O projeto Narrativas Periféricas abre as inscrições para sua segunda turma. Dez artistas da periferia de São Paulo terão a oportunidade de participar de uma formação gratuita para produção e publicação de histórias em quadrinhos, e terão suas obras inéditas impressas e publicadas pela Editora Mino.
Os selecionados participarão de um curso formativo e gratuito com duração de oito meses, ministrado por Janaina de Luna e Pedro Cobiaco, incluindo conhecimentos técnicos para produção de quadrinhos, como narrativa, roteiro, composição, desenho e, além de mentorias individuais e em grupo para produção e publicação de uma obra inédita.
Os inscritos também participarão de masterclasses com grandes nomes do quadrinho nacional, como Alcimar Frazão, Ferréz, João Azeitona, Rafael Grampá e Shiko, entre outros.
A seleção é destinada a artistas que residam na periferia da capital e região metropolitana, e que tenham disponibilidade de participar das aulas presenciais que acontecerão entre abril e dezembro de 2022. As inscrições estão abertas até o dia 25 de fevereiro e podem ser realizadas neste link. Metade das vagas erá destinada a negros, pardos e indígenas.
Criado em 2019, Narrativas Periféricas é realizado pela Editora Mino e tem como objetivo ajudar a preencher uma lacuna de diversidade de vozes no mercado de quadrinhos brasileiros. O projeto, apoiado pela Perifacon e a Chiaroscuro Studios. formou e publicou seis quadrinistas da periferia paulistana.
Em sua segunda edição, Narrativas Periféricas foi contemplado pelo Edital PROAC Expresso Direto de Fomento Direto a Projetos Culturais do Governo do Estado de São Paulo.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).