HQ/Livros

Notícia

Morre o pintor e quadrinista Frank Frazetta

Ícone das poses da literatura de fantasia tinha 82 anos

11.05.2010, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H02

Um dos nomes que definiu o visual dos mundos de fantasia na literatura fantástica e nos quadrinhos no século XX, o estadunidense Frank Frazetta, faleceu nesta segunda-feira num hospital próximo à sua casa nas Montanhas Pocono, no Estado da Pennsylvania. Ele tinha 82 anos.

Frazetta deixou sua marca na cultura pop a partir dos anos 1960, quando começou a ilustrar pôsteres de filmes e capas de livros pulp, como os de Tarzan e Conan. Imagens como a pintura The Death Dealer e as de Vampirella são ícones de seu trabalho.

frank frazetta

None

Mas o artista começou a trabalhar ainda na década de 40, desenhando quadrinhos para editoras como EC Comics, National Comics e outras. Ele passou quase uma década como assistente de Al Capp, o autor da tira Ferdinando, antes de partir para a companhia de Harvey Kurtzman, o futuro criador da Mad.

Foram suas pinturas dos anos 60 que o tornaram uma referência não só para outros artistas, mas para o mundo do cinema, da música e dos quadrinhos. Em 2008, a capa do livro Escape on Venus - com uma voluptuosa mulher guerreira enfrentando um tigre - foi vendida por US$ 250 mil em leilão. A pintura Conan the Conqueror foi vendida no ano passado por US$ 1 milhão (pagos, dizem, por Kirk Hammett, do Metallica).

Com a fama, Frazetta reduziu sua produção. Na última década, pintou muito pouco devido a sucessivos problemas de saúde. Mantinha um pequeno museu junto a sua propriedade, administrado pela família.

Em dezembro, seu filho Frank Jr. jogou um carro contra uma parede do museu, derrubando-a e entrando para tentar roubar quase 90 quadros - alegando que queria protegê-los de compradores, seguindo desejos do pai. Ele acabou sendo processado pelos outros irmãos. O Frazetta pai veio a público declarar que seu filho era um estranho para ele.

O artista faleceu após um derrame. As dezenas de livros publicados sobre ele, o documentário Frank Frazetta: Painting With Fire, de 2003, e suas centenas de imagens musculosas, fantasiosas, eróticas, aterrorizantes e poderosas vão continuar influenciando muita gente.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.