HQ/Livros

Notícia

Saem os indicados ao Eisner Awards

Brasileiros estão na pulverizada lista de indicados ao maior prêmio de HQs dos EUA

20.04.2007, às 00H00.
Atualizada em 27.05.2017, ÀS 01H04

A organização da San Diego Comic-Con 2007 anunciou esta semana a lista de indicados ao Eisner Awards, o maior prêmio da indústria de quadrinhos dos EUA.

Os indicados foram escolhidos entre o melhor da HQ publicada no mercado do país no último ano por um júri de cinco pessoas: os escritores Chris Reilly e Jeff VanderMeer, a jornalista-blogueira Whitney Mateson, a bibliotecária Robin Brenner e o dono de comic shops James Sime.

4

None
Astonishing X-Men

6

None
Batman/The Spirit

2

None
Fun Home

3

None
The Dark Horse Book of Monsters

5

None
Fables: 1001 Nights of Snowfall

1

None
The Lone Ranger

Para os brasileiros, alguns destaques. Os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá têm seu De:TALES (parecido com o álbum Dez Pãezinhos: Crítica, publicado no Brasil pela Devir) concorrendo como Melhor edição norte-americana de material estrangeiro. Caso o álbum vença, porém, nesta categoria quem fica com o prêmio é a editora. O que não é o caso do desenhista Sergio Cariello, brasileiro radicado nos EUA, que pode levar seu troféu caso The Lone Ranger ganhe Melhor nova série.

O destaque deste ano, como a própria organização aponta, é a pulverização dos votos. Em diversas categorias, é notável o número de editoras representadas, mostrando quase a totalidade do mercado de quadrinhos estadunidense - que está sendo invadido, aos poucos, pelas grandes editoras de livros.

A pulverização é estranha, pois o Eisner tinha uma tendência a citar alguns nomes - de autores ou obras - até mais de dez vezes entre os indicados. Este ano, os nomes que mais se repetem alcançam somente quatro indicações: é o caso de Ed Brubaker, o roteirista de Demolidor, Capitão América e Criminal, e de Bill Willingham, de Fables e Jack of Fables.

Os selecionados vão desde a mais popular HQ dos últimos anos - Civil War, que concorre por melhor dupla desenhista e arte-finalista (Steve McNiven e Dexter Vines) - até o experimentalismo estranhíssimo do Ninja, de Brian Chippendale, um livrão com desenhos e cores infantis e uma história que não faz muito sentido, mas que concorre a melhor álbum gráfico.

Duas das graphic novels mais comentadas do ano passado - e que já carregam prêmios o suficiente - aparecem timidamentre entre os indicados do Eisner: Fun Home, de Alison Bechdel, concorre a Melhor obra baseada em fatos reais e a Melhor álbum gráfico original, e American Born Chinese, de Gene Luen Yang, somente a Melhor álbum gráfico original.

Há algumas mudanças nas categorias, nas quais os juízes de cada ano têm liberdade para mexer. A categoria Melhor edição americana de material estrangeiro foi dividida em duas, para dar um espaço exclusivo aos mangás. Saiu Melhor história serializada, voltou Melhor publicação de humor. E a categoria Talento que merece maior reconhecimento virou Reconhecimento especial.

Numa tendência crescente a cada ano, tem muito material que já saiu ou está para sair no Brasil: uma história de Don Rosa para o Tio Patinhas, a graphic novel Fábulas: 1001 Noites (que a Pixel promete para julho), All-Star Superman (nossa Grandes Astros DC: Superman), o Monster de Naoki Urasawa (que sai aqui pela Conrad), Batman: Ano 100, entre outros.

Cédulas com os nomes dos candidatos começam a ser distribuídas agora para representantes de toda a indústria de HQ dos EUA, das editoras aos donos de lojas. Os vencedores serão anunciados na noite de 27 de julho, durante a San Diego Comic Con.

Confira os indicados de cada categoria (entre parênteses, selo/editora):

Melhor história curta

  • "The Black Knight Glorps Again", de Don Rosa, em Uncle Scrooge #354 (Gemstone)
  • "Felix", de Gabrielle Bell, em Drawn & Quarterly Showcase 4 (Drawn & Quarterly)
  • "A Frog's Eye View", de Bill Willingham e James Jean, em Fables: 1001 Nights of Snowfall (Vertigo/DC)
  • "Old Oak Trees", de Tony Cliff, em Flight 3 (Ballantine)
  • "Stan Lee Meets Spider-Man", de Stan Lee, Oliver Coipel e Mark Morales, em Stan Lee Meets Spider-Man (Marvel)
  • "Willie: Portrait of a Groundskeeper", de Eric Powell, em Bart Simpsons's Treehouse of Horror #12 (Bongo)

Melhor edição individual

  • Batman/The Spirit #1: "Crime Convention", de Jeph Loeb e Darwyn Cooke (DC)
  • A Late Freeze, de Danica Novgorodoff (Danica Novgorodoff)
  • The Preposterous Adventures of Ironhide Tom, de Joel Priddy (AdHouse)
  • Skyscrapers of the Midwest #3, de Joshua Cotter (AdHouse)
  • They Found the Car, de Gipi (Fantagraphics)

Melhor série continuada

  • All-Star Superman, de Grant Morrison e Frank Quitely (DC)
  • Captain America, de Ed Brubaker e Steve Epting (Marvel)
  • Daredevil, de Ed Brubaker, Michael Lark e Stefano Gaudiano (Marvel)
  • Naoki Urasawa's Monster, de Naoki Urasawa (Viz)
  • The Walking Dead, de Robert Kirkman e Charles Adlard (Image)
  • Young Avengers, de Allan Heinberg, Jim Cheung e outros (Marvel)

Melhor minissérie

  • Batman: Year 100, de Paul Pope (DC)
  • The Looking Glass Wars: Hatter M, de Frank Beddor, Liz Cavalier e Ben Templesmith (Desperado/Image)
  • The Other Side, de Jason Aaron e Cameron Stewart (Vertigo/DC)
  • Scarlet Traces: The Great Game, de Ian Edginton e D'Israeli (Dark Horse)
  • Sock Monkey: The Inches Incident, de Tony Millionaire (Dark Horse)

Melhor nova série

  • Criminal, de Ed Brubaker e Sean Phillips (Marvel Icon)
  • East Coast Rising, de Becky Cloonan (Tokyopop)
  • Gumby, de Bob Burden e Rick Geary (Wildcard)
  • Jack of Fables, de Bill Willingham, Matthew Sturges, Tony Akins e Andrew Pepoy (Vertigo/DC)
  • The Lone Ranger, de Brett Matthews e Sergio Cariello (Dynamite)

Melhor publicação infanto-juvenil

  • Chickenhare, de Chris Grine (Dark Horse)
  • Drawing Comics Is Easy (Except When It's Hard), de Alexa Kitchen (Denis Kitchen Publishing)
  • Gumby, de Bob Burden e Rick Geary (Wildcard)
  • Moomin, de Tove Jansson (Drawn & Quarterly)
  • To Dance: A Ballerina's Graphic Novel, de Sienna Cherson e Mark Siegel (Simon & Schuster)

Melhor publicação de humor

  • Flaming Carrot Comics, de Bob Burden (Desperado/Image)
  • Onionhead Monster Attacks, de Paul Friedrich (Hellcar)
  • Schizo #4, de Ivan Brunetti (Fantagraphics)
  • Tales Designed to Thrizzle, de Michael Kupperman (Fantagraphics)
  • Truth Serum, de Jon Adams (City Cyclops)

Melhor antologia

  • Fables: 1001 Nights of Snowfall, de Bill Willingham e vários (Vertigo/DC)
  • Hotwire Comix and Capers #1, editada por Glenn Head (Fantagraphics)
  • Japan as Viewed de 17 Creators, editada por Frédéric Boilet (Fanfare/Ponent Mon)
  • Kramer's Ergot 6, editada por Sammy Harkham (Buenaventura Press)
  • Project: Romantic, editada por Chris Pitzer (AdHouse)

Melhor HQ digital

Melhor obra baseada em fatos

  • Fun Home, de Alison Bechdel (Houghton Mifflin)
  • I Love Led Zeppelin, de Ellen Forney (Fantagraphics)
  • Mom's Cancer, de Brian Fies (Abrams)
  • Project X Challengers: Cup Noodle, de Tadashi Katoh (Digital Manga)
  • Stagger Lee, de Derek McCulloch and Shepherd Hendrix (Image)

Melhor álbum gráfico - inédito

  • American Born Chinese, de Gene Luen Yang (First Second)
  • Billy Hazelnuts, de Tony Millionaire (Fantagraphics)
  • Fun Home, de Alison Bechdel (Houghton Mifflin)
  • Ninja, de Brian Chippendale (Gingko Press)
  • Scrublands, de Joe Daly (Fantagraphics)
  • The Ticking, de Renée French (Top Shelf)

Melhor álbum gráfico - republicação

  • Absolute DC: The New Frontier, de Darwyn Cooke (DC)
  • Castle Waiting, de Linda Medley (Fantagraphics)
  • Mom's Cancer, de Brian Fies(Abrams)
  • Shadowland, de Kim Deitch (Fantagraphics)
  • Truth Serum, de Jon Adams (City Cyclops)

Melhor projeto/coleção arquivo - tiras

  • The Complete Peanuts, 1959-1960, 1961-1962, de Charles Schulz (Fantagraphics)
  • Mary Perkins On Stage, de Leonard Starr (Classic Comics Press)
  • Moomin, de Tove Jansson (Drawn & Quarterly)
  • Popeye: I Yam What I Yam, de E. C. Segar (Fantagraphics)
  • Walt & Skeezix, vol. 2, de Frank King (Drawn & Quarterly)

Melhor projeto/coleção arquivo - séries

  • Abandon the Old In Tokyo, de Yoshihiro Tatsumi (Drawn & Quarterly)
  • Absolute Sandman, vol. 1, de Neil Gaiman and various (Vertigo/DC)
  • Art Out of Time: Unknown Comics Visionaries, 1900-1969, de Dan Nadel (Abrams)
  • The Eternals, de Jack Kirby (Marvel)
  • Ode to Kirihito, de Osamu Tezuka (Vertical)

Melhor edição americana de material estrangeiro

  • A.L.I.E.E.E.N., de Lewis Trondheim (First Second)
  • De:TALES, de Fábio Moon and Gabriel Bá (Dark Horse)
  • Hwy 115, de Matthias Lehmann (Fantagraphics)
  • The Left Bank Gang, de Jason (Fantagraphics)
  • Pizzeria Kamikaze, de Etgar Keret and Asaf Hanuka (Alternative)

Melhor edição americana material estrangeiro - Japão

  • After School Nightmare , de Setona Mizushiro (Go! Comi)
  • Antique Bakery, de Fumi Yoshinaga (Digital Manga)
  • Naoki Urasawa's Monster , de Naoki Urasawa (Viz)
  • Old Boy, de Garon Tsuchiya and Nobuaki Minegishi (Dark Horse Manga)
  • Walking Man, de Jiro Taniguchi (Fanfare/Ponent Mon)

Melhor escritor

  • Ed Brubaker, Captain America, Daredevil (Marvel); Criminal (Marvel Icon)
  • Bob Burden, Gumde (Wildcard)
  • Ian Edginton, Scarlet Traces: The Great Game (Dark Horse)
  • Grant Morrison, All-Star Superman, Batman, 52, Seven Soldiers (DC)
  • Bill Willingham, Fables, Jack of Fables, Fables: 1001 Nights of Snowfall (Vertigo/DC)

Melhor escritor/ilustrador

  • Allison Bechdel, Fun Home (Houghton Mifflin)
  • Renée French, The Ticking (Top Shelf)
  • Gilbert Hernandez, Love and Rockets, New Tales of Old Palomar (Fantagraphics); Sloth (Vertigo/DC)
  • Paul Pope, Batman: Year 100 (DC)
  • Joann Sfar, Klezmer, Vampire Loves (First Second)

Melhor escritor/ilustrador de humor

  • Ivan Brunetti, Schizo (Fantagraphics)
  • Lilli Carré, Tales of Woodsman Pete (Top Shelf)
  • Michael Kupperman, Tales Designed to Thrizzle (Fantagraphics)
  • Tony Millionaire, Billy Hazelnuts (Fantagraphics); Sock Monkey: The Inches Incident (Dark Horse)
  • Lewis Trondheim, A.L.I.E.E.E.N. (First Second); Mr. I (NBM)

Melhor desenhista/arte-finalista ou dupla desenhista e arte-finalista

  • Mark Buckingham/Steve Leialoha, Fables (Vertigo/DC)
  • Tony Harris/Tom Feister, Ex Machina (WildStorm/DC)
  • Niko Henrichon, Pride of Baghdad (Vertigo/DC)
  • Michael Lark/Stefano Gaudiano, Daredevil (Marvel)
  • Sonny Liew, Wonderland (SLG)
  • Steven McNiven/Dexter Vines, Civil War (Marvel)

Melhor pintor/artista multimídia (arte interna)

  • Nicolas De Crecy, Glacial Period (NBM)
  • Melinda Gebbie, Lost Girls (Top Shelf)
  • Ben Templesmith, Fell (Image); The Looking Glass Wars: Hatter M (Desperado/Image); Wormwood: Gentleman Corpse (IDW)
  • Jill Thompson, "A Dog and His Boy" in The Dark Horse Book of Monsters; "Love Triangle" in Sexy Chix (Dark Horse); "Fair Division", in Fables: 1001 Nights of Snowfall (Vertigo/DC)
  • Brett Weldele, Southland Tales: Prequel Saga (Graphitti); Silent Ghost (Markosia)

Melhor capista

  • John Cassaday, Astonishing X-Men (Marvel); The Escapists (Dark Horse); The Lone Ranger (Dynamite)
  • Tony Harris, Conan (Dark Horse); Ex Machina (WildStorm/DC)
  • James Jean, Fables, Jack of Fables, Fables: 1001 Nights of Snowfall (Vertigo/DC)
  • Dave Johnson, 100 Bullets (Vertigo/DC); Zombie Tales, Cthulu Tales, Black Plague (Boom!)
  • J. G. Jones, 52 (DC)

Melhor colorização

  • Kristian Donaldson, Supermarket (IDW)
  • Hubert, The Left Bank Gang (Fantagraphics)
  • Lark Pien, American Born Chinese (First Second)
  • Dave Stewart, BPRD, Conan, The Escapists, Hellboy (Dark Horse); Action Comics, Batman/The Spirit, Superman (DC)
  • Chris Ware, Acme Novelty Library #17 (ACME Novelty)

Melhor letreirização

  • Ivan Brunetti, Schizo (Fantagraphics)
  • Todd Klein, Fables, Jack of Fables, Fables: 1001 Nights of Snowfall, Pride of Baghdad, Testament (Vertigo/DC); Fantastic Four: 1602, Eternals (Marvel); Lost Girls (Top Shelf)
  • Clem Robins, BPRD, The Dark Horse Book of Monsters, Hellboy (Dark Horse); Loveless, 100 Bullets, Y: The Last Man (Vertigo/DC)
  • Richard Sala, The Grave Robber's Daughter, Delphine (Fantagraphics)
  • Chris Ware, Acme Novelty Library #17 (ACME Novelty)

Reconhecimento especial

  • Ross Campbell, Abandoned (Tokyopop); Wet Moon 2 (Oni)
  • Svetlana Chmakova, Dramacon (Tokyopop)
  • Hope Larson, Gray Horses (Oni)
  • Dash Shaw, The Mother's Mouth (Alternative)
  • Kasimir Strzepek, Mourning Star (Bodega)

Melhor periódico relacionado a quadrinhos

  • Alter Ego, editado por Roy Thomas (TwoMorrows)
  • Comic Art 8, editado por Todd Hignite (Buenaventura Press)
  • The Comics Journal, editado por Gary Groth, Dirk Deppey, Michael Dean, e Kristy Valenti (Fantagraphics)
  • The Comics Reporter, produzido por Tom Spurgeon e Jordan Raphael (www.comicsreporter.com)
  • ¡Journalista!, produzido por Dirk Deppey (Fantagraphics, www.tcj.com/journalista/)

Melhor livro relacionado a quadrinhos

  • The Art of Brian Bolland, editado por Joe Pruett (Desperado/Image)
  • Cartoon America: Comic Art in the Library of Congress, editado por Harry Katz (Abrams)
  • Dear John: The Alex Toth Doodle Book, de John Hitchcock (Octopus Press)
  • In the Studio: Visits with Contemporary Cartoonists, de Todd Hignite (Yale University Press)
  • Wally's World, de Steve Sarger e J. David Spurlock (Vanguard)

Melhor design de publicação

  • Absolute DC: The New Frontier, design de Darwyn Cooke (DC)
  • Castle Waiting graphic novel, design de Adam Grano (Fantagraphics)
  • Lost Girls, design de Matt Kindt and Brett Warnock (Top Shelf)
  • Popeye: I Yam What I Yam, design de Jacob Covey (Fantagraphics)
  • The Ticking, design de Jordan Crane (Top Shelf)

Hall da Fama

  • Escolha dos juízes: Robert Kanigher e Ogden Whitney
  • Escolha pelo voto popular: Ross Andru & Mike Esposito
  • Dick Ayers
  • Bernard Baily
  • Matt Baker
  • Wayne Boring
  • Creig Flessel
  • Harold Gray
  • Irwin Hasen
  • Graham Ingels
  • Joe Orlando
  • Lily Renée (Peters) Phillips
  • Bob Powell
  • Gilbert Shelton
  • Cliff Sterrett

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.