A autora L.J. Smith, conhecida por assinar os livros iniciais da saga Diários do Vampiro, adaptada para a TV na popular franquia The Vampire Diaries, morreu aos 66 anos. De acordo com o site oficial da escritora, Smith vinha sofrendo de uma doença não especificada e faleceu no último dia 8 de março.
A autora começou sua carreira no final dos anos 1980, após largar um emprego de professora de ensino fundamental no interior da Califórnia (EUA). Após alguns títulos pouco vendidos, ela foi comissionada pela editora Alloy Entertainment para escrever Diários do Vampiro: O Despertar (1989), que se tornou um fenômeno editorial.
Os livros de Diários do Vampiro acompanham a vida de Elena Gilbert, uma jovem humana na cidade de Mystic Falls, que se vê envolvida em um romance com os irmãos vampiros Damon e Stefan Salvatore. Na adaptação para a TV de 2009, os personagens foram vividos por Nina Dobrev, Ian Somerhalder e Paul Wesley, respectivamente.
Smith escreveu quatro volumes iniciais para a saga, terminando em Reunião Sombria (1992), e retomou a história em uma segunda trilogia publicada a partir de 2009 (quando a série da CW já era um sucesso estabelecido), e finalizada com Meia-Noite (2011).
Embora a autora tenha submetido ideias para outros livros da saga para a publicadora, seus rascunhos foram rejeitados e Diários do Vampiro foi eventualmente entregada para outros autores - mais notoriamente, Aubrey Clark -, embora continuassem sendo assinados com seu nome.
O mesmo aconteceu com Círculo Secreto, o outro grande sucesso de Smith - contando a história de uma jovem que, após se mudar para New Salem (EUA), descobre poderes sobrenaturais e se junta a um grupo de bruxas em sua escola. A trilogia original, formada por A Iniciação, A Prisioneira e O Poder, foi publicada em 1992.
Círculo Secreto retornou em 2012, no entanto, pouco depois da CW também começar a adaptar os livros para a telinha, em série estrelada por Britt Robertston. Novamente, Clark assumiu os deveres no lugar de Smith, mas assinou com o nome da autora original.
O trabalho de Smith, no entanto, não se limitou a essas duas sagas. A trilogia Mundo das Sombras (1994-1995) ganhou fãs ao explorar as aventuras de uma jovem médium; e outros de seus livros incluem The Forbidden Game (1994) e Wildworld (1987).
Smith se afastou do mundo literário para cuidar da família e de sua própria saúde. Em 2015, foi internada com um caso grave de granulomatose com poliangiite, uma doença autoimune rara que a deixou dependente de um respirador por pelo menos dois meses, e resultou em sequelas graves nos rins, coração, fígado e bexiga.