HQ/Livros

Notícia

Steve Gerber revela que está com sérios problemas de saúde

Quadrinista mantém o bom humor, apesar do péssimo prognóstico

28.06.2007, às 00H00.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 19H00

Steve Gerber, roteirista veterano da indústria de quadrinhos dos EUA, revelou em seu blog que está com uma série de problemas de saúde, sendo o pior deles uma fibrose pulmonar, que, na melhor das hipóteses, exigirá que ele passe por um transplante de pulmão.

Mantendo o bom humor, o escritor explicou que a doença consiste numa "situação progressiva que, ao longo do tempo, em resumo, transforma a parte de dentro dos pulmões em cicatrizes, o que impossibilita a respiração do paciente, resultando em - bom, você sabe, naquela coisa que quase nunca acontece para sempre nos quadrinhos".

Countdown to Mistery

None
Countdown to Mistery

Gerber diz que a causa da doença é desconhecida em 40% dos casos - "e eu sou um dos 40%" - e que não há cura. Ele já fez os testes necessários para entrar na lista de transplantes, mas mantém-se cético quanto ao prognóstico: "A taxa de sobrevivência para receptores de transplante de pulmão é de aproximadamente 43% para cinco anos [de sobrevida]; dez anos é considerado um fenômeno".

O autor atualmente está trabalhando com as histórias do Sr. Destino na minissérie Countdown to Mistery - que deveria ter sido uma série, mas virou mini em função da condição do escritor.

Steve Gerber fez carreira principalmente na Marvel dos anos 70, escrevendo Demolidor, Príncipe Submarino, Homem-Coisa, Defensores, Shanna e vários quadrinhos de terror. É o criador de Howard, O Pato, personagem que motivou uma longa guerra judicial sua contra a Marvel. Em anos recentes, ele fez trabalhos para a Image, para a DC/Vertigo, para a Marvel e a série da DC Hard Time, único sucesso da malfadada linha Focus.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.