Brian Michael Bendis, o escritor que comanda praticamente tudo relacionado aos quadrinhos dos Vingadores desde 2004, vai deixar a série em 2012. Em entrevista ao CBR, ele anunciou sua saída para logo depois da saga de verão da equipe (no meio do ano), quando deixará simultaneamente as séries Avengers, New Avengers e Avengers Assemble.
vingadores
Na entrevista, o escritor explica a fase atual dos Vingadores, que consiste numa batalha épica contra Norman Osborn. O vilão, além de estar no comando de todas as organizações supercriminosas da Marvel, ainda vai conseguir apoio da mídia e do público ao utilizar um novo poder, ainda a ser revelado.
Em março estreia a nova série mensal da equipe, Avengers Assemble, que estará inicialmente desvinculada das outras séries para atrair o público do filme (que estreia em maio). Bendis será roteirista apenas do primeiro arco de histórias. Depois, vem Vingadores versus X-Men, o grande evento Marvel que se estende de abril a setembro. Bendis é um dos roteiristas.
"É bom fazer outras coisas. Mas antes de ir embora, vou terminar num ponto alto. Estou em contagem regressiva. Sabe quando você assiste a Breaking Bad e todo episódio parece o antepenúltimo? É assim que eu estou. Fiquei com os Vingadores mais do que qualquer pessoa na história da série. Se somar tudo, escrevi mais de 200 edições. Tenho muito, muito orgulho disso, e o que vem por aí no verão vai me dar oportunidade de sair por cima. Entendo o suficiente do showbiz pra saber que é hora de sair de cena", explica Bendis.
O escritor assumiu os Vingadores com a saga "A Queda", em 2004, que desembocou na fase New Avengers. De série única, a equipe virou a franquia mais lucrativa da Marvel, com quatro séries mensais, infinitas minisséries e sendo cabeça de sagas anuais como Dinastia M, Guerra Civil, Invasão Secreta, Reinado Sombrio, Cerco e Fear Itself (destas, Bendis só não escreveu Guerra Civil e Fear Itself). Atualmente o escritor também trabalha em Ultimate Comics Spider-Man e Moon Knight, fora projetos autorais.
A Marvel Comics ainda não informou quem será o substituto - ou substitutos - do escritor.