Editora Conrad - formatinho
Série regular - 100 páginas P&B;
Estilo japonês de leitura (ou seja, direita para esquerda)
Dragon Ball é uma longa saga que mistura humor e aventura... ao menos nessas primeiras histórias. No futuro, o foco muda bastante. Na história que se inicia neste número, somos apresentados às personagens mais importantes da fase inicial da série e vemos algumas de suas primeiras aventuras.
O protagonista é Goku, um menino superforte com cauda de macaco, que vive tranqüilo em sua casinha no meio das montanhas até que, um dia, aparece Bulma, uma moça esperta e safada que está tentando reunir sete esferas mágicas para invocar o dragão Shen-Long. Com isso, poderá realizar seu desejo de conseguir um lindo namorado (!). Goku tem uma das esferas e Bulma o convence a acompanhá-la nessa longa jornada.
Nas páginas que se seguem, somos apresentados a personagens como Kame SenNin, o mestre de artes marciais taradão, e o transmorfo Oolong. Este último, mais tarde, passa a integrar a trupe de aventureiros.
O roteiro dá a medida do que serão as próximas histórias. Bastante humor com pitadas de aventura. Algumas das piadas são escatológicas e/ou de conotação levemente sexual. Nada de pornografia, mas mais do que se esperaria de uma série cujo público-alvo original era pré-adolescente. Contados com uma certa ingenuidade, os chistes mais picantes acabam se tornando adequados para o público infanto-juvenil.
A arte de Akira Toriyama, altamente cartunesca e recheada de criaturas estranhas, dinossauros, máquinas de design arredondado e personagens caricaturais é de encher os olhos e faz dele um dos grandes artistas do quadrinho humorístico.
Lamentavelmente na edição brasileira não é possível se apreciar o desenho de Toriyama em toda os seus detalhes, porque um problema gráfico resultou em páginas algo borradas e de baixa resolução. É possível ver os pixels dos filmes usados para fazer a edição nacional. A editora prometeu sanar esses problemas para os próximos números.
Ironicamente, um problema curiosamente similar ocorreu no primeiro número da única outra série de mangá japonesa publicada atualmente no Brasil, Ranma ½. Seria a maldição do mangá no Brasil&qt;&
Por outro lado, a primeira edição foi lançada no preço promocional de R$ 3,50 - o preço normal deve ficar em R$ 3,90 - relativamente baixo para uma revista de 100 páginas com papel da qualidade do utilizado. Além disso, também vem de brinde um livreto explicando o que é mangá e como se lê uma revista da direita para a esquerda (muito importante). Também há instruções de leitura na revista em si, mas eu aposto que, mesmo assim, o formato de trás para a frente vai confundir muita gente.
No geral, uma história leve e divertida para crianças e jovens, bem escrita e desenhada, prejudicada apenas por defeitos técnicos da edição nacional. Eu queria dar uma nota mais alta para esta revista, mas infelizmente os problemas de reprodução cobraram seu tributo em minha avaliação. Com o histórico de qualidade e o bom passado da Conrad, é de se esperar que a editora consiga resolver o problema a contento e faça justiça a este material.
Avaliação Omelete |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários