A editora independente Marca
de Fantasia está lançando mais um livro que aborda teoria e pesquisa sobre
histórias em quadrinhos. É a obra Humor em pílulas: A força criativa
das tiras brasileiras, do quadrinhista, editor e pesquisador Henrique
Magalhães.
Em seu estudo, o autor analisa a trajetória das tiras em quadrinhos desde seu início, no século 19. Depois, centra o foco no material nacional, com farta citação de séries de tiras publicadas em jornais brasileiros ao longo de décadas de produção na imprensa. O humor que se desenvolveu sob o regime militar nos anos 60 a 80 é analisado através de alguns de seus maiores expoentes, até se chegar à produção atual.
Autores como Ziraldo, Henfil, Angeli, Glauco, Fernando Gonsalez, Cedraz e diversos outros são listados em um extenso levantamento. O trabalho ainda inclui o universo dos fanzines e publicações alternativas que utilizam tiras humorísticas, compondo um amplo painel da produção nacional desse tipo de HQ.
O livro é o volume 16 da Coleção Quiosque, série de ensaios sobre cultura pop, especialmente quadrinhos. Entre as obras da coleção, há títulos como Watchmen e a teoria do caos, O que é história em quadrinhos brasileira e História em quadrinhos infantil, entre outros.
Humor em pílulas tem 112 páginas, formato de 12 x 18cm e
custa R$ 15,00.
Pedidos: contato@marcadefantasia.com.br
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários