HQ/Livros

Artigo

X-Men 3: Conheça os vilões que aparecem no filme

X-Men 3: Conheça os vilões que aparecem no filme

25.05.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H20

Magneto

Mística

Pyro

Senador Kelly

Fanático

Sentinelas

Calisto

Magneto

Nome: Magnus

Primeira aparição: X-Men 1 (1963)

Poderes: capacidade de controlar campos magnéticos.

Maior antagonista dos X-Men, o homem que viria a ser conhecido como Magneto nasceu na primeira metade do século XX. Judeu, passou boa parte de sua infância em Auschwitz, o temido campo de concentração nazista, onde aprendeu a que ponto pode chegar o ser humano quando se trata de minorias consideradas "diferentes". Ao final da Segunda Guerra Mundial, Magnus retomou uma vida comum, casando-se com uma mulher chamada Magda. Ao contrário da grande maioria dos mutantes, os dons de Magnus permaneceram latentes até o dia em que, ao chegar em casa, viu que o prédio em que morava com sua família estava em chamas. Magda estava em segurança, mas, a filha do casal, Anya, tinha ficado presa no prédio. Magnus tentou resgatá-la, mas foi impedido por uma multidão. A fúria que o acometeu fez com que seus poderes fossem liberados num ímpeto de fúria, matando todos ao redor, à exceção de Magda. Horrorizada pelo que presenciara, Magda abandonou Magnus, sem revelar que estava grávida. Ela viria a morrer pouco depois de dar a luz aos gêmeos Wanda e Pietro Maximmoff.

Algum tempo depois, aparentemente recuperado da tragédia que se abateu sobre ele, Magnus foi a Israel, onde trabalhou como voluntário em um hospital psiquiátrico e conheceu seu maior aliado e antagonista, Charles Xavier. Ao descobrirem que ambos eram mutantes, os dois homens começaram a debater suas condições perante a humanidade. Enquanto Charles defendia que era plenamente possível uma convivência pacífica entre homo sapiens e homo superior, Magnus via a guerra entre as espécies e a sobrevivência do mais apto como única solução. Depois de se aliarem para salvar Gabrielle Haller das mãos do Barão Strucker, Magnus partiu para um destino desconhecido. Após ser traído por agentes da inteligência com os quais trabalhara, ele começou a colocar em curso seus planos contra a humanidade.

00:00/06:24
Truvid
auto skip

Anos depois Magnus apareceu já como Magneto, determinado a conquistar a raça humana antes que ela reservasse aos mutantes o mesmo destino que os nazistas prepararam para os judeus. O primeiro plano do mutante nesse sentido, a tomada do Cabo Cidadela, nos Estados Unidos, foi frustrado pela primeira geração de X-Men. Começaria aí a infindável série de conflitos entre os heróis mutantes e o Mestre do Magnetismo. Eventualmente, Magneto reuniu aliados para derrotar os X-Men, formando a primeira geração da Irmandade de Mutantes, que trazia em suas fileiras, dentre outros, a Feiticeira Escarlate e Mercúrio, respectivamente Wanda e Pietro. Somente muitos anos depois, quando a dupla já havia abandonado os sonhos de conquista e se aliado aos Vingadores, Magnus viria a descobrir que ambos eram seus filhos.

A vida de Magneto passou por uma série de fatos estranhos. Um dos mais significativos aconteceu quando ele alterou geneticamente o mutante chamado Alfa, que acabou se rebelando e fazendo o Mestre do Magnetismo regredir ao estado de uma criança. Quando Charles Xavier o encontrou resolveu deixar o pequeno Magnus aos cuidados de Moira MacTaggert, que tentou alterar a mente da criança, para fazer com que ele se tornasse uma pessoa melhor ao alcançar a idade adulta. Poucos anos depois, Eric, o Vermelho, agente do Império Shiar devolveu Magneto à sua idade adulta, ainda que um pouco mais jovem do que antes, mas com maturidade suficiente para reviver suas batalhas com os X-Men.

A manipulação mental realizada por MacTaggert viria a dar certo, no entanto. Em uma súbita crise de consciência, Magneto abandonou seus planos de conquista e se aliou aos X-Men, chegando mesmo a ficar à frente da Escola para Jovens Superdotados e ser responsável por orientar os Novos Mutantes. Uma série de tragédias envolvendo a equipe, no entanto, fez com que a antiga personalidade de Magneto retornasse e ele abandonasse o Instituto, voltando inicialmente para o Clube do Inferno, e enfim reassumindo seus planos de conquista, desta vez ao lado de um grupo de mutantes que praticamente o adorava como um deus, os Acólitos.

Foi nessa época que ele extraiu à força o adamantium dos ossos de Wolverine e em seguida teve sua mente apagada por Xavier. Quando se recuperou do trauma causado pelo Prof. X, Magnus colocou em prática seu plano mais ambicioso. Ao fazer o planeta refém de seu próprio campo magnético, ele exigiu que a ONU lhe entregasse um território onde os mutantes pudessem viver em segurança. A ONU lhe entregou, então, a ilha soberana de Genosha, uma nação onde os mutantes eram a esmagadora maioria. Infelizmente, pouco depois, Sentinelas liderados por Cassandra Nova fizeram com que os 16 milhões de mutantes que habitavam a ilha fossem aparentemente exterminados, incluindo aí Magnus.

Mas enganar a morte deve ser o maior poder de Magneto. Assumindo a identidade de Xorn, um mutante chinês com poderes de cura, Magnus elaborou uma farsa para ser resgatado pelos X-Men de sua "prisão" na China. Assim, assumiu o papel de professor no Instituto Xavier, onde plantou as sementes de uma conspiração que visava destruir seus inimigos e, finalmente, concretizar seus planos de conquista. Magneto conseguiu capturar o Professor Xavier, espalhar os X-Men e fazer a cidade de Nova York como refém. No fim, no entanto, ele foi frustrado pelos heróis, não sem antes assassinar Jean Grey. Em um ato de fúria, Wolverine aparentemente decapitou o mestre do magnetismo.

Pouco depois, ele reapareceu, dessa vez novamente como um aliado de Xavier. Juntos os dois tentam, a todo custo, reconstruir a ilha de Genosha.

Mística

Nome: Raven Darkholme (também conhecida como Mallory Brickman)

Primeira aparição: Ms. Marvel 16 (1978 - como Raven), Ms. Marvel 18 (1978 - como Mística)

Poderes: Alteração de forma.

Caso raro entre mutantes, a jovem Raven Darkholme aprendeu a controlar seus donos mutantes desde cedo e sem nenhuma ajuda externa. Assim, apesar da pele azul e cabelos vermelhos serem seu aspecto natural, é brincadeira de criança para a mutante conhecida como Mística se passar por um ser humano aparentemente normal. E foi isso que ela fez ao longo de sua vida. Isso e a própria natureza de seus poderes torna quase impossível determinar sua verdadeira idade. Sabe-se, no entanto, que ela tem uma certa idade, já que deu à luz três vezes, sendo Noturno, seu filho mais famoso. O mutante Dentes de Sabre e o senador americano Ralph Brickman são os pais de seus outros filhos, Graydon Creed (falecido) e Glória Brickman.

Desde cedo Mística usou seus poderes para obter sucesso pessoal. Além de manter a identidade de Mallory, como Darkholme ela galgou rapidamente as escadas do poder, chegando à invejada posição de Diretora da Agência de Planejamento e Pesquisa Avançados (DARPA), ligada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, posição que lhe dava acesso a segredos militares e armamento avançado, que ela usou para seus próprios fins.

Para alcançar seus propósitos criminosos, Mística montou a terceira geração da Irmandade de Mutantes que, inicialmente, contava com Pyro, Avalanche, Blob e Sina. O primeiro ato da Irmandade a chamar a atenção foi a tentativa de assassinato do Senador Robert Kelly, um político antimutante. A tentativa foi frustrada pelos X-Men, iniciando então os anos de rivalidade entre Mística e os pupilos de Xavier. Rixa esta que aumentou ainda mais quando Vampira, praticamente uma filha para Mística, abandonou a Irmandade para se aliar aos X-Men.

Mais inteligente que a maioria de seus aliados, assim que viu que o sentimento antimutante estava chegando a níveis perigosos, Mística deixou suas atividades criminosas e ofereceu seus serviços ao governo americano. Surgiria aí a Força de Liberdade, organização formada basicamente pelos membros da Irmandade de Mutantes, mas sancionada pelo presidente dos Estados Unidos com o intuito de capturar criminosos mutantes. A primeira missão da Força foi justamente capturar Magneto, bem sucedida simplesmente porque o Mestre do Magnetismo se entregara de livre e espontânea vontade. Quando a Força se desfez, e com um perdão presidencial concedido a si, Mística fez parte de uma das versões do X-Factor antes de se voltar novamente para o crime.

Mística também atuou como operativo especial da organização subversiva Programa X.

Pyro

Nome: St. John Allerdyce

Primeira aparição: X-Men 141 (primeira série)

Poderes: Controle sobre o fogo.

Natural da Austrália, St. John Allerdyce viu seus poderes se desenvolverem na adolescência. Como não via uma maneira de usá-los para lucrar com isso aprendeu a controlá-los, mas só usava em emergências. Seguindo uma vida normal, ele se formou em jornalismo, cobrindo histórias no Vietnã e na Indonésia, dentre outros. Isso o inspirou a escrever uma série de romances dramáticos e alguns erótico-góticos. Desprezado por críticos sérios, ele obteve um certo sucesso no underground dos países de língua inglesa.

Eventualmente ele conheceu Mística e fez parte da primeira Irmandade de Mutantes comandada por ela, sob o nome de Pyro. Assim como ela, Allerdyce migrou para a Força da Liberdade e teve seus crimes perdoados pelo presidente americano antes que o governo debandasse o grupo. Voltado ao crime, ele se juntou ao Groxo em uma nova - e capenga, diga-se de passagem - versão da Irmandade.

Mais tarde, ele descobriu ser vítima do Vírus Legado, uma doença letal que afetava os portadores do gene X. Até a descoberta da cura por Hank McCoy e a sua disseminação pelo Colossus, ele tentou de todas as formas se livrar da doença, sem sucesso. Em sua última aparição, ele tentou assaltar um banco, visando conseguir fundos para pagar um cientista que alegava ter a fórmula para extrair seus genes X e, conseqüentemente, o vírus de seu corpo. Foi baleado diversas vezes no estômago, operado e, na primeira oportunidade, fugiu do hospital. Desde então seu destino é desconhecido.

Sua versão cinematográfica difere bastante da original, compartilhando apenas o mesmo nome e poderes.

Senador Kelly

Nome : Robert Kelly

Primeira aparição: Uncanny X-Men 141

Poderes: Nenhum

Como membro do Senado americano, Robert Kelly se mostrou preocupado com o crescente número de mutantes, acreditando que todos os portadores do gene X eram dignos de temor. Antimutante radical, Kelly foi o responsável por projetos como Ato de Registro - que obrigava todo o portador do gene X a ter uma ficha à disposição do governo, identificando-o - e um dos maiores entusiastas do programa Sentinela, robôs imensos desenvolvidos e programados com o único objetivo de caçar mutantes.

Apesar de ter sua vida salva mais de uma vez pelos X-Men, a cisma de Kelly com os mutantes nunca cedeu e ele chegou até a se candidatar ao governo do país, baseando toda a sua campanha numa plataforma antimutante. Ironicamente, por motivos que só o fanatismo explica, Kelly acabou sendo assassinato justamente por um outro radical antimutante.

Fanático

Nome: Cain Marko

Primeira aparição: X-Men 12

Poderes: Força sobrenatural; invulnerabilidade.

Um dos poucos inimigos não-mutantes dos X-Men, Fanático é a criatura mais poderosa - em matéria de força física - do Universo Marvel, só encontrando par no Hulk. Isso quando falamos da clássica versão do verdão, aquele que, quanto mais bravo, mais forte fica. Filho do pesquisador Kurt Marko, Cain se mudou para a mansão Xavier quando seu pai se casou com a viúva de seu amigo, o Dr. Brian Xavier, numa tentativa bem sucedida de dar o golpe do baú. O cruel e invejoso Cain logo sentiu uma tremenda repulsa por seu agora "meio-irmão", Charles Xavier, e começou a atazanar a vida do garoto. Isso fazia com que Kurt repreendesse severamente o filho que, por sua vez, descontava sua frustração em Charles. Quando os poderes de Charles começaram a se desenvolver, ele inadvertidamente invadiu a mente de Cain. De alguma forma, Marko sentiu que Charles lia seus pensamentos, o que só fez aumentar o ódio pelo meio-irmão.

Depois de uma série de acontecimentos que culminaram na morte de seu pai e da mãe de Xavier, e cada vez mais ressentido pelas conquistas acadêmicas e atléticas de Charles, ele saiu de casa e se tornou um mercenário. Preso em um país de Terceiro Mundo, ele conheceu o mutante Black Tom Cassidy, com quem forjou uma grande amizade. Ambos se tornariam parceiros de crime anos depois.

Mais tarde, ele reencontrou Charles, quando os dois serviram aos Estados Unidos juntos na Ásia. Foi nessa época que ele encontrou acidentalmente o Rubi de Cyttorak, que daria à pessoa que tocasse nele poderes inimagináveis. Ao fazê-lo, Cain se transformou em uma criatura com poderes e resistência sobrenatural. Basicamente, Marko havia se tornado uma criatura impossível de ser detida. Pelo menos teoricamente, já que, graças ao seu intelecto nada desenvolvido, ele sempre foi derrotado pelos heróis com os quais se confrontava. Até do Homem-Aranha o coitado já levou umas sovas.

Eventualmente Fanático se aliou ao meio-irmão, quando as circunstâncias exigiram. Fanático também teve sua crise de consciência e da última vez que foi visto, era integrante de uma das equipes dos X-Men.

Em X-Men 3 o Fanático é um mutante cujos poderes foram descritos da seguinte maneira por nosso digníssimo editor Érico Borgo: (...) "uma vez em movimento [o Fanático] não pode ser parado. Mas se não conseguir se mover fica indefeso". Ah e esqueça também a tal história dele ser meio-irmão do Prof. X.

Sentinelas

Primeira aparição: X-Men 14 (1965)

Robôs criados pelo antropólogo Bolívar Trask com uma única diretriz: caçar e exterminar qualquer um que seja portador do gene X. Inicialmente robôs imensos, com o longo do tempo eles foram divididos em três categorias: os gigantes - e, na boa, os mais legais -, os microscópicos, que, obviamente, atacam os mutantes em nível molecular e um híbrido sentinela-mutante. Nesse último, uma espécie de vírus tecnológico altera a programação cerebral do mutante afetado, fazendo com que passe a agir como um sentinela.

Calisto

Nome verdadeiro: Desconhecido

Primeira aparição: X-Men 169 (primeira série)

Calisto foi a líder dos Morlocks, grupo que reúne os mutantes que tiveram sua visage bastante afetada devido às deformidades ocasionadas pela manifestação de seus poderes. Seu habitat eram os túneis abandonados no subsolo de Nova York. Calisto encontrou os túneis, assim como o mutante Caliban, que tinha a habilidade psiônica de localizar outros de sua espécie. Juntos, os dois formaram os Morlocks, que eram, uma grande comunidade de mutantes que funcionava mais ou menos como uma gangue de rua liderada por Calisto.

Os Morlocks e os X-Men se trombaram várias vezes, ora como inimigos, ora como aliados. A liderança do grupo foi até mesmo disputada por Calisto e Tempestade, com uma vitória da Deusa dos Ventos. Na posição de líder dos Morlocks, Tempestade faria Calisto sua segunda em comando. Depois do evento chamado "Massacre de Mutantes", no qual o grupo mercenário conhecido como Carrascos promoveu um expurgo nos túneis, Calisto, uma das poucas sobreviventes, se juntou aos X-Men por um breve período de tempo.

Mais tarde, depois de um longo período desaparecida, Calisto reapareceu. Graças aos poderes da Mutante Masque, que pode alterar matéria orgânica, Calisto teve seus braços substituídos por uma dúzia de tentáculos. Resgatada pelos X-Men de uma situação em que se encontrava aprisionada, ela seguiu com Charles Xavier e Magneto na tentativa de reconstruir a ilha de Genosha.

Em X-Men 3, Calisto herdou os poderes de Caliban, ou seja, a capacidade de sentir os poderes de outros mutantes. E também foi dotada de supervelocidade.

Sanguessuga

Nome: Desconhecido

Primeira aparição: X-Men 179 (primeira série)

Poderes: Capacidade de anular os poderes de qualquer ser superpoderoso, mutante ou não, dentro de um raio limitado de alcance.

Não se sabe muito sobre o passado de Sanguessuga. Presume-se que, devido à sua aparência - ele é um dos raros casos em que a mutação se manifesta desde a infância - ele tenha sido abandonado por seus pais. Encontrado por Caliban, foi levado aos túneis do Beco, habitat dos Morlocks. Lá, levou uma vida triste e solitária, até ser adotado pela mutante empática Annalee. Quando aconteceu o "Massacre de Mutantes", Annalee foi assassinada por um dos Carrascos. O Sanguessuga, no entanto, sobreviveu graças à ajuda dos heróis-mirins do Quarteto Futuro.

Ainda durante o Massacre, Sanguessuga foi confundido com Artie Maddicks, uma criança mantida sob proteção do X-Factor. Os dois garotos ficaram amigos logo de cara, e Sanguessuga chegou até a voltar com Artie para o QG do grupo. Os membros do X-Factor começaram o treinamento de Sanguessuga, visando um domínio maior de seus poderes. Depois dos eventos da saga "Inferno", tanto ele quanto Artie ingressaram no grupo de mutantes Geração X, que um tempo depois foi desfeito. Desde então, não há notícias do pequeno mutante.

Apesar de pouco conhecido, uma versão menos inumana - por assim dizer - do Sanguessuga foi aproveitada pelos produtores do desenho animado X-Men: evolution e fez uma ponta em um dos episódios. Em X-Men 3 ele possui um aspecto humano - bem diverso do original.

Arco-Voltaico

Nome: Desconhecido

Primeira aparição: X-Factor 10

Poderes: Superforça, a qual usa para projetar ondas de choque.

Pra falar a verdade, a Arco-Voltaico só está aqui porque aparece em X-Men 3, porque é uma vilã de 10ª categoria. Membro dos Carrascos, ela teve papel secundário durante o "Massacre de Mutantes" e raros confrontos com os X-Men. E só.

Omega Vermelho

Nome: Arkady

Primeira Aparição: X-Men 4 (segunda série)

Poderes: Superforça; fator de cura; habilidade de secretar ferômonios mortais no ar.

Quase o mesmo caso da Arco-Voltaico. O Omega Vermelho era um supersoldado soviético, uma versão russa do Capitão América. Depois do fim da Guerra Fria, ele foi mantido em animação suspensa até ser reanimado por Matsuo Tsurayaba, para que capturasse Wolverine. O encontro entre os dois revelou que haviam se encontrado antes, quando Logan, então um operativo da CIA, estava em uma missão de resgate ao lado de Dentes de Sabre e Maverick.

Omega Vermelho apareceu um par de vezes no gibi dos X-Men, fez pontas no desenho animado do grupo e em X-Men: evolution. E, claro, tem uma rápida aparição em X-Men 3.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.