HQ/Livros

Notícia

Três mulheres acusam Eddie Berganza, editor da DC Comics, de assédio sexual

Vítimas afirmam que avisaram a empresa sobre a conduta do profissional

10.11.2017, às 22H21.
Atualizada em 10.11.2017, ÀS 23H02

Em entrevista ao BuzzFeed, três mulheres acusaram Eddie Berganza, editor da DC Comics, de assédio sexual entre 2006 e 2010.

Ao ser contratada na editora, Liz Gehrlein Marsham afirma que Berganza a encurralou, agarrou e beijou a força. O mesmo aconteceu com Joan Hilty, cartunista e editora. Janelle Asselin afirmou que enviou uma queixa de várias funcionárias para a diretoria da empresa em 2010,. Atualmente, nenhuma das três trabalha na DC.

“Todas nós saímos e ele ainda está lá. Para mim, isso diz muito sobre qual é a prioridade da DC”, afirmou Asselin. O comportamento de Berganza era tão conhecido que funcionárias eram avisadas sobre isso quando começavam a trabalhar: “Pessoas estavam constantemente avisando às outras para ficarem longe dele”, completou Asselin.

Um outro funcionário da DC, também não identificado, defendeu o editor, afirmando que não é justo reviver situações do passado. “Ele teve um erro de julgamento, mas cumpriu seu tempo e foi penalizado por isso. As acusações contínuas contra ele são como uma caça às bruxas, que é um problema que precisa ser erradicado da indústria”, disse o funcionário, dizendo ainda que a DC levou as acusações a sério e que Berganza não repetiu comportamentos inapropriados.

Procurada pelo site, a DC afirmou que leva em consideração todas as acusações de assédio: “DC e WB estão completamente comprometidas em cultivar um ambiente de trabalho com dignidade e respeito, um que seja seguro e sem assédio para todos os funcionários. Levamos a sério todas as acusações de assédio e as investigamos prontamente. Funcionários que violam as políticas são tratados de forma rápida e decisiva e estão sujeitos a consequências e ações disciplinares”.

Assédio em Hollywood

O tema do assédio sexual em Hollywood voltou à tona após várias acusações contra o produtor Harvey Weinstein. Ele foi demitido de sua empresa, a The Weinsten Company e expulso da Academia do Oscar, que pretende ter um novo código de conduta após o caso - saiba mais. O Sindicato dos Produtores também baniu para sempre Harvey Weinstein da organização - saiba mais.

Mais recentemente, o ator Kevin Spacey, protagonista da série House of Cards, tem sido alvo de diversas acusações, que resultaram em sua demissão da Netflix - saiba mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.