. Enquanto isso, Alan Moore segue fazendo juz ao seu próprio nome.

Conheci Sin City na época que sairia o primeiro filme. Vi trailers e me interessei muito e fui atrás de ler as HQs antes de ver o filme. Nossa! Foi amor a primeira lida! E depois amor pelo filme! Muito boa a lista, Érico! Trouxe muitas informações que eu não fazia ideia..

Ótima lista, Érico! mas, sinceramente, dos trabalhos do Miller, os filmes de Sin City são os que menos gosto.

Ótimo material, parabéns Érico Assis! E queira Deus que venham + Sin Citys...

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus