No quarto dia de Rio2C 2023, o diretor Fernando Meirelles participou de um painel com o produtor e amigo de longa data Niv Fichman. A dupla trabalhou junto em alguns títulos como Ensaio sobre a Cegueira e Sympathizer. Durante a conversa, o cineasta revelou que tem nove projetos diferentes em andamento e que, se pintar proposta, pega mais um.
“Estou em uma fase de ‘joga na mão que eu faço’”, brincou ele. “Por isso mesmo que aceitei a proposta dele [Niv, para dirigir Sympathizer] sentado numa mensa tomando uma Coca-Cola. Fazer o meu ofício bem feito já me deixa feliz, acho que é porque estou velho.”
Meirelles também contou que, antes da amizade, havia uma competição entre ele e Niv. “Eu tentei comprar os direitos de Ensaio Sobre a Cegueira, mas o [José] Saramago disse 'não'. O Niv também tentou e ouviu 'não' várias vezes, até que ele pegou um voo para Portugal e convenceu Saramango”, contou o diretor.
O amigo produtor respondeu: “O olho no olho é a chave. Uma conversa pelo Zoom não é a mesma coisa. Claro que na pandemia não tivemos escolhas. Eu não me importo de fazer vários voos para criar meus projetos”.
*O repórter viajou a convite do Rio2C
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.