À primeira vista, o Papai Noel é uma figura generosa, que todos os anos não economiza esforços para presentear crianças de todo o mundo na noite do Natal. No entanto, nos quadrinhos, muitos heróis tiveram a sorte — ou, melhor, o azar — de conhecer uma faceta mais obscura do "Bom Velhinho", a ponto de ter que colocá-lo no seu lugar na base da porrada.
Por isso, neste dezembro, que tal relembrar sete vezes que os heróis precisaram sair na mão com o Papai Noel nas HQs?
Lobo corta a cabeça do “Bom Velhinho”
"Bom Velhinho"? Nada! The Lobo Paramilitary Christmas Special #1 apresenta um tipo bem diferente de Papai Noel. Na HQ de Keith Giffen, Alan Grant e Simon Bisley, o herói do Natal é conhecido como Kris “Crusher” Kringle, o dono de uma fábrica de brinquedos repleta de escravos que tem um gorila como pet.
O pontapé desta história, no entanto, não é nem o Papai Noel, nem o Lobo. Cansado de ver o Natal ser tratado como o principal feriado do ano, é o Coelho da Páscoa quem decide eliminar de vez seu adversário. Bêbado, ele contrata o mercenário, que vai até as últimas consequências para cumprir o desejo do seu cliente. Ele assassina uma série de elfos, mata Rudolph com um tiro na cabeça, arranca o olho do Noel na porrada e, no final, até arranca sua cabeça.
DEADPOOL TENTA MATAR O NOEL
Seguindo os moldes da história de Lobo, Skottie Young e Nic Klein também colocaram o Mercenário Tagarela para ir atrás do Noel. No entanto, o cliente da vez eram crianças frustradas por não terem recebido seus presentes no dia de Natal. Mas não pense com isso que elas estavam para brincadeira. Sua determinação para eliminar o algoz do seu final de ano era tanta que elas literalmente organizaram uma vaquinha virtual para dar cabo à vida do Bom Velhinho!
Deadpool, curioso que só para ver o Pólo Norte com os próprios olhos, aceita a tarefa e demonstra ética de trabalho ao bater até na Mamãe Noel para chegar no seu alvo. Contudo, ao finalmente encontrar o Papai Noel, um velho bombado e pinguço, ele entende que o problema nunca foi o Bom Velhinho, e sim um elfo mesquinho. Depois de recalcular a rota, matar o verdadeiro vilão e até liberar trabalhadores de um esquema de trabalho análogo à escravidão, ele assume para si a tarefa de distribuir os tão aguardados brinquedos. Um verdadeiro herói!
Illuminati vs. Papai Noel com a Manopla do Infinito
Bom, sejamos justos: não foram todas as vezes que o Papai Noel não se tornou um adversário dos nossos heróis preferidos por uma questão de mau-caratismo. Na verdade, em Santa Claus vs. the Illuminati, assinada por Brian Reed e Val Semeiks, foi mais um efeito colateral de uma boa ação.
Assustado com a descoberta de que suas renas são Skrulls, o Bom Velhinho pede ajuda aos Illuminati. O grupo, formado Sr. Fantástico, Namor, Doutor Estranho, Professor X, Homem de Ferro e Raio Negro, oferece uma solução aparentemente infalível, isto é, empresta a Manopla do Infinito para que Noel possa entregar todos brinquedos. O que eles não contavam é que o artefato o deixaria louco e sedento por poder! Os heróis, então, precisam enfrentá-lo e, assim, impedir que ele mate a todos ao seu redor.
Papai Noel, o mutante mais poderoso do mundo
No especial de Natal da Marvel de 1991, Cerebro detecta o “mutante mais poderoso do mundo” no meio de Nova York durante o Natal. Os X-Men e a Irmandade de Mutantes, então, partem para o local e começam uma batalha para encontrá-lo e convencê-lo a se juntar ao seu respectivo lado.
Cansado de assistir à batalha, o Papai Noel demonstra que é de fato digno de tanta disputa ao transformar a Irmandade em bonecos — para o choque de Colossus e Wolverine — e, depois, teletransportar os X-Men para longe e apagar sua memória do embate. Teoricamente, não foi uma briga... porque se o Bom Velhinho quisesse, teria sido mesmo um massacre.
John Constantine manda o Papai Noel original para dentro
Em Hellblazer #247, de Andy Diggle e Leonardo Manco, John Constantine precisa a abrir a tumba de São Nicolau de Mira, uma das principais inspirações para o Papai Noel, para realizar um ritual. Ao longo da história, o anti-herói rouba os ossos do santo e os amassa até que virem pó. Depois, rasga uma revista com a foto do Bom Velhinho e, acredite, cheira seus restos mortais!
Então, por mais que não tenha acontecido uma luta de fato, o mago da DC literalmente destruiu o que restava do Papai Noel original. Por isso, ele não poderia ficar de fora dessa lista.
Doutor Destino substitui o Papai Noel
Apesar de ser um vilão, o Doutor Destino tem coração, e a prova está no fatídico Natal em que o Papai Noel se machuca depois de visitar seu castelo. Ciente de que cabe a ele salvar as festas de final de ano, Victor von Doom se veste como o Bom Velhinho e começa a entregar os presentes. Porém, quando o Quarteto Fantástico e os Vingadores o veem, logo presumem que ele está fazendo alguma maldade e partem para o ataque. Demora, mas eventualmente os heróis percebem que estavam errados e até ajudam o Papai Noel substituto na sua missão.
Superman faz bulling com Papai Noel
Essa não é exatamente uma batalha, mas vale o destaque, porque o Superman consegue ser incrivelmente... maldoso, para evitar palavras de baixo calão. Na HQ, o Papai Noel é enganado por um vilão e come chocolates que o deixam mais gordo do que já é. Incapaz de descer pelas chaminés, o Bom Velhinho pede a ajuda do Homem de Aço para salvar o Natal.
Agora que vem a parte, digamos, inusitada. Para ajudá-lo a perder peso, o herói utiliza uma técnica pouco conhecida: assusta Noel até ele emagrecer! O Superman literalmente o arremessa no gelo, faz com que ele dance até sentir dor nas costas e, juntos, eles quase batem em um meteoro! E detalhe para a capa, na qual ele soca a barriga do assustado Noel.