Após a edição comemorativa número 600, que celebrou os 50 anos dos personagens, o Quarteto Fantástico ganhou uma infinidade de novas tramas. São as que o escritor Jonathan Hickman vai começar a explorar a partir de agora em duas séries mensais: Fantastic Four e FF.
Quarteto Fantastico
Leia com cuidado, spoilers à frente para quem acompanha pelas edições brasileiras.
Em entrevista ao Comic Book Resouces, Hickman falou mais sobre os planos para as séries. O primeiro deles é ampliar o foco para além do Quarteto em si, aproveitando as duas séries para passear pelos vários personagens que circundam a família-equipe: os filhos Franklin e Valeria, a Fundação Futuro, Doutor Destino, Galactus, os Inumanos, Ronan o Acusador e Crystal, a Suprema Inteligência Kree, etc.
As próximas edições de FF, por exemplo, vão voltar o foco para o Doutor Destino e as questões que ele enfrenta na Latvéria - entre elas, como salvar sua própria vida. Já Fantastic Four vai continuar "Forever", história iniciada na edição 600 e que envolve Galactus.
Dois personagens, em especial, merecem atenção daqui em diante. O primeiro é o Tocha Humana, retornado da "morte" - ele ficou alguns meses na Zona Negativa, onde passou por um experimento que alterou seu corpo, virou gladiador de arena e liderou uma rebelião que sobrepujou o Aniquilador. "As edições 601 e 602 vão mostrar o que aconteceu com Johnny depois de passar por aquilo. É uma coisa com a qual vamos lidar por vários e vários meses. Agora ele literalmente atravessou o portal em uma versão destilada do que sempre foi", explica Hickman.
O outro personagem é Franklin Richards, que recuperou seus poderes mutantes - e é efetivamente o mutante mais poderoso da Terra. Suas últimas brincadeiras: criar pequenos universos dentro do quarto, onde entra para brincar com o amigo Sanguessuga.
"Mesmo que eu venha escrevendo Fantastic Four como se fosse a série mais importante do mundo, nunca acreditei que tanta gente voltaria a comprar. Nunca imaginei que Johnny morrer seria algo tão grande como foi e nem que teria tanta divulgação, nunca achei que íamos fazer duas séries, entre outras coisas. Claro que eu queria que fosse importante, mas no cerne, é apenas parte de uma história maior e mais ampla que eu quero contar", explica Hickman.
As histórias do Quarteto vem sendo publicadas no Brasil na revista Universo Marvel, que acabou de dar início à saga "Três", que levará à "morte" do Tocha.