Maior museu de quadrinhos do mundo é inaugurado na França
Angouléme agora virou destino turístico obrigatório durante o ano todo
O Musée de la Bande Dessinée (Museu dos Quadrinhos) foi inaugurado esta semana na cidade de Angouléme, sudoeste da França. É o maior museu do mundo dedicado à nona arte
Angouléme já é conhecida mundialmente pelo seu Festival International de la Bande Dessinée, que em 2009 completou 35 anos. Agora é, incontestavelmente, capital internacional dos quadrinhos.
O museu - que faz parte do complexo chamado Cité Internationale de la Bande Dessinée et de l'image, que inclui cinema, biblioteca, livraria e outros estabelecimentos - fica num antigo armazém de vinho, tem 4 mil metros quadrados, quase 500 mil álbuns e revistas e é resultado de um investimento de mais de 9 milhões de euros (25 milhões de reais) só em restauração.
O espaço de exposições tem 1.300 metros quadrados. Nele serão exibidos, periodicamente, partes do acervo de 8 mil originais. Não há, é claro, qualquer tipo de restrição aos gibis: franceses se misturam a americanos e a mangás e a tudo mais. Antes projeto de uma instituição privada, o museu agora é público. A inauguração foi realizada pela ministra francesa da cultura, Christine Albanel. Assista à abertura:
Se antes recebia público em janeiro e fevereiro, quando acontece o festival, agora Angouléme é visita essencial em qualquer época do ano (fora segundas-feiras, quando o museu está fechado) para todo turista na Europa apaixonado por quadrinhos. Enfim, adicione à sua lista de lugares para visitar antes de morrer.