Star Wars aposta na diversidade e apresenta novo personagem LGBT
Mulheres fortes também ampliam seu espaço na saga espacial
As histórias do universo expandido de Star Wars, que incluem livros, games e quadrinhos, já tiveram personagens LGBTs no passado. No cânone oficial, porém, a imperial lésbica Moff Mors, surgida no romance Lords of the Sith (lançado em abril nos EUA), foi a primeira personagem homossexual da saga. Agora, ela ganha companhia.
Lançado nesta sexta-feira (4), o livro Star Wars: Aftermath, o primeiro romance de Star Wars que se passa imediatamente após os eventos de O Retorno de Jedi, apresenta o primeiro homem abertamente gay da franquia. O personagem é um dos protagonistas do livro e sua identidade será omitida aqui para não estragar surpresas dos leitores.
Quase 40 anos depois do lançamento do primeiro filme, a diversidade é uma das maiores preocupações da Disney e da Lucasfilm para a modernização da saga. Além de personagens de diferentes etnias em papéis de destaque (como o Finn de John Boyega no filme O Despertar da Força) e outros LGBTs, as mulheres nunca foram tão proeminentes na saga. Se antes Leia e Padme eram as únicas mulheres principais nas aventuras, Aftermath tem nada menos do que três protagonistas femininas fortes: uma piloto de caça rebelde, uma caçadora de recompensas zabrak (a raça de Dath Maul) e uma almirante do Império.
Todos esses personagens passam a integrar oficialmente a história - dentro do cânone organizado que a Lucasfilm e a Disney desenvolvem em outras mídias para ampliar o universo de Star Wars - e podem ser empregados no cinema ou na televisão futuramente.
Star Wars - Aftermath sai até o final do ano no Brasil pela editora Aleph, como parte do selo "Jornada ao Despertar da Força". O Episódio VII estreia em 17 de dezembro nos cinemas. Assista ao nosso bloco do OmeleTV sobre os mistérios que envolvem Luke Skywalker no novo filme: